No 4º domingo da quaresma, denominado domingo da alegria, a liturgia usa a cor rosa para nos recordar que o tempo de preparação para a Páscoa está chegando ao fim e a grande festa está próxima.
Lætare (lat. laetare "Alegra-te!"), também chamado de "Domingo Laetare" ou "Domingo da Alegria", é o quarto domingo da quaresma. O rosa representa uma quebra na austeridade do Advento ou da Quaresma, simbolizando uma alegria contida.
A liturgia do 4.º Domingo da Quaresma coloca-nos diante do projeto salvador de Deus para o mundo e para os homens: é uma iniciativa de Deus que, independentemente dos nossos méritos, nos oferece a Vida eterna. Cada um de nós tem de decidir como acolhe essa oferta e que resposta lhe dá.
O Quarto Domingo da Quaresma – Laetare – Domingo da Alegria, antecipa os deleites da celebração que a Quaresma nos convida a preparar: A festa da Páscoa do Senhor!
É quando começa a Quaresma, período de preparação para a Páscoa, principal celebração para os cristãos. E também quando é lançada a Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e como lema, “Vós sois todos irmãos e irmãs”.
No 1º Domingo da Quaresma: As tentações de Jesus no deserto; 2º Domingo: a transfiguração do Senhor. Jesus é o modelo da vida de penitência dos cristãos. O Jesus que jejua, o Jesus que se dedica à oração, deve ser visto à luz do Cristo transfigurado.
O Domingo Laetare tem a particularidade de ser assim chamado pois está ancorado, primeiramente, no próprio espírito cristão, que não é um espírito de murmuração e tristeza, mas de alegria. A palavra Laetare é oriunda da Antífona de Entrada da Missa, e significa “Alegra-te! “
É uma espera parecida com o Advento, em que a os Cristãos esperam pelo nascimento de Jesus, na quaresma esperam pela ressurreição, o segundo nascimento. Glória e Aleluia são palavras de louvação e que não devem ser expressas neste tempo.
O vermelho é utilizado no Domingo de Ramos, na Sexta-Feira Santa, nas celebrações da Paixão de Cristo, no Pentecostes e nas festas dos Apóstolos, de santos e de mártires.
Usa-se a cor roxa, símbolo da dor e da penitência, no Tempo do Advento e da Quaresma, podendo também usar-se nas Missas de defuntos em vez do negro (cf. IGMR 346 d). A cor preta, símbolo do luto na cultura europeia (mas não nas culturas orientais e africanas), pode usar-se, onde for costume, nas Missas de defuntos (cf.
No 4º domingo da quaresma, denominado domingo da alegria, a liturgia usa a cor rosa para nos recordar que o tempo de preparação para a Páscoa está chegando ao fim e a grande festa está próxima.
Porque cobrir as imagens no quinto domingo da Quaresma?
Também conhecido como “Velatio“, este costume de cobrir as imagens das Igrejas com tecido roxo durante a Quaresma, é para que os fiéis não “se distraiam” com os Santos e que a sua devoção deve estar fundamentada no Mistério Pascal de Cristo, ou seja, na Sua paixão, morte e ressurreição.
Quando termina a Quaresma em 2024? Iniciada na Quarta-feira de Cinzas, no dia 14 de fevereiro, os 40 dias da Quaresma terminam no domingo de ramos, dia 24 de março. Porém, o fim da quaresma é na Quinta-feira Santa, no dia 28 de março.
Por que 40 dias? O número remete a numerosos episódios bíblicos: os 40 dias do dilúvio, os 40 anos em que o povo judeu vagou pelo deserto, os 40 dias que Moisés passou com Deus no Sinai, e Elias na montanha, os 40 dias de Jesus no deserto antes de começar sua a vida pública etc..
O tempo que antecede a Páscoa é a Quaresma, que representa o caminho de nossa vida terrena, com suas sombras cotidianas, os riscos, os perigos, as adversidades, os esforços, os fracassos e os sacrifícios. É um tempo de conversão, arrependimento, luta contra o mal e esperança do bem maior.
Tomar café sem açúcar. Acordar mais cedo para fazer oração. Fazer algum trabalho voluntário. Não reclamar das contrariedades do dia, mas agradecer e louvar a Deus.
O quarto domingo da quaresma é também conhecido como “Domingo Laetare”. A liturgia deste domingo sugere trocar a cor roxa pela cor rosa, mais alegre, como no terceiro domingo do Advento, denominado “Domingo Gaudete”.
Nas sextas-feiras da Quaresma eram realizadas procissões na madrugada onde os penitentes se supliciavam, fazendo seus gemidos ecoarem pelas noites escuras das velhas cidades mineiras. Havia batida de bastões na calçada, correntes arrastadas e gemidos.
Já para as religiões de matriz africana, o ano de 2024 será regido pelos orixás Exu e Obaluaê (ou Omulu). Enquanto Exu é o orixá da comunicação e da linguagem, atuando como mensageiro entre os seres humanos e as divindades, Obaluaê é o orixá da doença e da cura. “Exu vai abrir os caminhos e ficar à frente.
Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus (1º de Janeiro): Esta festa celebra Maria como Mãe de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Epifania do Senhor (07/01/2024): Celebra a manifestação de Jesus como Messias ao três reis magos, simbolizando a revelação de Deus a toda a humanidade.
No dia 07 de junho, a Escola Social Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO - Rede de Educação, celebrou com grande alegria a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus!