A grande preocupação em relação às tomadas no banheiro é a sua proximidade em relação ao chuveiro ou banheira. Para evitar problemas nesse sentido, a NBR 5410 também determina que as tomadas devem ficar a uma distância mínima de 60 cm dos pontos de água do cômodo, de modo a evitar qualquer tipo de acidente.
As tomadas altas, que devem estar entre 2 m e 2,25 m acima do chão, são destinadas aos equipamentos que não precisam ser desligados, como chuveiros, aparelhos de ar-condicionado, coifas e micro-ondas ou fornos embutidos no alto de armários.
O indicado é que ele esteja a 1,30m do chão. Mas, se na sua casa você tem crianças, cadeirantes ou pessoas mais baixinhas, esse valor poderá ser diferente.
Qual o melhor lugar para Pôr a tomada dentro do banheiro?
Banheiros: no mínimo, a norma obriga que haja uma tomada próxima ao lavatório e que esteja a pelo menos 60 centímetros de banheiras ou boxes. Uma opção comum é colocar uma tomada dupla.
Se você ligar uma tomada para conectar o chuveiro, ela não vai suportar a passagem de corrente elétrica necessária para o funcionamento do chuveiro. Então essa passagem de corrente muito maior que a capacidade da tomada irá gerar um super aquecimento, e fará com que a tomada derreta ou até mesmo incendeie.
Dicas para não morrer em choque elétrico no chuveiro:
Geralmente são chuveiros maiores; Caso a resistência queime/rompa, e você opte por não efetuar a troca utilizando ainda o mesmo chuveiro, melhor deixá-lo com a chave em modo “desligado/frio”. Providencie o aterramento do seu chuveiro caso este não esteja feito.
Normalmente, existe a indicação na embalagem do chuveiro sobre o tipo de cabo correto para a instalação, considerando a potência e tensão do chuveiro. Conhecendo a corrente, é possível saber qual o fio mais compatível. Para um chuveiro de 127V e 5500W, por exemplo, um fio de 10mm é o mais recomendado.
A grande preocupação em relação às tomadas no banheiro é a sua proximidade em relação ao chuveiro ou banheira. Para evitar problemas nesse sentido, a NBR 5410 também determina que as tomadas devem ficar a uma distância mínima de 60 cm dos pontos de água do cômodo, de modo a evitar qualquer tipo de acidente.
Para isso, a ABNT estabelece normas que devem ser seguidas. Além da inclusão de um ponto a cada 3,5m de parede, o órgão define três alturas ideais: baixa (por volta de 30cm do chão), média (em torno de 1,20m do chão) e alta (a 2m do chão).
Deve haver pelo menos uma tomada a cada 5 metros de perímetro. É necessário ter uma tomada próxima a cada ponto de TV, telefone ou dispositivo de internet. Em quartos, pelo menos uma tomada deve estar próxima à cabeceira da cama.
Qual a altura padrão da ducha higiênica? A altura ducha higiênica ideal é de 0,70 m a 1 m do piso, assim, ela pode ser usada com conforto e segurança, sem que a mangueira fique arrastando no chão ou que o usuário se curvar muito para usá-la.
Altura de registro e demais acessórios do banheiro
Por exemplo, o registro do chuveiro é aconselhável ficar em média a 1,30 metros do chão. Para áreas com acessibilidade, precisa ficar no máximo a 1,00 metro do chão.
Qual a distância da tomada para o ar-condicionado?
A suposição em usar o cabo de 6,0 mm² em distância de 25 metros para um ar condicionado de 7.000 BTUs é mais do que correta, pois quanto mais distante ou maior a extensão dos condutores, maior a corrente, devido a resistência ocasionada pela maior distância entre o equipamento e a fonte de energia.
O cálculo é simples: divida a potência, medida em Watts, pela tensão, medida em Volts. Nesse caso, por exemplo, se você tiver um chuveiro de 5500W de potência e 127V de tensão, a corrente será de 43A. Usando a tabela, é possível entender que o fio ideal, portanto, seria o de 10 mm, que suporta até 57A.
Se a gente olhar bem, a instalação elétrica o chuveiro consiste, basicamente, em juntar os fio do chuveiro com os fios que saem da parede (da rede elétrica da sua casa). E pra isso você pode fazer uma emenda direta nos fios e isolá-los com fita isolante, ou pode usar conectores elétricos.
O detalhe mais importante que devemos estar atentos na hora de instalar as tomadas dos banheiros é que elas devem estar no mínimo a 60 cm da banheira ou do box para evitar acidentes. Fora isso a norma diz que você deve instalar pelo menos uma tomada próxima à bancada da pia, e se puder ser dupla melhor ainda.
– Baixas: 30 cm a partir do chão; – Médias: 1,20 m (ou 120 cm) até 1,30 m (ou 130 cm) a partir do chão; – Altas: 2 m até 2,25 m (ou 225 cm) a partir do chão.
Recomenda-se que cada parede tenha pelo menos duas tomadas para atender às demandas de aparelhos como televisões, sistemas de som, carregadores de celular, luminárias, computadores, entre outros.
O chuveiro elétrico é sem dúvidas, um dos aparelhos elétricos que mais consome energia elétrica em uma casa. Portanto, usar tomadas para essa conexão certamente irá causar um grande aquecimento no ponto de contato.
Existem três tipos de alturas padrão para esse tipo de instalação, que segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a partir da NBR5410: – Baixa: 30 cm acima do chão; – Média: De 1,20 m até 1,30 m acima do chão; – Alta: 2 m ou 2,25 m acima do chão.
Assim, para dar um exemplo prático, no caso de tomadas de uso geral, o recomendado é que a bitola tenha pelo menos 2,5 mm². A espessura dos fios de chuveiros, por sua vez, deve ter pelo menos 4 mm². E aparelhos mais potentes, como ar-condicionado, cerca de 6 mm².
Isso pode acontecer por três motivos principais: Cabos elétricos de baixa qualidade; Erro no dimensionamento do circuito; Conexão mal feita entre o chuveiro e a rede.