Mesmo sem a polpa dentária a estrutura do dente pode desenvolver cárie e fraturar o dente ou contaminar o canal necessitando de um retratamento endodôntico. Em alguns casos o tratamento de canal pode sofrer contaminação sem ter alterações clínicas visíveis.
Um tratamento de canal mal feito leva o paciente a ter que disponibilizar tempo e paciência para ir ao dentista várias outras vezes para corrigir o erro anterior. Os casos de retratamento são geralmente mais complexos e necessitam de 2 ou mais sessões, gerando um desgaste emocional para o paciente.
O inchaço ao redor do dente ocorre em razão da existência de uma infecção e ele pode afetar não só o dente, mas também a pálpebra. Em casos mais sérios o paciente pode ter bolsas de pus e abscessos, e isso é sinal de infecção.
Olá. Se o dente precisa ser submetido a um tratamento de canal, faça o quanto antes, para que você não corra o risco de perdê-lo. O dente só deverá ser extraído, quando não houver mais possibilidade de salvá-lo =D.
As consequências de não tratar um canal quando indicado são desde dor recorrente no dente até a evolução para abscessos, edema, cistos intra-ósseos, reabsorção óssea, e comprometimento de outros órgãos do corpo. É muito grave algumas infecções que podem ocorrer em outras partes do corpo.
RISCOS DE NÃO FAZER UM CANAL NO DENTE OU FAZER CANAL MAL FEITO - DR. FERNANDO CARNEIRO
É possível perder o dente fazendo canal?
Tratamento de canal não enfraquece o dente: entenda por que isso é um mito. Muitas pessoas acreditam que o tratamento de canal enfraquece os dentes. No entanto, isso é um mito.
Quanto tempo dura um dente com tratamento de canal?
Os dentes com canais tratados podem durar a vida toda, quando bem realizado por um profissional especializado. Entretanto, é importante ter consciência de que este dente ainda pode ser acometido por cárie, e para evitar problemas é preciso manter uma boa higiene bucal e realizar consultas regulares ao dentista.
Em média, o custo de um tratamento de canal pode variar entre R$ 250 a R$ 1.000. Entretanto, vale lembrar que, em alguns casos, pode ser necessário realizar outros procedimentos dentários, como restaurações ou coroas, para completar o tratamento, o que pode aumentar o custo total.
O que acontece se arrancar o dente que precisa de canal?
Com a técnica correta não terá problemas. Cada caso é um caso. Algumas vezes pode dificultar por o dente fica mais frágil e pode ir quebrando durante a cirurgia.
Após o tratamento dentário, é necessário ficar de repouso, pelo menos, na primeira semana. Dessa forma, é preciso evitar a realização de atividades físicas ou de qualquer outro exercício que force os músculos, já que pode acontecer algum imprevisto que pode afetar sua recuperação.
4- Fazer um tratamento de canal é seguro? O tratamento de canal é um procedimento seguro e tem hoje, com o emprego de recursos tecnológicos e a luz do conhecimento gerado pelas pesquisas, altas taxas de sucesso – em porcentagens acima de 90% – e sem desconforto para o paciente, na maior parte dos casos.
É muito importante realizar o tratamento de canal sempre que necessário. Lembre-se que a dor tende a aumentar cada vez mais com o avanço da infecção, causar edema facial ou mesmo provocar problemas mais graves com a entrada da infecção na corrente sanguínea. E se você tem medo de sentir muita dor ou desconforto.
Gosto ruim pode ser da exposição do material obturador dos canais. Algumas medicações intracanais não muito usuais hoje podem justificar este gosto ruim. Tem que se avaliar o comprometimento da obturação dos canais com esta possível exposição onde pode ocorrer recontaminação.
Cirurgia de implante é mais invasiva que um tratamento de canal. Apesar de apresentar poucos riscos, a cirurgia de implante é mais invasiva que um tratamento de canal (se tiver medo, é possível passar pelo procedimento com a sedação óxido nitroso).
dor constante; comprometimento dos tecidos da região; e em alguns casos infecções bucais severas que podem se espalhar para outros ossos e órgãos do corpo.
O que acontece se não fizer o tratamento de canal?
Caso isso não seja feito, uma série de consequências pode ocorrer, desde a piora do quadro, com abcessos e fístulas, como o desenvolvimento de lesões mais sérias. Em pacientes com a imunidade comprometida, as bactérias bucais podem cair na corrente sanguínea e podem levar a outros problemas no organismo.
Um dente que quase já não tem mais raiz ainda há a possibilidade de fazer canal? Um dente que quase já não tem mais raiz ainda há a possibilidade de fazer canal? Desde que o remanescente de raiz seja capaz de suportar uma restauração do dente é possível sim.
A resposta é simples: o dente fica “oco” quando tem seu canal tratado, e portanto fica mais frágil. Dessa forma, ao realizar apenas uma restauração no local, o dente não tem resistência suficiente para resistir aos esforços de mastigação.
Sim, é possível. Casos em que existe a necessidade de refazer o tratamento de canal o índice de sucesso é extremamente mais baixo do que na primeira cirurgia. Isso acontece porque o processo cirúrgico altera naturalmente o dente e pode dificultar a sua cicatrização após uma segunda cirurgia.
A sessão do tratamento de Canal dura em média 1h30. O tratamento pode ser realizado em uma única sessão ou em sessões múltiplas, dependendo de alguns fatores como anatomia das raízes ou grau de infecção, por exemplo.
Sob a ótica do CDC, os tratamentos ou retratamentos endodônticos podem ser considerados serviços duráveis, com uma garantia mínima de 90 dias, contados desde a finalização efetiva dos serviços.
Portanto sim, um dente tratado endodonticamente pode ter cárie, e como ele não tem mais a percepção de dor devemos ter um cuidado maior e procurar um cirurgião dentista regularmente para investigar a presença de cárie.
O tratamento de canal antigamente era realizado em algumas etapas e exigia que o paciente se deslocasse até a Clínica em dias diferentes. Mas a boa notícia é que atualmente, na maioria dos casos é possível realizar o tratamento de canal em uma única sessão.