Qual a diferença entre recurso em sentido estrito e apelação?

De um modo geral, a principal diferença é a hipótese de cabimento desses recursos. O RESE tem um rol taxativo (art. 581 do CPP) de cabimento, enquanto a apelação, que tem caráter residual, cabe em decisões que põem fim ao processo e que não admitem RESE.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legalcloud.com.br

Como identificar rese e apelação?

Se há SENTENÇA=Cabe APELAÇÃO. Se a SENTENÇA for de pronúncia = Cabe RESE. Se houve TRÂNSITO EM JULGADO e há FATOS NOVOS = Cabe REVISÃO CRIMINAL.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando cabe apelação ou recurso em sentido estrito?

O Recurso em Sentido Estrito (RESE) é cabível quando o juiz não aceita a denúncia ou queixa, e também nos casos em que recusa o aditamento da peça acusatória. A jurisprudência aceita uma interpretação ampla, englobando situações em que o juiz rejeita o acréscimo à peça acusatória.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é um recurso em sentido estrito?

O recurso em sentido estrito é a medida judicial adequada para a impugnação de decisões interlocutórias desprovidas de caráter definitivo ou terminativa, uma vez que estas desafiam recurso de apelação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Em quais casos cabe o rese?

Cabimento do RESE
  • I - que não receber a denúncia ou a queixa;
  • II - que concluir pela incompetência do juízo;
  • IV – que pronuncia o réu;
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Recurso em sentido estrito (RESE) – com professor Fernando Capez

Quando se aplica o rese?

Cabe RESE da decisão que não receber a denúncia ou a queixa. As causas de rejeição da peça acusatória estão listadas no art. 395 do CPP, quais sejam: I – for manifestamente inepta; II – faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal; III – faltar justa causa para o exercício da ação penal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando cabe apelação?

A apelação é cabível contra sentenças proferidas pelo juízo de um processo em primeiro grau. É através dela que a parte irá atacar, impugnar e discordar da decisão do julgador durante a lide.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Quem pode interpor o recurso em sentido estrito?

Podem recorrer o Ministério Público, querelante, réu e defensor (art. 577, caput, CPP), além do assistente de acusação. Contudo, para que tenha legitimidade, é necessário que tenha interesse na reforma da decisão recorrida (art. 577, parágrafo único, CPP).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em josenabucofilho.com.br

O que o recurso em sentido estrito e o recurso de apelação têm em comum?

O recurso em sentido estrito e a apelação criminal são dois recursos do Processo Penal que têm algumas semelhanças, como o prazo comum e a forma de interposição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legalcloud.com.br

O que significa sentido estrito?

Stricto Sensu é uma expressão que significa “em sentido limitado”. Originalmente utilizada para identificar que uma determinada interpretação deve ser compreendida em seu sentido estrito, sem modificações. Ou traduzindo para o popular Brasileiro, é o famoso “Ao pé da letra”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o prazo do rese?

Prazo e forma: O RESE é um recurso composto de duas peças: Petição de Interposição e Petição de Razões. O prazo para a interposição é de 5 dias e para a apresentação das razões é de 2 dias. Endereçamento: A interposição é dirigida ao juiz da causa que proferiu a decisão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pucsp.br

Qual a tempestividade do recurso em sentido estrito?

O prazo de agilização do recurso em sentido estrito é de 05 cinco dias, art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem faz o juízo de admissibilidade do Rese?

O juiz perante o qual é interposto o recurso deve realizar um juízo de sua admissibilidade, verificando se estão presentes, no caso, os pressupostos objetivos e subjetivos da impugnação, isto é, se há previsão legal e adequabilidade, se há tempestividade e se há legitimidade e interesse para recorrer.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual recurso vem depois do recurso de apelação?

Conforme elenca o CPC são cabíveis os seguintes Recursos: Apelação, agravo de instrumento, agravo interno, embargos de declaração, recurso ordinário, recurso especial, recurso extraordinário, agravo em recurso especial ou extraordinário e embargos de divergência. (art. 994 do CPC). É recurso ordinário em sentido amplo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual a diferença entre apelação e recurso de apelação?

A apelação é um recurso cabível contra sentenças proferidas em primeira instância. Já o recurso de agravo é utilizado para questionar decisões interlocutórias, ou seja, decisões tomadas durante o curso do processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fazdireito.blog.br

Qual o prazo para apelação?

A apelação é cabível tanto em processos cíveis quanto criminais e deve ser interposta dentro do prazo estipulado por lei, 15 dias para apelação cível e cinco dias para apelação criminal, sob pena da parte perder o direito de recorrer.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quem decide o recurso em sentido estrito?

No recurso em sentido estrito procede-se ao reexame da decisão do juiz, nas matérias especificadas em lei, permitindo-se-lhe novo pronunciamento antes do julgamento pela instância superior.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.idp.edu.br

Quando aplicar reses?

2.1.

O RESE poderá ser interposto dentro dos próprios autos da Ação Penal ou por instrumento, em apartado. No prazo de 5 (cinco) dias (art. 586 do CPP), as partes intimadas poderão apresentar o termo de interposição do recurso. Exceção: inclusão ou exclusão de jurado em lista geral, cujo prazo é de 20 dias (art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sti.tjms.jus.br

Quais são os efeitos do recurso em sentido estrito?

O Recurso em Sentido Estrito, também conhecido como “RESE” é responsável por permitir, tanto ao juiz que proferiu a decisão recorrida (em sede de retratação) como ao Tribunal a que se endereça o recurso (em sede de reforma), uma nova análise sobre matéria já decidida na seara criminal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando usa rese?

Já o RESE é mais restrito, podendo ser utilizado apenas para impugnar decisões interlocutórias específicas, como a rejeição da denúncia, concessão ou denegação de habeas corpus, conforme disposto no artigo 581 do Código de Processo Penal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusdocs.com

Qual o endereçamento do recurso em sentido estrito?

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ________ ________ , já qualificado nos autos da ação penal acima indicado, por seus procuradores, vem, a Vossa Excelência,…
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o prazo para contrarrazões de recurso em sentido estrito?

O prazo para contrarrazões é de 2 dias. Exceções: O prazo de interposição do recurso em sentido estrito para incluir ou excluir jurado da lista geral é de 20 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em institutoformula.com.br

Quando cabe recurso em sentido estrito?

Segundo o artigo 581, inciso VIII, do Código de Processo Penal, cabe recurso em sentido estrito contra a decisão que decretar a prescrição ou julgar, por outro modo, extinta a punibilidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mpmg.mp.br

O que não pode faltar no recurso de apelação?

A apelação deve conter os fundamentos de fato e de direito [1], ou seja, ao apelante cabe demonstrar, fundamentadamente, onde a sentença contrariou o seu direito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando a apelação é negada, qual recurso cabível?

Cabe recurso de agravo de instrumento contra ato judicial que não admitiu apelação por intempestividade (descumprimento de prazo).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br