Porém, alguns conceitos negativos também estão diretamente ligados à cor, como: alerta, falsidade, covardia, traição, cobiça, inveja, engano e perigo. Geralmente a cor é utilizada em contextos de positividade.
Azul – Expressa a introspecção, a razão e a intuição. Amarelo – Corresponde à iniciativa e tomada de decisões. Laranja – Demonstra vontade de agir. Verde – Adaptação ao ambiente.
Tende a ser associada à elegância e força. Assim como o violeta, essa cor transmite a sensação de mistério, além de ser relacionada ao medo, curiosidade e, algumas vezes, memória emocional.
O cinza é a cor da tristeza – foi o que concluiu um estudo britânico a respeito da relação entre as cores e as emoções. Ao apontar a cor que melhor refletia o que sentiam, pacientes depressivos escolheram, na sua maioria, tons de cinza.
Marrom: Ela representa disciplina, constância e sobriedade. Significa maturidade, consciência e responsabilidade. Transmite sensatez, conforto, organização, estabilidade, confiança e simplicidade, já que remete à cor da Terra.
Azul: confiança, força, credibilidade e profissionalismo. A cor mais utilizada em projeto de UI e UX, está carregada de um senso de inovação e segurança. Roxo: imaginação, sabedoria, realeza e misticismo. O roxo é empolgante, ao mesmo tempo em que acalma a mente e os nervos, encoraja a criação e inspira.
Segundo especialistas, cada intensidade da dor pode ser representada pelas cores roxo, amarelo e verde, conforme explicam no vídeo preparado pela Medecell do Brasil.
Amarelo é psicologicamente a cor mais feliz do espectro, associada com calor, optimismo e alegria. Amarelo visualmente aparece à frente da pessoa, tornando-se a cor mais visível. É como tal a cor favorita para sinais e pacotes de produtos.
A Psicologia das Cores determina o amarelo como uma cor contraditória. Segundo as preferências pessoais, pode representar diversão, inovação, otimismo e alegria, porém, em conotações culturais, também é associada à mentira, arrogância e covardia.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) compreende que o branco é uma cor ideal para simbolizar a Saúde Mental, um tema que deve ter destaque durante todo o ano, afinal, se ela é a junção de todas as cores de luz do espectro de luz visível, abraça todas as outras cores.
O azul é um tom frio frequentemente associado à segurança, confiança, limpeza, espiritualidade e harmonia. A cor transmite seriedade e, por isso, é bastante utilizada em ambientes corporativos, reforçando características como o poder e a segurança.
O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas. A cor que se dispersa e é mais bem refletida é a azul.
Laranja: estimula a autoestima, a coragem e a boa vontade, além de vitalidade e ação no trabalho. Amarelo: é a cor da alegria, das boas idéias, da criatividade e da leveza. Verde: estimula a cura, o bom senso, a prosperidade financeira e o equilíbrio. Azul: atrai paz e espiritualidade.
Apricot crush é a cor do ano 2024. Ela é um tom de coral que mistura laranja suave e rosa pálido. Quente e animada, a cor transmite a sensação de renovação, frescor e energia. Ela é uma cor inspirada na natureza — nos tons suaves do pôr do sol e nas flores da primavera.