Qual a data final dos honorários advocatícios?

O termo final da base de cálculo dos honorários advocatícios é a data da primeira decisão concessiva do benefício. Precedentes do STJ. 2. No caso concreto o benefício foi concedido somente em grau de apelação e a verba honorária deve ser estendida até a data do acórdão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando se deve pagar os honorários advocatícios?

O pagamento de honorários a um advogado é realizado conforme as condições estabelecidas entre o profissional e o cliente, seja por meio de um contrato, decisão judicial ou acordo extrajudicial. Em geral, pode ser à vista, parcelado ou condicionado ao êxito da causa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em advbox.com.br

Qual o prazo para cobrança de honorários advocatícios?

25. Prescreve em cinco anos a ação de cobrança de honorários de advogado, contado o prazo: I - do vencimento do contrato, se houver; II - do trânsito em julgado da decisão que os fixar; III - da ultimação do serviço extrajudicial; IV - da desistência ou transação; V - da renúncia ou revogação do mandato." "Art. 205.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ww2.stj.jus.br

O que diz a súmula 111 do STJ?

Súmula n. 111-STJ. Nas ações previdenciárias, os honorários advocatícios devem incidir sobre as prestações vencidas, entendidas estas como as ocorridas até a prolação da decisão exeqüenda.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que diz a súmula 14 do STJ?

Fazer incidir a correção monetária a partir da sentença, sobre o valor da causa, sem corrigi-lo até a data da sentença, significa adotar um valor que, porque diluído e defasado, não é, na verdade, o exato valor da causa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ww2.stj.jus.br

Honorários Advocatícios: Em que momento devo pagar? No início ou ao término do processo? Entenda

O que diz a súmula 362 do STJ?

Súmula 362 do STJ: "A correção monetária do valor da indenização do dano moral incide desde a data do arbitramento."
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que diz a súmula 254 do STF?

Incluem-se os juros moratórios na liquidação, embora omisso o pedido inicial ou a condenação. Expressamente declinados no decisum recorrido os fundamentos norteadores do convencimento firmado pela Corte de origem no sentido de que devidos os juros de mora, ainda que não mencionados expressamente na condenação, (...).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

O que diz o tema 1050 STJ?

Tema 1050. O eventual pagamento de benefício previdenciário na via administrativa, seja ele total ou parcial, após a citação válida, não tem o condão de alterar a base de cálculo para os honorários advocatícios fixados na ação de conhecimento, que será composta pela totalidade dos valores devidos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em processo.stj.jus.br

O que diz o artigo 85 do CPC?

“Art. 85. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Como se cobra honorários advocatícios na área previdenciária?

O mais comum é cobrar 30% dos atrasados e de 3 a 5 primeiras parcelas do benefício. Mas, sempre vale a pena conferir o que diz a Tabela de Honorários da OAB do seu Estado e aqueles outros fatores de precificação!
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em calculojuridico.com.br

Qual o limite de cobrança de honorários advocatícios?

De acordo com o artigo 38 do Código de Ética, o valor dos honorários advocatícios, somados os contratuais e os sucumbenciais, não pode ser superior ao que a parte irá receber em razão do processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o prazo para executar um contrato de honorários?

Nos termos do artigo 25, incisos I e V, da Lei 8.906/94, o prazo prescricional para o ajuizamento de demanda em que se pretende realizar o recebimento dos honorários advocatícios contratuais é de 05 (cinco) anos, cujo termo a quo se inicia a partir do vencimento do contrato, se houver.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Como funciona a cobrança de honorários?

Em resumo, o cliente pagará o valor ou percentual que ele acertar com o profissional, no momento em que também já foi previamente acordado e a isso chamamos de honorários contratuais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como funciona o pagamento de honorários a um advogado?

Segundo o parágrafo 2º do art. 85, Novo CPC, os honorários advocatícios sucumbenciais devem ser fixados entre 10% e 20% do valor da condenação final ou do proveito econômico obtido. Todavia, caso seja impossível a mensuração, os honorários serão estabelecido sobre o valor atualizado da causa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Quanto tempo o advogado tem para repassar o dinheiro?

Especificamente sobre o prazo para advogado repassar dinheiro ao cliente, não há uma lei específica, mas, por respeito ao seu cliente, um prazo que eu particularmente considero justo é de até 48 horas úteis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em rodrigopadilha.com.br

Quando devo pagar o advogado?

Qual o prazo de prescrição dos honorários advocatícios? De acordo com o Código Civil, o prazo é de cinco anos, contado a partir da conclusão do serviço ou cessação do contrato. Aplicam-se a este prazo prescricional todas as regras de suspensão e interrupção previstas entre os art. 197 e 204 do Código Civil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

O que diz o artigo 274 do Código de Processo Civil?

O atual parágrafo único do art 274 prevê que as intimações enviadas ao endereço da parte constante do processo seja considerada válida, pois é dever da parte informar eventual mudança de endereço durante a tramitação processual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

O que diz o artigo 784 do Código de Processo Civil?

Quando se fala em “títulos extrajudiciais CPC”, estamos nos referindo a uma categoria especial de documentos reconhecida pelo Código de Processo Civil brasileiro. Esses títulos, conforme delineados no artigo 784 do CPC, têm o poder de iniciar um processo de execução sem a necessidade de uma decisão judicial anterior.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em advbox.com.br

O que diz o artigo 513 do CPC?

513. O cumprimento da sentença será feito segundo as regras deste Título, observando-se, no que couber e conforme a natureza da obrigação, o disposto no Livro II da Parte Especial deste Código.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o tema 862 do STJ?

Tema 862. O termo inicial do auxílio-acidente deve recair no dia seguinte ao da cessação do auxílio-doença que lhe deu origem, conforme determina o art. 86, § 2º, da Lei n. 8.213/1991.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ww2.stj.jus.br

O que diz o tema 677 do STJ?

NOVA REDAÇÃO DO ENUNCIADO DO TEMA 677/STJ. 1. Cuida-se, na origem, de ação de indenização, em fase de cumprimento de sentença, no bojo do qual houve a penhora online de ativos financeiros pertencentes ao devedor, posteriormente transferidos a conta bancária vinculada ao juízo da execução. 2.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scon.stj.jus.br

O que diz o tema 1018 do STJ?

Tema 1018. O segurado tem direito de opção pelo benefício mais vantajoso concedido administrativamente, no curso de ação judicial em que se reconheceu benefício menos vantajoso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que é o tema 905 do STJ?

Tema 905/STJ – tese firmada:“1. Correção monetária: o art. 1º-F da Lei 9.494/97 (com redação dada pela Lei 11.960/2009), para fins de correção monetária, não é aplicável nas condenações judiciais impostas à Fazenda Pública, independentemente de sua natureza.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Qual o sentido prático da súmula 727 do STF?

Súmula 727-STF: Não pode o magistrado deixar de encaminhar ao Supremo Tribunal Federal o agravo de instrumento interposto da decisão que não admite recurso extraordinário, ainda que referente a causa instaurada no âmbito dos juizados especiais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em buscadordizerodireito.com.br