Como medir isso? A variação relativa é também chamada taxa de variação e é usual apresentá-la em forma percentual. O índice nos diz quantas vezes 2 Q é maior ou menor do que 1 Q . Exemplo (continuação) Para a família Silva temos um índice de 1,1 e para a família Pereira, o índice é 1,5.
Um indicador (taxa, índice) é uma medida em geral quan- titativa dotada de significado substantivo e usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito.
O índice pode servir como um instrumento de tomada de decisão e previsão, e é considerado um nível superior da junção de um jogo de indicadores ou variáveis. O termo indicador é um parâmetro selecionado e considerado isoladamente ou em combinação com outros para refletir sobre as condições do sistema em análise.
A taxa é um tributo contraprestacional (vinculado) usado na remuneração de uma atividade específica, seja serviço ou exercício do poder de polícia e, por isso, não se atém a signos presuntivos de riqueza.
A taxação ocorre por meio de impostos e contribuições que são aplicados sobre o valor dos produtos importados. Ou seja, se você compra um produto por 100 Dólares, você terá que pagar uma quantia para a entrada dessa compra no território brasileiro.
A taxa é um tributo com incidência vinculada a uma atividade da administração pública que se refere direta ou indiretamente ao contribuinte, destinatário da ação do estado, atrelando-se à atividade pública e não à ação do particular" (definição de Eduardo Sabbag).
O que é Índice? O índice é um indicador que serve para analisar como anda o desempenho das movimentações da economia. Os índices também são utilizados na Bolsa de Valores, medindo o desempenho de um conjunto de ações.
Usualmente, eles são divididos em três tipos: onomástico, cronológico e por assunto. Existem reais necessidades em relação a construção de índices. Não basta a reunião e promoção do acesso à conteúdos, sem que haja comprometimento com a qualidade daquilo que é oferecido.
Os números-índice, uma medida simplificada entre um valor e um ponto de referência calcula-se assumindo que o valor deve ser multiplicado por 100 e dividido pelo valor de referência.
As taxas percentuais (ou porcentagens) são razões de denominador igual a 100. Podemos trabalhar com porcentagens como frações, razões, ou número decimais. Por exemplo: Quando queremos representar uma determinada porcentagem na forma percentual, usamos 25%, que também pode ser dito taxa percentual.
lista, ordenada alfabeticamente e geralmente apresentada na parte final de uma obra impressa, dos principais assuntos tratados nessa obra, acompanhados da indicação de página, capítulo, etc.
“Indicadores são informações que permitem descrever, classificar, ordenar, comparar ou quantificar de maneira sistemática aspectos de uma realidade e que atendam às necessidades dos tomadores de decisões” (MP 2012 p.
Existem dois tipos de taxas: as taxas de fiscalização, normalmente associadas ao trabalho da polícia, e as taxas de serviço ou de utilização, o caso que mais impacta no dia a dia das empresas. Sobre o conceito de taxa, o mais correto é dizer que é um tributo para a prestação de serviços postos à disposição pelo Estado.
Em outras palavras: é um indicador de desempenho utilizado como referência para avaliar os movimentos da economia. Por exemplo, um dos índices mais básicos da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), que mede o total de riqueza gerada pelo país.
a) índice, - enumeração detalhada dos assuntos, nomes de pessoas, nomes geográficos, acontecimentos, etc., com a indicação de sua localização no texto (ver NBR 6034); b) lista, - enumeração de elementos selecionados do texto, tais como datas, ilustrações, exemplo, tabelas etc., na ordem de sua ocorrência.
Sumário ou Índice: é uma relação das divisões do trabalho (introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia etc.) e o respectivo número da página onde esses itens estão. Deve-se tomar cuidado para não errar a numeração, pois isso prejudica o trabalho.
Pode-se definir taxa como sendo o tributo que se vincula, de maneira imediata, a uma atividade do Estado. Em outros termos, é uma espécie tributária que guarda relação com atividades de interesse estatal, de sorte que não se associa, portanto, a ações empreendidas na seara privada.
A taxa é um tipo de tributo e, portanto, todas as características daquela definição que você viu no tópico anterior se aplicam a ela. Ela é recolhida com o objetivo de financiar um determinado serviço público. Um exemplo de taxa é o valor que você recolhe para tirar um passaporte, junto à Polícia Federal.