A cor roxa simboliza a preparação, penitência ou conversão. Usa-se no Advento, na Quaresma, na Semana Santa (até Quinta-Feira Santa de manhã), e na celebração de Finados, como também nas exéquias. Simboliza a alegria cristã e o Cristo vivo.
O vermelho significa o martírio de Cristo e dos Santos Mártires, que entregaram suas vidas por causa de Cristo. A cor branca representa a paz, a pureza e a ressurreição de Cristo. O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma.
Por ser logo após o Carnaval, a famosa festa da carne, a quaresma ganhou fama pela baixa vibração e perigo para as energias. Uma época que pede mais atenção e recolhimento.
O círio pascal representa a luz de Cristo, pois o próprio Jesus disse: " Eu sou a luz do mundo! " No círio há duas letras gregas – o alfa e o ômega - , respectivamente a primeira e a última letra do alfabeto grego. O alfa representa o princípio e o ômega, o fim, uma vez que Jesus falou: " Eu sou o princípio e o fim.
É uma época de reflexão, arrependimento, oração e penitência, durante a qual os fiéis se dedicam a práticas espirituais e ações solidárias em preparação para a celebração da ressurreição de Jesus Cristo.
Tomar café sem açúcar. Acordar mais cedo para fazer oração. Fazer algum trabalho voluntário. Não reclamar das contrariedades do dia, mas agradecer e louvar a Deus.
Plante uma muda de comigo-ninguém-pode em um vaso de barro e coloque perto da entrada da sua casa. Em seguida, ao redor do vaso, coloque três pires e acenda uma vela branca em cada um, com cuidado para não se machucar, oferecendo aos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Ao lado de cada vela, coloque uma rosa branca.
Com o período pós-Carnaval, onde entende-se a Quaresma, muitos umbandistas acreditam que espíritos Zombeteiros e Kiumbas aproveitam da fragilidade das pessoas para atormentá-las e prejudicá-las.
O tempo que antecede a Páscoa é a Quaresma, que representa o caminho de nossa vida terrena, com suas sombras cotidianas, os riscos, os perigos, as adversidades, os esforços, os fracassos e os sacrifícios. É um tempo de conversão, arrependimento, luta contra o mal e esperança do bem maior.
A cor roxa simboliza a preparação, penitência ou conversão. Usa-se no Advento, na Quaresma, na Semana Santa (até Quinta-Feira Santa de manhã), e na celebração de Finados, como também nas exéquias.
As tendências de decoração de Páscoa 2024 estão mais vibrantes e diversificadas do que nunca. Cores pastel continuam sendo uma escolha popular. Contudo, também vemos uma crescente inclinação para tons mais ousados, como o amarelo vibrante e o verde esmeralda.
Verde é a cor da natureza, além disso, ela simboliza a estabilidade, a constância, sabedoria e longevidade. Dourado – prosperidade e virilidade; Azul Escuro – é a cor espiritual, muito usada para realizar meditação; Azul Claro – jovialidade, captação de energias, equilíbrio emocional, mental e justiça.
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio! Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos; e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai ao inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.
É quando começa a Quaresma, período de preparação para a Páscoa, principal celebração para os cristãos. E também quando é lançada a Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e como lema, “Vós sois todos irmãos e irmãs”.
Durante a Quaresma, comer peixe é uma prática comum em muitas tradições cristãs, especialmente entre os católicos, já que muitos optam por abster-se de carne vermelha, em sinal de sacrifício e reflexão espiritual.
É considerado o guardião da saúde e da cura física e espiritual e é o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes, viajantes, soldados e escoteiros. Por estar ligado ao dom da cura e transformação, sua cor é verde! Gabriel significa "Deus é a minha proteção" - e é conhecido como o Arcanjo da Redenção.
Acredita-se que cada momento pede uma cor diferente, sendo a vela azul fundamental na harmonia, equilíbrio e estabilidade da casa. Independente do significado das velas, elas podem fazer parte dos momentos de relaxamento da sua vida, seja num banho de banheira ou num momento de reflexão ao fim do dia.
Qual dia para acender vela para São Miguel Arcanjo?
Quaresma de São Miguel Arcanjo. A Quaresma de São Miguel Arcanjo deve ser rezada, diariamente, entre os dias 15 de agosto e 29 de setembro, dia da Festa de São Miguel.
uma vela no período quaresmal. O período quaresmal é um momento de silêncio, é um momento de silêncio sim, é um momento de. reflexão sim, mas pra nós umbandista. a vela branca amarela, pode ser ascendido sim, mas não dentro de casa.
Durante a Quaresma, período de reflexão e penitência que antecede a Páscoa, e também na Sexta-feira Santa, a Igreja Católica recomenda aos fiéis que evitem o consumo de carne vermelha.
De acordo com o profissional, existe uma “ansiedade natural que faz parte do nosso dia a dia, que faz com que a gente levante e toque o nosso dia e se proteja das adversidades da vida”, como parar e olhar antes de atravessar uma rua movimentada.