O Azul e o verde, de acordo com o círculo cromático, são escolhidas porque são opostas ao vermelho. Como os médicos, enfermeiros e a equipe técnica passam muito tempo olhando para sangue e órgãos, isso tira a sensibilidade da visão para as nuances róseas do interior do corpo.
Branco: O branco é uma escolha tradicional para médicos e enfermeiros, representando pureza, limpeza e profissionalismo. Verde: O verde é comumente usado em scrubs e representa calma e tranquilidade.
Azul - Uso exclusivo para Enfermagem; Bege - Uso exclusivo para Equipe Multidisciplinar; Verde - Uso exclusivo para Médicos no Centro Cirúrgico e UTI viValle; Cinza - Uso exclusivo para demais pessoas no Centro Cirúrgico.
O jaleco branco é considerado o uniforme dos profissionais da enfermagem e cuidadores, uma vez que é visto pelos colegas como um símbolo de respeito e está diretamente ligado à ideia de higiene e limpeza no ambiente clínico e hospitalar.
A cruz já é culturalmente associada aos cuidados da saúde e o verde foi escolhido por ser a cor da esmeralda, pedra que representa a Enfermagem. Mas, o verde também é considerado a cor da Enfermagem, tendo em vista que a tonalidade é associada à paz, à tranquilidade, à cura e à saúde.
CORES DAS ROUPAS NO BLOCO CIRÚRGICO- Azul ou Verde- Qual o motivo?
Qual é a cor da roupa de enfermeiro?
Em nossos dias, o branco continua sendo exigido para o uso da equipe de enfermagem e médicos na maioria dos hospitais e clínicas, exceto pela Unidade Tratamento Intensivo (UTI) e Centro Cirúrgico (CC), devido a uma teoria igualmente fundamentada.
O vestuário, são as roupas privativas, tais como, jalecos, uniformes e aventais. Devem ser confeccionado de material impermeável para garantir barreira de material biológico, e as- sim, ser considerado equipamento de proteção individual (EPI).
Os Scrubs são roupas sanitárias usadas por enfermeiros, médicos, cirurgiões ou outros profissionais envolvidos no atendimento direto a pacientes em hospitais e clínicas. Quem faz uso dos scrubs não fica isento da obrigatoriedade de usar jalecos durante o exercício do trabalho.
Possivelmente o uso do branco tornou-se mais habitual a partir da introdução de medidas de assepsia para prevenir as mortes no ambiente hospitalar. Até os primeiros anos do século XIX as causas das doenças eram pouco conhecidas. Os estudos sobre parasitas e bactérias eram incipientes e alvo de controvérsias.
O Azul e o verde, de acordo com o círculo cromático, são escolhidas porque são opostas ao vermelho. Como os médicos, enfermeiros e a equipe técnica passam muito tempo olhando para sangue e órgãos, isso tira a sensibilidade da visão para as nuances róseas do interior do corpo.
Verde. O verde é uma cor que remete à natureza, portanto, é uma cor muito usada por cursos da área da saúde em geral, como Medicina, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física e Medicina Veterinária.
Para começar, deve-se ter em mente que as cores frias (Verde, azul, roxo, lilás), são cores calmas, que passam a sensação de profissionalismo e seriedade, enquanto as cores quentes (amarelo, laranja, vermelho, rosa) são cores alegres, que transmite principalmente energia.
Verde: Cor da cura e do equilíbrio, o verde é empregado para promover a saúde e a harmonia. Azul: Tranquilidade e paz são atributos do azul, sendo utilizado para reduzir o estresse e induzir o relaxamento.
Cada cor tem um significado, que identifica o grau de risco e determina um tempo máximo para o atendimento ao paciente: vermelho indica que o paciente necessita de atendimento imediato, portanto, é emergência; amarelo é urgente, o paciente necessita de atendimento priorizado mas pode esperar; verde indica pouco urgente ...
O verde é a cor que representa a vida, a saúde, a natureza, a consciência ambiental. Isso acontece devido a toda a natureza e vida vegetal possuírem a tonalidade verde.
Em algumas situações, é recomendado o uso de vestimentas descartáveis sobre o pijama hospitalar para garantir uma proteção adicional contra a contaminação cruzada e a disseminação de doenças infectocontagiosas.
A prática também não é recomendada pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren). “É muito importante que o profissional não circule com jalecos ou roupas cirúrgicas em locais que não seja no ambiente hospitalar. Transitar na rua, nem pensar(...).
Uma opção popular de jaleco masculino para enfermeiro é o modelo branco, que é clássico e elegante. No entanto, há uma variedade de cores disponíveis, desde tons neutros até opções mais vibrantes, que podem ser uma forma de diferenciar os profissionais de diferentes áreas.
Não é, sempre, obrigatório, o jaleco ser branco. Tanto que alguns profissionais usam jalecos estampados ou coloridos. Algumas instituições têm regras bem definidas quanto à cor das roupas. O branco é usado principalmente nas funções e ambientes que a higiene é mais importante.
O símbolo da enfermagem é a conhecida "lâmpada de Ícaro" ou "lâmpada de Florence Nightingale". Florence Nightingale foi uma enfermeira britânica pioneira na enfermagem moderna e é considerada a fundadora da enfermagem profissional. O símbolo da lâmpada representa a luz que ela trouxe à profissão e à assistência médica.
Como enfermeira, ela responde, poeticamente, retratando a enfermagem, associada à metáfora dos girassóis; estes, pela visão poética, podem iluminar os caminhos do cuidar e de quem realiza o cuidado.
Curioso notar que, a característica da cobra de trocar sua pele durante a vida simboliza a renovação e ressureição. No símbolo da enfermagem, por sua vez, a cobra também está presente.