HP e CV são duas formas de medida de potência iguais? Não. Cavalo-Vapor e horsepower não são duas unidades de medidas exatamente iguais. Ou seja: 1 cv é igual a 0,9863 HP; e 1 HP corresponde a 1,0139 cv.
As medidas de CV (Cavalo-Vapor) e HP (horse-power, ou cavalo de força, numa tradução livre) não são exatamente iguais, apesar de serem muito próximas. Na escala, 1 CV é igual a 735,5 watts; e 1 HP corresponde a 745,7 watts.
A sigla CV significa Cavalo-Vapor e HP significa Horse Power, ou força do cavalo, em tradução livre. Dessa maneira, ambos termos se referem a mesma coisa, apenas em línguas diferentes, sendo o CV usado no Brasil e HP em países que falam o inglês.
Inicialmente o cavalo-vapor era definido como 550 pé-libra-força por segundo. No sistema internacional de unidades (SI), a potência vem expressa em watts pelo que para converter cavalos-vapor em watts é necessário reduzir cavalos-vapor a watts, isto é, 1 cv = 735,49875 W.
Ou seja, 1 cv não é a mesma coisa que 1 hp. As medidas não são equivalentes. É muito comum que as pessoas não convertam os dados de uma unidade para outra. Isso faz com que, por exemplo, um motor de 90 hp tenha 91,2 cv de potência.
Essas unidades vêm do tempo em que o escocês James Watt – que aprimorou a máquina a vapor – definiu 1 hp (horse power, ou cavalo-vapor) como a potência necessária para levantar uma massa de 75 kg, a 1 metro de altura, em 1 segundo.
Um equino tem força suficiente para chegar a até 15 cavalos de potência (CV) – humanos, em comparação, alcançam 1 CV (1,2 CV, para o caso de ciclistas profissionais no auge de uma competição). A unidade de medida foi criada pelo matemático e engenheiro britânico James Watt, no século 18.
O motor elétrico Weg de 2HP é um motor de indução monofásica com potência nominal de 2 cavalos-vapor (CV). Ele é projetado para operar em redes elétricas de 110V ou 220V, dependendo da configuração selecionada.
Quanto mais potência, menor será o tempo utilizado para atingir uma certa velocidade. Existem diversas definições para se referir à potência. Aqui no Brasil, a potência de um motor é expressa em cavalo-vapor (CV).
Koenigsegg Jesko 1.600 cv Seus aerofólios geram tanta pressão aerodinâmica que ele quase seria capaz de andar de ponta-cabeça em um túnel. Rimac C_Two 1.914 cv A máquina croata chega aos 100 km/h em menos de 2 segundos graças a seus quatro motores elétricos.
As duas formas são medidas diferentes, apesar de representarem a mesma grandeza. No Sistema Internacional, a unidade que representa a potencia é o Watt (W), mas devido a divergências nos sistemas de unidades dos países de origem a potencia pode ser expressa em HP ou CV. Ou seja: 1 CV = 0,9863 HP e 1 HP = 1,0139 CV.
Medida do Sistema Imperial Britânico, o hp é a sigla para horse power (cavalo vapor) e representa a potência necessária para elevar uma massa de 33 libras a uma altura de um pé em um minuto. Esse valor foi estabelecido pelo engenheiro escocês James Watt no século 18 a partir de experimentos com um cavalo de tração.
Fora dos países de língua inglesa, criou-se a unidade de medida cv (cavalo-vapor), porém não são iguais. 1 cv = 0,98632 hp = 735,4987 W. A potência é medida em HP, ou seja, em cavalos.
Resumidamente, a sigla "HP" se refere à palavra "horsepower" em inglês, que traduzido para o português significa "cavalo de potência". Ou seja, o termo é utilizado para indicar a potência de máquinas e motores.
O consumo de energia de cada equipamento geralmente vem descrito no próprio motor em HP. Para calcular o consumo mensal o primeiro passo é transformar essa potência em Watts. Um HP equivale a aproximadamente a 746 Watts.