O atual Golf GTI entrega 235 cv a partir de seu 2.0 turbo e tem apenas tração dianteira. Com o mesmo propulsor, o Golf R já entrega 315 cv de potência e tem tração integral. Mas pode haver um obstáculo: enquanto os futuros rivais da Toyota e da Honda usam câmbio manual.
A sigla nasceu da abreviatura de “Grand Touring Injection”, em referência ao sistema de injeção eletrônica, que revolucionou os motores a gasolina. No novo logotipo, em vez da letra “I”, há um raio (ou relâmpago), justamente uma confirmação de que os futuros modelos GTI, da VW, serão eletrificados.
A traseira principal diferença é o difusor. com duas saídas do escape no jet e. e saída única dupla no TS. Outro ponto para diferenciar os modelos é o aerofólio, no GTI é maior. com uma moldura preta na lateral no vidro. Fora isso, lanternas, limpador, emblemas são exatamente os mesmos, interna basicamente igual.
O GTI antigo veio apenas com três portas e tinha o mesmo motor do Golf GTI da época. O 1.8 turbo rende 150 cv e 22,4 kgfm de torque a 1.950 rpm. Por sua vez, o Polo GTS tem um 1.4 turbo com a mesma potência do 1.8 turbo do seu antepassado. Contudo, rende 25,5 kgfm de torque a mínimas 1.400 rpm, 550 rotações a menos.
A sigla TSI, que significa "Turbocharged Stratified Injection" ou Turbo com Injeção Estratificada em tradução livre, é uma das mais comuns na linha de motores Volkswagen. Esta tecnologia combina turbocompressor com injeção direta de combustível o que oferece uma solução equilibrada entre desempenho e sustentabilidade.
O Volkswagen Golf R será importado oficialmente para o Brasil, provavelmente ainda em 2024, já confirmado, para competir com o Civic Type R e GR Corolla.
Para marcar duas décadas do Golf R, a Volkswagen lançou em 2022 uma cara edição de 20 anos do hot hatch com tração nas quatro rodas. Ele estava disponível na Alemanha pela quantia principesca de € 59.995 (R$ 314.397).
É o caso do Golf R 333, uma edição limitada a 333 unidades e que, como o nome diz, tem 333 cv de potência vindos do 2.0 turbo, fazendo com que seja a versão de produção mais potente do hatch médio.
Um dos modelos mais icônicos dos hot hatches está de volta para o Brasil. A Volkswagen confirmou nesta terça-feira (8) o retorno do Golf GTI, em sua última atualização, para o país. Trata-se de um retorno já com a nova geração, uma vez que o modelo foi vendido por aqui até 2020.
Vamos por partes: TSI é a abreviatura de Turbocharged Stratified Injection (turbo com injeção estratificada, ou direta, em uma tradução livre). Já os números indicam o torque gerado pelo motor em Nm (Newton/metro), e não em kgfm (quilograma-força/metro), como é mais usual no Brasil.
LTZ – luxo turismo “topo de linha”. O “Z” indica o máximo em equipamentos, o que nem sempre acontece. Na linha Chevrolet, por exemplo, acima do LTZ há ainda o Premier – na França, o chefe de estado, ou seja, o manda-chuva.
O VW Golf GTI MK8 Autobahn, versão topo de linha do modelo europeu, está disponível para compra no Brasil por importação independente, através da empresa Nür Consulting. Entretanto, dois pontos chamam atenção. O primeiro é que há apenas uma do Golf GTI Autobahn de oitava geração disponível.
A velocidade máxima de 270 km/h – que aumentou em 20 km/h – coloca os Golf R ao lado dos veículos mais rápidos da marca, como o Arteon R Shooting Brake.
Se no Brasil a marca decidir por um pacote assim, podemos ter um Golf GTI por R$ 400 mil e perto do Type R, mesmo que não tenha a potência e preparação para uso extremo do japonês, mas conte com a usabilidade de um carro mais suave e o câmbio automatizado, um ponto que ajudou o GTI a vender mais que o Si no Brasil lá ...
Esta sigla significa 'gran turismo' e serve para automóveis com maior desempenho. Abaixo, alguns exemplos da categoria. A sigla GTI é parecida com a de cima e significa 'gran turismo injection', indicando a injeção eletrônica. Como maior exemplo, temos o Golf GTI.
Já a sigla xr3 vem de “Experimental Research 3”. O Ford Escort XR3 era o mais caro da linha e diferenciava-se por apêndices aerodinâmicos, faróis auxiliares (de neblina e longo alcance), rodas aro 14 com pneus 185/60 e teto solar.
Originalmente, a sigla era a abreviatura de Gran Turismo injection, em alusão à injeção eletrônica. Afinal, o Gol GTi foi o primeiro automóvel nacional equipado com essa tecnologia, que proporciona, entre outras vantagens, aumento de potência em relação ao carburador.