Qual a diferença do nome da empresa para o nome fantasia?
O nome fantasia de uma empresa é como ela vai ser conhecida ou reconhecida pelo público. É definido na hora da formalização, considerando o mercado e a área de atuação. Já a razão social, é o nome oficial do empreendimento no registro, usada em contratos, Nota Fiscal e documentos oficiais.O que significa nome fantasia de uma empresa?
O nome fantasia de uma empresa nada mais é do que a designação popular do título dela. Ou seja, o nome de marca, nome comercial ou nome de fachada, enfim como é conhecida pelas pessoas e divulgada em publicidades.Pode existir mais de uma empresa com o mesmo nome fantasia?
Principalmente no caso de nome Fantasia, a Lei da Propriedade Industrial (LPI – Nº9. 279/96) diz que pode sim ter duas empresas com o mesmo nome fantasia, porém, os ramos precisam ser diferentes para não ter confusão e nem causar concorrência desleal.Pode usar nome fantasia sem CNPJ?
Tendo isso em vista, a legislação que regulamenta o registro de marca passou a incluir as Pessoas Físicas neste quesito, o que facilitou a vida de diferentes empreendedores. Dessa forma, esses sujeitos podem realizar o requerimento, sem que seja necessário um número de CNPJ para isso.Diferença entre Marca, Nome Fantasia, Nome Empresarial
Sou MEI posso usar nome fantasia?
Não. Com objetivo de simplificar a coleta de dados do processo de inscrição e de alteração do MEI, o 'Nome Fantasia' foi descontinuado na base do CNPJ a partir de 15 de novembro de 2023.É possível trocar o nome fantasia de uma empresa?
Para alterar o nome fantasia do estabelecimento, deve-se fazer a solicitação no Portal e-CAC > Meus Serviços > Cadastro de Contribuintes – Alterações > Alteração de Nome Fantasia.É crime usar o nome de outra empresa?
O artigo 195, da Lei de Propriedade Industrial, caracteriza a utilização indevida de marca como crime e a penalidade pode chegar a detenção de 3 meses a 1 ano ou multa de até 5% do faturamento bruto dos últimos 5 anos de uma empresa.Tem uma empresa com o mesmo nome que a minha?
Se por acaso você encontrar uma empresa/marca com o mesmo nome que a sua, mesmo que ela esteja registrada no INPI você precisa primeiro: Entrar em contato com a empresa, apresentar os documentos e registros e depois disso solicitar a modificação de nomenclatura, tudo isso através do bom diálogo.Qual melhor nome fantasia para empresa?
O nome fantasia da sua empresa precisa ser criativo, porque ele deve ser único e permitir diferenciação entre a concorrência. Para isso, convide outras pessoas a contribuírem com o desenvolvimento. Anote diferentes ideias e sugestões. Ao elaborá-la, use jogos de palavras, abreviações, nomes abstratos, etc.Quanto custa para mudar o nome fantasia de uma empresa?
A alteração de nome social é gratuita, embora você possa ter gastos adicionais com a reimpressão de alguns certificados. Além disso, é possível também alterar outras informações cadastrais neste mesmo momento, como a razão social e o quadro societário.Seria possível o uso do CNPJ como nome empresarial?
Segundo o Presidente da Jucese, Marco Freitas, utilizar o CNPJ como nome empresarial acaba sendo um facilitador. “A partir do momento em que se escolhe o CNPJ como nome da sua empresa, você passa por uma análise automática e não vai existir colidência de nome. Desta maneira, a autorização de uso do nome é instantânea.Quem pode usar nome fantasia?
O nome fantasia será o utilizado para publicidades, divulgação, panfletos, redes sociais, fachadas, placas e poderá ser marca registrada no INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, caso seja a exclusividade seja do interesse do empresário!Pode ter 2 empresas no mesmo nome?
Sim, é possível que uma empresa tenha vários CNPJs, mas isso ocorre em cenários específicos. Uma prática comum é quando uma empresa-mãe possui filiais, cada uma com seu CNPJ, mas todas vinculadas ao CNPJ da matriz. Essas filiais são consideradas “empresas relacionadas” e são parte da mesma organização empresarial.O que não pode ter no nome da empresa?
O nome empresarial não poderá conter palavras ou expressões que sejam atentatórias à moral e aos bons costumes.Como saber se pode usar o nome da empresa?
Consulta ao INPIO INPI é o órgão responsável pelo registro de marcas e patentes no Brasil. Você pode acessar o site do INPI e fazer uma consulta para verificar se o nome da empresa já está registrado como marca. Essa é uma etapa importante para garantir a proteção da sua marca e evitar problemas futuros.