A espessura mínima das pastilhas de freio deve ser de 2mm. Abaixo deste valor ocorre o contato entre o metal das pastilhas e o metal do disco, o que diminui sua eficiência, traz riscos para a segurança e pode danificar os discos causando prejuízos ainda maiores.
Em geral, o primeiro sinal de que a troca de pastilha de freio deve ser feita é o surgimento de ruídos metálicos constantes no processo de frenagem. Outro ponto que ajuda a entender qual o melhor momento da troca é quando a peça atinge sua espessura mínima, de 2mm, perdendo boa parte do seu desempenho.
A espessura da pastilha de freios pode ser percebida a olho nu. Localizada na roda, sua espessura mínima é de 2mm; A eficiência dos freios é comprometida, tendo que realizar um esforço maior para a frenagem do carro; Após atingir a quilometragem de rodagem estipulada pelo manual.
Desgaste visual: inspeção visual das pastilhas através das rodas pode revelar o nível de desgaste. Se as pastilhas estiverem muito finas, é hora de substituí-las; Luz do freio acesa: em alguns veículos, a luz do freio no painel pode indicar desgaste excessivo nas pastilhas ou problemas no sistema de freio.
Quilometragem alta. Pode ser que as pastilhas do seu carro não tenham apresentado nenhum dos sinais já citados acima, só que, mesmo assim, elas devem ser trocadas. O ideal é que a substituição das peças seja feita a cada 20 mil km rodados.
Assim como grande parte dos componentes de um veículo, as pastilhas também possuem uma vida útil. Segundo especialistas, as pastilhas de freio duram entre 30 mil e 40 mil quilômetros rodados.
Isso acontece porque as pastilhas têm um indicador de desgaste que ao tocar no disco, emite um ruído metálico. Desconforto no pedal: quando ao pisar no freio, você sentir o pedal mais duro ou então mais fraco, de forma diferente do que está acostumado, também pode ser um sinal.
Normalmente, a indicação das montadoras é para que a revisão preventiva seja feita a cada 5.000 km. Especialistas em freios, por sua vez, orientam que o condutor faça a substituição da pastilha entre 30.000 e 40.000 km rodados.
Após a troca das pastilhas de freio, é importante sangrar o sistema para remover qualquer ar que possa ter entrado. Ignorar este passo pode resultar em um pedal de freio esponjoso e reduzir a eficácia da frenagem.
O conjunto pastilha e disco de cerâmica tem durabilidade e resistência muito maiores que as metálicas. Pastilhas de cerâmica tornam a frenagem muito mais silenciosa.
De maneira geral, o sistema de freios como um todo deve ser verificado a cada 10 mil quilômetros percorridos. No entanto, o disco de freio provavelmente atinge o final de vida útil próximo aos 40 mil quilômetros. É importante estar atendo às indicações de uso específicas de cada fabricante.
A espessura mínima das pastilhas de freio deve ser de 2mm. Abaixo deste valor ocorre o contato entre o metal das pastilhas e o metal do disco, o que diminui sua eficiência, traz riscos para a segurança e pode danificar os discos causando prejuízos ainda maiores.
O recomendado pelas montadoras é que a revisão preventiva seja feita a cada 5.000 km, já os especialistas em freios orientam a substituição entre 30.000 e 40.000 km rodados, depois desse período o desgaste é inevitável!
É o sexto ano consecutivo que a COBREQ é avaliada como categoria Ouro – a Melhor Marca de Pastilhas de Freio – na premiação, um reconhecimento para a empresa que trabalha no desenvolvimento de tecnologias com foco na segurança.
Qual o valor da mão de obra para trocar pastilhas de freio?
A substituição de pastilhas de freio é uma operação comum em oficinas mecânicas. No entanto, o custo varia bastante. Podemos dizer que o custo das pastilhas em si varia de R$ 50 a R$ 300, enquanto a mão de obra estaria custando entre R$ 100 e R$ 200.
Ao utilizar os freios em descidas você causa superaquecimento no sistema de freios, tanto na pastilha quanto no disco. Isso faz com que o desgaste nas peças seja alto. Assim, sempre que estiver descendo uma ladeira, lembre-se de utilizar o freio do motor com o carro engrenado.
E a explicação foi de que o desgaste na frente é muito superior ao das rodas traseiras, porque quando o carro é refreado, o centro de gravidade se desloca para frente.
Também podemos citar desconfortos no pedal de freio como sinal de que há necessidade de trocar as pastilhas. Em casos em que elas estão frágeis, por exemplo, ou muito duras, pode ser esse o problema. Por isso, é importante fazer a manutenção e, em caso de necessidade, substituir a peça!