Qual a diferença entre intertextualidade e interdiscursividade?
Já a interdiscursividade é o conversar entre discursos. Onde um age como resposta, ou se refere a outro. Enquanto a intertextualidade é o texto produzido com base em outro(s) texto(s).
Qual a diferença entre interdiscurso e intertextualidade?
Intertextualidade se refere à relação entre os textos. Interdiscursividade está associada à relação entre os discursos. Paródia é um tipo de intertextualidade caracterizada pela subversão. Esses temas são cobrados no Enem, principalmente, como auxiliares na interpretação textual.
O que podemos afirmar sobre intertextualidade e interdiscursividade?
A intertextualidade refere-se à relação entre textos, enquanto a interdiscursividade se dá pela relação existente entre textos que dialogam por meio de um aspecto comum.
O conceito de interdiscursividade alinha-se à concepção de que os discursos se relacionam a outros discursos. Um discurso traz, em sua constituição, outros discursos, é tecido por eles, seja pelos já ditos, em um dado lugar e momento histórico, seja por aqueles a serem ainda produzidos.
A intertextualidade é a relação entre dois textos caracterizada pela referência de um pelo outro de maneira implícita ou explícita. Há oito tipos distintos de intertextualidade. São eles: alusão/referência, bricolagem, citação, epígrafe, paráfrase, paródia, pastiche e tradução.
Stoodi | Pocket Aula: Gramática - Intertexto e Interdiscurso
Quais são os 3 tipos de intertextualidade?
Os 8 tipos de intertextualidade
Alusão/Referência. Na alusão, também chamada de referência, é feita uma sugestão ou insinuação acerca de um lugar, personagem ou acontecimento, por exemplo. ...
Bricolagem. Bricolagem é uma técnica de intertextualidade. ...
Assim, o conceito de intertextualidade demonstra que não existe texto que não é intertextual, porque toda escrita, inclusive a acadêmica, utiliza outras fontes, ou seja, não existe um construto textual completamente inédito.
O que é intertextualidade? A intertextualidade se refere à presença de elementos formais ou semânticos de textos, já produzidos, em uma nova produção textual. Em outras palavras, refere-se aos textos que apresentam, integral ou parcialmente, partes semelhantes ou idênticas de outros textos produzidos anteriormente.
Pode-se explicar Interdiscurso como sendo a constituição de um discurso em relação a outro já existente, isto é, trata-se de um conjunto de ideias, organizadas por meio do texto, que se apropria, implícita ou explicitamente, de outras configuradas anteriormente.
Dessa forma, podemos dizer que a intertextualidade acontece quando os textos conversam entre si, estabelecendo assim uma relação dialógica, representada em citações, paródias ou paráfrases.
Explique aos alunos que os textos apresentados dialogam com textos que já existiam antes deles. Apresente cada texto e solicite às equipes, uma por vez, que identifiquem o texto que serviu de base a ele. Se a equipe acertar, marca um ponto; caso não acerte, proponha a mesma tarefa à outra equipe.
O que é necessário para haver intertextualidade entre dois textos?
Chamamos de intertextualidade o “diálogo” que ocorre entre dois textos diferentes, quando um faz referência a outro que já existia, inspirando-se em sua forma ou mensagem para criar um novo discurso. Ela pode ocorrer de modo explícito (mais facilmente percebida) ou implícito (menos facilmente percebida).
O que podemos afirmar sobre a intertextualidade e interdiscursividade?
Sim, podemos afirmar que a intertextualidade é a relação entre textos, em que um texto faz referência a outro, seja de forma explícita ou implícita. Já a interdiscursividade se dá pela relação existente entre diferentes discursos, que se conectam por meio de aspectos comuns, como temas, ideias, valores, entre outros.
Intertextualidade: a relação “entre textos”, o diálogo entre textos. Toma-se, aqui, texto num sentido amplo do termo: um poema, um romance, uma notícia de jornal, os quadrinhos são textos. Mas também o são uma propaganda, um filme, um quadro, uma música.
Intertextualidade é o nome dado à relação que é feita quando em um texto é citado outro texto que já existe. Esse fenômeno se trata do "diálogo" de um texto com um ou mais textos, que podem ser verbais, não-verbais ou mistos. Isto quer dizer que, a intertextualidade não precisa ser necessariamente em gêneros iguais.
A intertextualidade no Enem é cobrada através da apresentação dos diversos recursos linguísticos e extralinguísticos presentes em todas as disciplinas da prova.
estude as características gerais de cada tipo de intertextualidade; experimente escrever textos utilizando esse recurso de diversas formas; faça exercícios de Literatura e simulados de vestibular; cadastre-se em sites com conteúdos de Língua Portuguesa, como o Trilha do Enem, e veja as dicas sobre redação.
Uma paráfrase, normalmente, explica ou esclarece o texto que está sendo parafraseado. Por exemplo, "o sinal estava vermelho" pode ser parafraseado como "o trem não podia passar porque o sinal estava vermelho".
Qual a diferença entre paráfrase e intertextualidade?
A paráfrase é um tipo de intertextualidade, pois consiste em uma citação indireta. Paráfrase e paródia apresentam dois tipos diferentes de processos intertextuais. A paráfrase deve manter o sentido original do texto parafraseado. A paródia deve subverter, alterar o sentido original do texto parodiado.