O predicado é a parte da oração que contém informações sobre a ação expressa pelo verbo. Nele, encontramos o predicativo, que é um termo que complementa ou caracteriza o sujeito ou o objeto do verbo. Em orações com verbos de ligação, como “ser” e “estar,” o predicativo descreve o estado ou a qualidade do sujeito.
Predicativo do sujeito é a parte de uma oração que aponta qualidade, estado ou condição do sujeito. Ele pode ser formado por um adjetivo, substantivo ou pronome. O predicativo do sujeito é diferente do predicativo do objeto, pois este caracteriza o complemento verbal, e não o sujeito da oração.
O predicado, assim como o sujeito, é um termo essencial da oração. Pode ser verbal, nominal ou verbo-nominal. Para identificá-lo, é necessário excluir o sujeito da oração.
Predicado verbal: Quando o núcleo do predicado for um verbo significativo, transitivo ou intransitivo, esse predicado será chamado de predicado verbal. Predicado nominal: Quando o núcleo do predicado for um nome (adjetivo ou substantivo), ele será chamado de predicado nominal.
Ele pode ser classificado em três tipos principais: verbal, nominal e verbo-nominal. O predicado é uma das principais estruturas da oração. O predicado é uma das duas principais estruturas da oração, sendo o elemento que contém o verbo e faz uma afirmação sobre o sujeito.
Predicativo do Sujeito x Predicativo do Objeto - Com Professor Noslen
Como identificar o predicado verbal?
O predicado verbal é aquele que possui um verbo ou locução verbal em seu núcleo. Para identificá-lo, é necessário encontrar na frase um verbo de ação, já que ele nunca será formado por um verbo de ligação. Ele pode ser formado por verbo intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto e bitransitivo.
Os predicados contêm necessariamente um verbo, mas seu núcleo pode ser um verbo, um nome, ou pode ser formado por um verbo e um nome. De acordo com o tipo de núcleo os predicados se classificam em: Predicado nominal: é aquele que tem como núcleo um nome, uma forma verbal (substantivo, adjetivo, locução adjetiva).
As gramáticas registram que os adjetivos podem relacionar-se aos substantivos de duas maneiras diferentes: ou como adjuntos, caso em que se relacionam diretamente com o substantivo núcleo do sintagma nominal, ou como predicativos, caso em que se relacionam com o substantivo pela mediação de um verbo.
Os verbos de ligação são os verbos que indicam um estado (permanente, transitório ou aparente), ligando o sujeito do enunciado a uma característica: o predicativo do sujeito. O verbo de ligação expressa um estado permanente ou transitório.
A escola está muito bonita. Nós achamos a escola bonita. No primeiro exemplo acima, o predicativo “muito bonita” qualifica o sujeito “A escola”. No segundo exemplo, porém, o predicativo “muito bonita” qualifica o objeto direto “a escola”, uma vez que o sujeito da oração é “Nós”.
O sujeito e o predicado são dois termos essenciais da oração. O sujeito é o elemento que executa e/ou sofre a ação do verbo no enunciado. Já o predicado corresponde ao próprio enunciado feito, composto de verbo, objeto e complementos. Quando a oração apresenta sujeito, o predicado está relacionado a ele.
A turma estava concentrada. No primeiro exemplo, “concentrada” qualifica o objeto “a turma”. Dessa forma, tem-se um predicativo do objeto. No segundo exemplo, porém, “a turma” é o sujeito da oração, sendo que “concentrada” qualifica esse sujeito.
O predicado é todo termo da frase que faz referência ao sujeito. Uma oração completa é formada por sujeito e predicado. Os sujeitos podem ser classificados em determinados (simples, composto ou oculto). Já os predicados podem ser classificados entre nominal, verbal e verbo-nominal.
Chamamos de predicado verbal quando o núcleo do predicado é um verbo ou uma locução verbal. Caminhei com a minha mãe ontem. Maria comprou muitas roupas naquela loja. João e Maria estão brincando no balanço.
Para identificar o predicado é bastante simples, afinal, ele é tudo que não é sujeito. O predicado é o único termo indispensável em uma oração, pois há casos em que oração não possui sujeito e outros em que o sujeito é indeterminado.
Para identificar o predicado nominal, é preciso excluir o sujeito da oração, localizar o verbo de ligação e localizar o predicativo do sujeito. São três os tipos de predicado: nominal, verbal e verbo-nominal.
O predicativo do sujeito pode ser formado por um adjetivo, um pronome, um substantivo, uma locução adjetiva, um numeral, uma oração substantiva predicativa. Veja abaixo alguns exemplos de orações com essas formas: - Predicativo do sujeito formado por adjetivo: Vinícius é um menino muito bonito.