O criador do imortal Sherlock Holmes, o mais célebre detetive de toda a história da literatura, tantas vezes adaptado ao cinema, à televisão e à rádio, o britânico Arthur Conan Doyle (1859-1930), era médico, formado pela Universidade de Edimburgo, tendo mais tarde obtido a especialização em Oftalmologia.
Usando como base as histórias de Conan Doyle, ele aplicou três métodos para estimar o quociente de inteligência do detetive e concluiu que seu QI era de 190.
Ouça este artigo: O famoso detetive Sherlock Holmes, embora de tão familiar pareça pertencer ao mundo real, é na verdade um personagem fictício gerado pela mente do médico e escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle.
Onde fica o escritório de Sherlock Holmes e Dr. Watson?
Sherlock Holmes e seu amigo, o Dr. Watson dividiam um apartamento na rua Baker, mais precisamente no número 221B. Este endereço realmente existe e fica na região de West End, em Londres. O local recebeu muitas correspondências que chegavam de todo o mundo por se tratar de um endereço de verdade.
Inspirado por um professor que Doyle teve quando estudou medicina, o personagem de Sherlock Holmes surpreende os leitores por sua imensa capacidade de análise, dedução e observação e por seu vasto conhecimento em diversas áreas da ciência.
Em várias décadas de publicações, apenas uma mulher conquistou o coração de Sherlock Holmes nos livros, ela se chama Irene Adler. A personagem feminina criada por Sir Arthur Conan Doyle apareceu em apenas um conto, chamado “Um Escândalo na Boêmia“, de 1891.
E no caso do detetive Sherlock Holmes esse rival se chama James Moriarty. O vilão apareceu primeira vez em 1893, na publicação do livro “O Problema Final”, escrito por Sir Arthur Conan Doyle. Na história Holmes tenta prender Moriarty, considerado o maior bandido da Europa.
A irmã mais nova de Sherlock Holmes, Enola Holmes, não é uma criação de Doyle e nem inspirada em alguém real. A personagem interpretada por Millie Bobby Brown foi criada do zero pela autora norte-americana Nancy Springer, em 2006.
John H. Watson é um personagem de ficção, biógrafo e companheiro nos casos de Sherlock Holmes, o famoso detetive do século XIX criado pelo escritor britânico Sr. Arthur Conan Doyle.
Nem todos sabem, mas Sherlock Holmes possui um irmão mais velho. Seu nome é Mycroft Holmes. Segundo o próprio Sherlock comentou em uma das histórias, Mycroft é mais inteligente, possui mais senso de observação e dedução que ele. A dupla participou de várias aventuras nos livros escritos por Sir Arthur Conan Doyle.
Durante toda a saga, Sherlock Holmes explica ao seu fiel companheiro Dr. Watson a importância da observação de pequenos detalhes. “As coisas aparentemente mais insignificantes são as de maior importância”.
O americano William James Sidis, que nasceu em 1898 em Nova York, foi a pessoa mais inteligente de todos os tempos – pelo menos segundo os testes de QI.
A descrição do uso de cocaína por Sherlock aparece no segundo livro publicado – O signo dos quatro: “Sherlock Holmes tomou o frasco que estava sobre a borda da lareira e, abrindo um elegante estojo de marroquim, tirou sua seringa hipodérmica.
As primeiras 12 histórias compõem a coletânea As aventuras de Sherlock Holmes, lançada em 1892. Em 1893, para consternação geral, Conan Doyle matou o detetive nas cataratas de Reichenbach, na cidade suíça de Meiringen.
Apresentado ao grande público em 1887, no livro Um Estudo em Vermelho, Sherlock Holmes é um detetive brilhante que usa a lógica dedutiva e a metodologia científica para desvendar os mistérios que a polícia britânica Scotland Yard não consegue.
Quando Watson comunica a Holmes seu casamento com Mary, o detetive deixa escapar um suspiro de desilusão. Mas elogia sua futura esposa, dizendo que ela possui um verdadeiro gênio e se daria muito bem no trabalho de investigação. Watson e Mary se casam em maio de 1889.
A sua admiração por Irene Adler em "Um Escândalo na Boêmia", por exemplo, é descrita pelo narrador Watson como algo próximo de um interesse romântico, ainda que distante de uma paixão: "Para Sherlock Holmes ela é sempre a mulher. Raramente ouvi ele se referir a ela de outra forma.
Em várias décadas de publicações, apenas uma mulher conquistou o coração de Sherlock Holmes nos livros. Ela se chama Irene Adler. A personagem feminina criada por Sir Arthur Conan Doyle apareceu em apenas um conto, chamado “Um Escândalo na Boêmia“, de 1891. E marcou o coração do detetive pela beleza e inteligência.
Doutor Watson, conhecido pela cultura pop como amigo e parceiro de aventuras do detetive Sherlock Holmes, ganhará uma série solo. A informação veio pelo Deadline nesta terça-feira (4), a CBS fará um drama médico sobre o personagem de Arthur Conan Doyle.
Sherlock Holmes é o detetive mais famoso do mundo, adorado por milhares de fãs. Este volume especial contém os quatro romances escritos por Sir Arthur Conan Doyle que guardam algumas de suas histórias mais famosas e queridas: Um estudo em vermelho, O signo dos quatro, O cão dos Baskerville e O vale do terror.