Sífilis primária, secundária e latente precoce: injeção única de 2.400.000 unidades de Benzetacil®. Sífilis latente tardia (incluindo as de “tempo não definido”) e terciária, exceto neurossífilis: 3 injeções de. 2.400.000 unidades de Benzetacil®, com intervalo de 1 semana entre as doses.
Quantas doses de Benzetacil precisa para curar a sífilis?
Tratamento mais indicado: Penicilina benzatina (Benzetacil) 2,4 milhões de unidades em 3 doses por via intramuscular, com uma semana de intervalo entre cada. Pacientes alérgicos à penicilina: Doxiciclina 100 mg de 12/12 horas por via oral, por 28 dias.
1. Sífilis primária (cancro duro): Penicilina G Benzatina - 2.400.000 UI/IM. 2. Sífilis secundária ou latente recente (menos de 1 ano de evolução): Penicilina G Benzatina - 2.400.000 UI/IM, repetindo a mesma dose uma semana depois.
O volume máximo é de 4 mL para adultos [3,4]. Devido a proximidade de nervos e vasos sanguíneos, bem como relato de dor e desconforto maiores que em outros sítios, esse músculo deve ser reservado para situações nas quais as demais áreas estejam contraindicadas [3,6].
A penicilina benzatina é habitualmente comercializada nas doses de 600.000 U (ampola com 4 ml de solução 150.000 U/ml) ou 1.200.000 U (ampola com 4 ml de solução 300.000 UI/ml). As doses recomendadas nos adultos são: Faringoamigdalite bacteriana: 1.200.000 UI em dose única.
A sífilis, quando bem tratada, tem cura. Como é uma infecção bacteriana, o tratamento consiste em injeções do antibiótico Penicilina Benzatina, conhecido popularmente como Benzetacil.
O tratamento de escolha é a penicilina benzatina (benzetacil), que poderá ser aplicada na unidade básica de saúde mais próxima de sua residência. Esta é, até o momento, a principal e mais eficaz forma de combater a bactéria causadora da doença.
A farmacodinâmica da penicilina benzatina sugere que o intervalo ideal entre as doses para o tratamento da sífilis latente é de 7 a 9 dias, devendo ser respeitado, sempre que possível.
Como saber se a Benzetacil está fazendo efeito na sífilis?
As titulações demoram para abaixar. geralmente fazemos os exames de controle de cura com pelo menos 2 meses após o final do tratamento. Idealmente depois de 3 meses. Para dizer se houve cura ou não apenas depois da confirmação da queda das titulações em pelo menos 2 diluições.
É importante evitar o consumo de álcool durante o tratamento com antibióticos, pois o álcool pode interferir na eficácia do medicamento e aumentar o risco de efeitos colaterais, como náuseas, vômitos, tonturas e dores de cabeça.
Para o tratamento de sífilis tardia, o tratamento pode ser feito com Doxiciclina 100 mg, de 12/12 horas, por 30 dias ou Ceftriaxona 1 g, intramuscular ou intravenoso, 1 vez ao dia, por 8 a 10 dias.
A sífilis adquirida até dois anos é considerada recente. Nessa fase, a doença pode manifestar-se como sífilis primária, secundária ou latente recente. Já a infecção presente no indivíduo há mais de dois anos é chamada de sífilis tardia, e pode manifestar-se como latente tardia ou terciária.
Interpretação: Usado para o diagnóstico e acompanhamento da terapêutica em pacientes com sífilis. São obtidos títulos elevados (>1/32) nas fases primárias ou secundárias da doença, tendendo a se normalizar após o tratamento.
Quantas Benzetacil tem que tomar para curar a sífilis?
Na sífilis primária, você precisa de 2 doses da Benzetacil; na secundária e latente precoce, 4 doses, sendo 2 doses, por 2 semanas; na latente tardia e terciária, 6 doses, sendo 2 doses por 3 semanas. Essas doses tratam 98% dos casos de sífilis. O controle de tratamento deverá ser realizado em 3 meses com novo VDRL.
Sífilis. Sim, a sífilis, que é uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível), pode ser transmitida pelo beijo se a outra pessoa estiver contaminada e com alguma ferida na boca! Entretanto, a forma mais comum de contágio é sexual.
A penicilina é o tratamento de primeira escolha para a sífilis; entretando, alguns indivíduos apresentam reações alérgicas à penicilina e não podem utilizá-la. A doxiciclina, na forma farmacêutica comprimido e na concentração de 100mg, já é disponibilizada pelo SUS, para outra indicação terapêutica.
A sífilis não cura sozinha, não existindo uma cura espontânea dessa infecção. No entanto, após o surgimento da ferida, mesmo sem o tratamento, é possível que a pele cicatrize totalmente, mas isso não significa que houve uma cura natural da sífilis, mas sim uma progressão da doença.
Se a doença não for tratada, continua a avançar no organismo, surgindo manchas em várias partes do corpo (inclusive nas palmas das mãos e solas dos pés), queda de cabelos, cegueira, doença do coração, paralisias. Caso ocorra em grávidas, poderá causar aborto/natimorto ou má formação do feto.
A sífilis, por ser uma doença causada por bactéria, é tratada com antibióticos. O tratamento, que varia entre 1 a 14 dias, dependendo da avaliação clínica e do estágio da doença, é feito à base de penicilina benzatina, sendo altamente eficiente, principalmente nas fases iniciais.
Para o tratamento da sífilis primária, as duas doses de 1.200.000 unidades devem ser feita na mesma oportunidade. Uma injeção intramuscular em cada glúteo.
Benzetacil®: Medicamento pronto para uso. O frasco deve ser vigorosamente agitado antes da retirada da dose a ser injetada, para completa homogeneização do produto. Bepeben®: reconstituir com 3,2 mL do diluente próprio (água para injeção). O volume final é de 4 mL.
Injeção única de 300.000 a 600.000 unidades de Benzetacil® (benzilpenicilina benzatina) para crianças até 27 kg. Injeção única de 900.000 unidades para crianças maiores. Injeção única de 1.200.000 unidades para adultos.