Egbó é o nome iorubá dado à famosa canjica branca, comida votiva servida a quase todos os orixás e principalmente a Oxalá. É feita de milho branco cozido ao qual podem ser acrescentados diversos elementos, como água, banha de ori, mel e azeite doce, entre outros.
Para que serve banho de canjica branca na Umbanda?
De acordo com algumas religiões, a Canjica traz paz e serenidade para quem precisa de direcionamento e abertura de caminhos. O Banho de Oxalá pode trazer equilíbrio mental, além de promover cura na alma e nos processos mais desafiadores. ESTÁ NO AR O PREVISOES 2023!
A comida principal de Oxóssi é o axoxô, um prato de milho enfeitado com coco. Ele aprecia grãos de forma geral, como feijão-fradinho. Ele também come uma versão do nosso sarapatel. Saiba mais: Qual a diferença entre candomblé e umbanda?
A oferenda a base de milho-branco tem um valor inestimável no candomblé. O grande fundamento é que, em todos os rituais, por menor que este seja, alguma comida com milho-branco deve estar presente, seja ela em forma de «ebô», «akasa», «aberem», «dibô», «denguê», que possibilita paz, alegria e longevidade.
Exu é um orixá que tem prioridade nos rituais do candomblé. É a divindade que primeiro deve receber as oferendas. Suas comidas, à base de farinha de mandioca, dendê, cachaça e pimenta, são preparadas com todo o cuidado, para que esta divindade possa receber tudo corretamente.
Entre os muitos nutrientes que possui, o ácido fólico (também conhecido como Vitamina B9) é um dos que se destaca na canjica. Ele é um dos responsáveis pela formação das células do corpo humano e contribui para o equilíbrio do organismo.
Além de ser muito popular em religiões de matriz africana, a canjica é um poderoso grãos que serve de ingrediente para rituais de atração de dinheiro e prosperidade. Do mesmo modo, os banhos de canjica também ajudam que você tenha energias mais positivas durante o dia.
Por fim, pegue um papel branco e escreva seus pedidos a Oxalá. Coloque este papel em um recipiente junto com a canjica usada para o banho. Guarde este ritual por três dias e depois, jogue fora.
A quizila é uma forma de enjoo, ou algo que dá ojeriza. A quizila vem através do orixá: são as coisas que você não suporta, que não combinam com você, e que então não deve comer, porque não pode comer o que não se dá bem com você (Depoimento de Kiko, pai-de-santo de um terreiro ketu).
A canjica branca nada mais é do que um tipo de milho, o milho branco. A canjica, principalmente utilizada para o preparo do prato típico brasileiro de mesmo nome, pode ser feita a partir do milho branco ou do amarelo. O milho branco é o mais utilizado para o preparo dessa sobremesa.
Primeiramente, a dona dos ventos e das emoções intensas recebe velas brancas, amarelas e vermelhas. Além das velas, Iansã também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas. A oferenda para esta Orixá deve ser deixada em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.
Egbó é o nome iorubá dado à famosa canjica branca, comida votiva servida a quase todos os orixás e principalmente a Oxalá. É feita de milho branco cozido ao qual podem ser acrescentados diversos elementos, como água, banha de ori, mel e azeite doce, entre outros.
Lave a canjica branca e cozinhe-a em água, em panela de pressão, por aproximadamente 40 minutos. Após o cozimento, escorra a água e deixe a canjica esfriar naturalmente. Coloque uma boa porção de canjica no prato branco e faça seus pedidos a Oxalá para o novo ano.
Este banho promoverá paz interior, serenidade na alma, bem-estar emocional, atraindo assim tranquilidade e harmonia para sua essência. Cozinhe aproximadamente 250gr de canjica branca na panela de pressão com uns 02 litros de água. Deixe amornar.
O milho branco é mais suave do que o amarelo e com textura mais delicada. É usado para fazer tortilhas e algumas variedades de pipoca. Além disso, é o mais tradicional para a canjica branca (mungunzá, no nordeste), que pode ser feita com canela, leite de coco, leite condensado (opcional) e cravo.
Exu é nosso cúmplice, amigo fiel, quando estamos esforçando-nos para melhorarmos intimamente. Em contrário, fantasias mirabolantes, aspirações de soluções mágicas sem esforço individual, desejo ardiloso de ganho fácil se aproveitando da inocência dos outros, isso tudo não atrai a ação cósmica de Exu, afastando-o.
Exu Tranca Rua das Almas gosta muito de cachaça, conhaque, uísque, charuto, velas pretas e vermelhas, cigarros e farofa. Essa é uma entidade poderosa, capaz de mudar a sua vida. Desse modo, deve ser respeitada ao máximo.
Em geral bebidas destiladas são oferecidas: cachaça, conhaque, uísque. Fuma charuto. Por ser um Exu ligado às Almas, Tranca Rua das Almas atua protegendo ambientes e pessoas de Eguns. Por esse mesmo motivo, o Dia de Finados é um dia votivo específico para esta entidade.