Verificaram os Autores que o albendazol é muito eficiente no tratamento da enterobíase. Usando dose única de 10 mg/kg, obtiveram 100% de curas quan- do administraram esse anti-helmíntico a 29 crianças.
Quanto tempo leva para o albendazol matar os vermes?
Seu nome comercial é Zentel, Albel ou Parasin, mas também pode ser encontrado na forma de genérico como Albendazol. O albendazol deve ser usado somente com indicação médica, por adultos ou crianças, após confirmação do tipo de verme, o que também orientar o tempo de tratamento, que pode variar de 1 a 5 dias.
E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido. Aí basta agitar e beber.
O tempo que o albendazol leva para eliminar os vermes intestinais é variável, dependendo principalmente da forma como o intestino de cada pessoa se move. Além disso, alguns vermes são mais sensíveis à ação do medicamento, sendo mais facilmente eliminados.
Estudos mostram que o medicamento é eficaz no tratamento de infecções por Ascaris lumbricoides, Enterobius vermicularis, Necator americanus, Ancylostoma duodenale, Trichuris trichiura, Strongyloides stercoralis, Taenia spp.
Atualmente, o tratamento de escolha da estrongiloidíase é com ivermectina. Em comparação ao albendazol, a ivermectina tem um perfil de segurança semelhante e eficácia superior.
Pamoato de pirvínio 700mg (10mg/kg) Dose única Repetir após 14 dias. Mebendazol 100mg 12/12h por 3 dias Repetir após 14 dias; Albendazol 400mg (10mg/kg) Dose única Repetir após 14 dias.
Depois o verme deixa o corpo e os sintomas cedem. Geralmente, a bolha sara depois que o verme adulto sai do corpo. Todavia, em cerca de 50% das pessoas, surgem infecções bacterianas ao redor da abertura para o verme.
O tratamento da parasitose intestinal geralmente envolve o uso de medicamentos antiparasitários. Os medicamentos específicos variam de acordo com o tipo de parasita envolvido. Além disso, é preciso também tratar a anemia ou outras condições que surgiram devido ao parasita.
Para Larva migrans cutânea adultos e crianças acima de 2 anos devem tomar 1 comprimido de albendazol 400mg sendo 1 dose por dia por 1 a 3 dias. Para Opistorquíase (Opisthorchis viverrini) adultos e crianças acima de 2 anos devem tomar 1 comprimido de albendazol 400mg sendo 2 doses por dia durante 3 dias.
2. No tratamento da ascaridíase, o albendazol apresenta taxa de cura acima de 95%. Já a Annita, possui taxa de cura de 90 a 100% nos casos de infecção leve, mas apenas de 50 a 80% nos pacientes com grande eliminação de ovos de ascaris pelas fezes (mais de 10.000 por cada grama de fezes).
“Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.
Quanto ao tratamento, geralmente são utilizados medicamentos que eliminam o agente etiológico da doença, chamados de antiparasitários. No caso das verminoses, os fármacos chamados de vermífugos matam e eliminam os vermes contidos no organismo.
O fármaco deve ser repetido após 15 e 21 dias apenas nos quadros de parasitose pelo Strongyloides stercoralis a fim de garantir que seja eliminado, uma vez que o medicamento age no verme adulto, podendo seus ovos sobreviverem mesmo após a primeira dose.
O albendazol é um anti-helmíntico que pertence à classe dos benzimidazólicos. Esse antiparasitário é um dos mais usados na prática médica devido à extensa lista de vermes contra os quais ele é eficaz. Entre os nomes comerciais mais famosos do albendazol estão: Zentel, Zolben, Parasin, Albel, Mebenix e Albentel.
Em geral, os sintomas mais comuns das verminoses são a diarreia, fezes sanguinolentas, anemia, dor abdominal, náuseas com ou sem vômitos, emagrecimento e perda do apetite.
A coceira intensa à noite acontece porque as fêmeas do verme se dirige até o ânus para colocar seus ovos na região perianal, causando os sintomas e podendo fazer com que a pessoa tenha dificuldade para dormir.
Eliminação de vermes adultos nas fezes também pode ocorrer. Em casos de grande infestação de vermes, um “bolo” de áscaris pode causar obstrução intestinal, sendo necessária intervenção cirúrgica ou endoscópica para a remoção dos vermes.
Estudos mostram que o albendazol é eficaz no tratamento de infecções por Ascaris lumbricoides, Enterobius vermicularis, Necator americanus, Ancylostoma duodenale, Trichuris trichiura, Strongyloides stercoralis, Taenia spp.
Para que serve e como funciona o Albendazol? O albendazol faz parte de uma classe de compostos anti-helmínticos e antiparasitários benzimidazólicos. Este medicamento tem a capacidade de eliminar vermes e parasitas do do corpo humano, matando-os.