Tem mais depois da publicidade ;) As cores escuras são as que têm maior capacidade de absorção, portanto, quanto mais próxima a roupa estiver da cor preta, mais calor você sentirá.
O branco absorve somente 20% de calor, enquanto que o preto absorve 98% de calor. E as outras cores são bem variáveis, por isso se quiser considerar esta característica também na hora de escolher a cor, é importante optar por tons mais claros.
As cores que mais absorvem calor são as de tonalidade escura, como o preto, que absorve 98% do calor solar que chega à superfície, cinza-escuro (90%), verde-escuro (79%), azul-escuro (77%), amarelo-escuro (70%), marrom e vermelho-escuro (70%).
Quando a luz é absorvida pela roupa preta, ela vira calor. Imagine uma esponja absorvendo água - a roupa preta absorve luz e esquenta. Já as roupas claras, como as peças brancas, fazem o contrário.
Escolha cores frias para amenizar o calor nos cômodos
Cores como vermelho, amarelo e laranja, são classificadas como quentes. Ou seja, retém calor e “sobem os termômetros internos”. Já as cores branco, cinza-claro, azul, verde e tons como verde-água e azul-esverdeado, são frias.
A energia radiante que não é refletida é absorvida e se transforma em calor. Na prática, significa que peças de roupa de cores com baixa refletividade (preto, por exemplo) esquentam mais facilmente, enquanto as mais refletivas ficam mais frescas.
Na luz visível, as ondas mais curtas estão no lado azul do espectro, e as médias, no verde. Já as mais compridas estão no lado vermelho. Isso significa que a luz azul carrega maior energia, sendo observada em corpos que emitem mais calor.
A cor azul compõe o tripé básico das cores frias, junto com o violeta e o verde. Esse conjunto de cores tem por característica passar a sensação de frio e calmaria. Somado a isso, essa coloração possui uma ótima capacidade de reflexão, o que significa um ambiente mais fresco.
Os resultados confirmaram: branco e amarelo se mostraram as cores mais frescas, com temperaturas ao redor de 30 graus Celsius, enquanto preto e verde escuro se destacaram como as mais quentes, ultrapassando os 45 graus Celsius.
Porém, o estudo revelou que a camisa verde-escura foi quem ganhou o trono de “maior absorvente de calor”. A razão disso é a presença de luz infravermelha, que é invisível ao olho humano, mas representa uma parte notável da energia radiante do Sol.
Porém, o estudo revelou que a camisa verde-escura foi quem ganhou o trono de “maior absorvente de calor”. A razão disso é a presença de luz infravermelha, que é invisível ao olho humano, mas representa uma parte notável da energia radiante do Sol.
Em seu trabalho ela demonstra que as cores que mais absorvem calor em suas superfícies - paredes ou telhados - são o preto (98%), cinza-escuro (90%), verde-escuro (79%), azul-escuro (77%), amarelo-escuro (70%), marrom e vermelho-escuro (70%).
Grupo de pesquisadores expôs ao sol camisas polo, com nove cores diferentes, e usou uma câmera termográfica para medir absorção de calor. Uma pesquisa realizada no Japão descobriu que as roupas verde-escuras, e não pretas, absorvem mais calor nos dias quentes.
“A cor branca, por exemplo, reflete 80%. Já o preto reflete apenas 2%, absorvendo praticamente todo calor que é emitido sobre as superfícies”, explica Kelen.
"Um objeto é branco porque reflete toda a luz que o atinge. O preto, em contraste, absorve tudo e não emite nada. No meio há toda uma gama de cores." Quanto mais escura é a roupa, conclui, mais calor absorverá e refletirá menos.
A ponta azulada do espectro, portanto, é a mais quente. Apesar disso, é impossível desfazer a associação cultural pré-existente entre cores e temperaturas: o sangue, o fogo e o Sol são quentes, enquanto a água, o gelo e o céu noturno remetem ao frio.
Absorção e reflexão da radiação solar são aspectos importantes para a escolha das cores por arquitetos e construtores. Você sabia que tintas brancas absorvem apenas 20% do calor enquanto as pretas chegam a 90%?
São consideradas cores frias: violeta, azul e verde. São consideradas cores quentes: amarelo, laranja e vermelho. Círculo cromático dividido em cores frias e quentes.
Além de azul, roxo e verde, outras variações como azul marinho, turquesa, ciano, violeta, magenta, lavanda e lilás também são consideradas cores frias. Mas, a tonalidade influencia a classificação: um rosa com fundo azulado é frio, enquanto um rosa com fundo avermelhado é quente.
Ainda no que diz respeito ao círculo cromático, as cores quentes e as cores frias têm um papel fundamental na composição da paleta de cores. As cores quentes são: vermelho, amarelo e laranja.