O açaí é um fruto brasileiro cultivado predominantemente na região amazônica. Com cor escura, que vai do roxo ao preto, o fruto arredondado nasce em cachos e, na maioria das vezes, em locais com solos mais úmidos ou alagados.
Pela cor, dá para identificar se a polpa do açaí é autêntica ou fake. Se estiver misturada com outros ingredientes calóricos, a tonalidade fica distante do marrom ou roxo. “Açaí é saudável quando se trata da polpa da fruta batida com água. Por si só já é uma fruta calórica, pois tem muita gordura, assim como o abacate.
A fruta apresenta algumas variações, sendo a roxa a mais famosa, comercializada e consumida por todos. No total são 6 tipos diferentes de açaí encontrados na natureza, mais especificamente, no Norte do Brasil. São elas: o açaí roxo/preto, branco, açu, chumbinho, espada e o sangue de boi.
O açaí é uma palmeira nativa da região norte do país. Ela contém antocianinas que dão a cor vermelha e arroxeada dos seus frutos e flores. Estes pigmentos tem a propriedade de mudar sua coloração conforme o meio estar mais ácido ou básico, o que o torna um indicador interessante para ser usado nas aulas de ciências.
SBT PARÁ (29.01.18) Pesquisa vai ajudar a identificar açaí adulterado
Qual a cor do açaí verdadeiro?
O açaí é um fruto brasileiro cultivado predominantemente na região amazônica. Com cor escura, que vai do roxo ao preto, o fruto arredondado nasce em cachos e, na maioria das vezes, em locais com solos mais úmidos ou alagados.
Para ter mais segurança e não deixar de usufruir dos inúmeros benefícios desse rico alimento, compre açaí em locais de confiança. E prefira marcas com selo da vigilância sanitária, um sinal de que foi pasteurizado – isto é, passou pelo tal branqueamento.
Como a cor do açaí vem da antocianina, responsável pela ação antioxidante, quanto mais escura for a polpa do açaí mais indícios de que se trata de um açaí saudável.
O açaí tradicional é, geralmente, produzido misturando a polpa da fruta com xarope de guaraná, que contém açúcares naturais e adicionados. Essa combinação resulta em um sabor adocicado, popular em sorvetes, smoothies e outras sobremesas.
De longe, só com o olhar, Nazareno sabe se um açaí é de qualidade ou não. “Um bom açaí tem que estar 'tuíra', que é maduro. Este tem uma cor mais acinzentada, opaca”. Sobre a variação de preços entre safra e entressafra, o empresário diz ser grande.
São duas as variedades de açaí: o roxo e o branco. O roxo, mais comum, tem a polpa cor de vinho tinto, o que justifica o nome do líquido dele extraído - “vinho de açaí”, e do açaí branco, menos comum, extraí-se um suco de cor creme-claro.
O açaí comum possui uma cor roxa mais intensa e um sabor característico. Já o açaí branco possui uma coloração mais clara, pois não possui antocianina, que é a responsável pelo pigmento roxo do fruto. O açaí branco, apesar de ser chamado assim, possui uma coloração esverdeada como o pistache.
Açaí Açu. É originário da parte peruana da Amazônia e tem seu sabor mais forte que o açaí roxo. Sua polpa é 70% superior ao açaí comum e sua colheita e refrigeração tem seu cuidado maior ainda.
– Para descobrir se há substâncias que adulteram o açaí, como amido de milho ou trigo, é só colocar um pouco de açaí no fogo baixo e mexer até ferver. Se a consistência ficar parecida com um mingau, está adulterado.
Conservar por 30 dias no congelador ou 2 dias na geladeira. Descongelar na geladeira, por cerca de 12 horas, ou fora, por 2 horas. Após descongelar, mexer com uma colher para ter a consistência e sabor originais do açaí.
O mais saudável é o açaí puro. Se você fizer questão de comprar açaí adoçado, é mais indicado procurar aqueles que têm adoçantes naturais, como stevia e xilitol.
O açaí é um superalimento que tem um sabor entre frutas vermelhas, chocolate amargo e vinho tinto com uma tonalidade roxa deslumbrante - é aí que você pode encontrar o sabor exótico distinto do açaí.
Quando consumido sozinho e com moderação, o açaí não causa ganho de peso e possui apenas cerca de 58 kcal/100g. Por isso, quem quer emagrecer pode consumir a polpa do açaí, mas deve escolher a opção pura, com moderação e sem acompanhamentos calóricos como açúcar, xarope de guaraná e guloseimas.
O segredo está no pigmento que dá coloração ao fruto, isso mesmo, aquela bela cor roxa carrega substâncias que consagram o açaí como sendo um alimento antioxidante, são as chamadas antocianinas.
O açaí precisa ter aspecto de vinho escuro, caso esteja em um tom de roxo mais claro, pode ter sido misturado com outra substância, além disso a forma de conservar a polpa de açaí também é muito importante para a qualidade do produto.
A famosa fruta amazônica possui uma variedade rara de coloração clara: o açaí branco – também chamado de açaí tinga. Com o mesmo sabor do 'irmão' roxo, ele possui consumidores fiéis que chegam a pagar até o dobro pelo produto. A demanda pela polpa é tão significativa que já existem plantios racionais da fruta.
Alguns estudos realizados recentemente apontam presenças de Salmonella, Escherichia coli, coliformes fecais, bolores, leveduras e pelos de roedores em polpas de açaí congeladas que eram comercializadas em grandes centros. As doenças transmitidas por alimentos (DTAs) representam um grande risco para população.
As pesquisas e os dados epidemiológicos demonstram que o produto processado termicamente, seja pasteurizado ou esterilizado acima de no mínimo 80°C por 10 s, torna-se seguro, enquanto o produto in natura ou apenas resfriado ou congelado poderá não ser.
Para a sanitização dos frutos de açaí, deve-se preparar uma água clorada de 150 ppm e deixar os frutos nesta água clorada por 15 minutos e depois enxaguar com água potável. A água sanitária comercial pode ser uma alternativa para a sanitização somente de pisos e paredes.