Quem privatizou a linha lilás?

A Linha 5-Lilás começou a funcionar em 2002 e foi privatizada em 19 de janeiro de 2018 após leilão vencido pela CCR. Passou a ser operada em regime de concessão a partir de 4 de agosto de 2018. A L5 tem 20,1 km de extensão com 17 estações.
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Quando a Linha Lilás foi privatizada?

No último sábado, 4, a ViaMobilidade, concessionária formada pelo Grupo CCR e a Ruas Invest Participações, assumiu a operação da Linha 5-Lilás, privatizada pelo governo de Geraldo Alckmin (PSDB) no início deste ano.
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Quem é o dono da linha lilás?

A ViaMobilidade é a responsável pela operação, manutenção e conservação da Linha 5-Lilás. Além disso, a Concessionária fará a reforma da Estação Santo Amaro e poderá realizar investimentos adicionais visando atender às necessidades dos passageiros.
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Quem fez a linha lilás do metrô?

O projeto de expansão da Linha 5-Lilás faz parte do programa SP nos Trilhos, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, e reúne projetos de transporte de cargas e passageiros por ferrovias, como trens intercidades (TIC), veículo leve sobre trilho (VLT), trens urbanos e metrô.
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Quem privatizou o Metrô de São Paulo?

Numa tacada só, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), privatizou a construção do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC), ligando São Paulo a Campinas, e a Linha 7-Rubi da CPTM.
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5 curiosidades sobre a Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo

Quais linhas do Metrô SP são privatizadas?

Atualmente, há quatro linhas privatizadas: a 8 (Diamante) e 9 (Esmeralda) do trem e a 4 (Amarela) e 5 (Lilás), todas operadas pela CCR, por meio de seus braços de mobilidade ViaQuatro e ViaMobilidade.
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Por que querem privatizar o Metrô?

Querem privatizar o metrô para atender a sanha de lucros dos empresários, que receberão uma espécie de incentivo do governo para manter o metrô funcionando.
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Quando foi feita a linha lilás?

A Linha 5–Lilás do Metrô de São Paulo compreende o trecho definido pelas estações Capão Redondo e Chácara Klabin, cujo trajeto tem 20,0 quilômetros de extensão. Inaugurada em 2002, permaneceu mais de 15 anos desconectada do resto da rede metroviária.
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O que aconteceu no metrô linha lilás?

Devido à falha em trem na região de Santo Amaro, os trens estão circulando com maiores intervalos. Devido manutenção programada, hoje estamos operando em via única entre as estações Alto da boa Vista e Brooklin, com maiores intervalos das 4:40 às 16:00.
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Qual a profundidade da Linha Lilás do metrô?

Ao todo, a estação Moema tem 10,9 mil m² de área construída e 23,3 metros de profundidade, que foram divididos em quatro pavimentos: acessos no nível da rua, mezanino intermediário, mezanino de distribuição e plataformas.
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Quem privatizou a Linha Amarela?

Os passagei- ros tiveram que desembarcar pelos trilhos. A Linha 4-Amarela, que é privatizada e opera- da pela concessionária ViaQuatro, não suportou a quantidade de pessoas e estações foram fecha- das.
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Quem cuida dos metrôs de São Paulo?

É controlada pelo Governo do Estado de São Paulo sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM).
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O que significa linha privatizada?

De maneira simplificada, privatização ou desestatização é a venda de uma empresa gerida pelo setor público para o setor privado, geralmente por meio de leilão.
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Quando a Linha 7 vai ser privatizada?

A concessão da Linha 7-Rubi da CPTM, que liga Jundiaí, no interior do estado de São Paulo, à estação Brás, no centro da capital, deverá ser encurtada após ser passada para as mãos dos novos donos, o que está previsto para acontecer em 28 de junho.
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Onde será a Estação Comendador Santana?

Estação Comendador Sant'Anna

A estação ficará próxima à avenida Comendador Sant' Anna, onde há vários pontos de comércio, serviços e equipamentos públicos.
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Quem é o dono da empresa ViaMobilidade?

ViaMobilidade Linhas 5 e 17 é uma empresa pertencente ao Grupo CCR, sendo responsável pela operação, manutenção e investimentos nas linhas 5–Lilás e 17–Ouro do Metrô de São Paulo por 20 anos, (2018-2038/2020-2040) por meio de contrato de concessão público-privada, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
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Qual a linha de trem de Osasco para Barra Funda?

Linha 8-Diamante - ViaMobilidade.
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Quanto custa uma passagem de Metrô em São Paulo?

BILHETE UNITÁRIO – QR CODE

Seu custo é de R$ 5,00 e é válido para uma viagem. É vendido nas bilheterias, máquinas de autoatendimento nas estações, aplicativo de celular (aplicativo “TOP” para Android e iOS), por WhatsApp (11-38882200) e em estabelecimentos comerciais credenciados.
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Quando a Linha 5 foi privatizada?

A Linha 5-Lilás começou a funcionar em 2002 e foi privatizada em 19 de janeiro de 2018 após leilão vencido pela CCR. Passou a ser operada em regime de concessão a partir de 4 de agosto de 2018.
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Qual é a estação que interliga a linha lilás e a linha?

A Linha 5 - Lilás de metrô de São Paulo faz integração gratuita com a Linha 9 - Esmeralda da ViaMobilidade na Estação Santo Amaro, com a Linha 2 - Verde do Metrô na Estação Chácara Klabin e com a Linha 1 - Azul do Metrô na Estação Santa Cruz.
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Em que ano foi inaugurada a Linha Azul do Metrô?

Esta foi a primeira linha construída pelo Metrô, iniciada no final da década de 1960 e inaugurada em 1974, tendo sido também a primeira linha de metropolitano a ser construída no Brasil. A Linha 1-Azul é conhecida por ser uma das linhas mais movimentadas, transportando milhares de passageiros diariamente.
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Quem privatizou o Metrô?

O governo do Estado está privatizando as linhas em blocos. Em 2021, as linhas 8-diamante e 9-esmeralda foram assumidas pela ViaMobilidade. A linha 7-rubi é a que está com o processo mais adiantado.
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O que acontece se privatizar Metrô?

A privatização aumenta a intensidade do trabalhado dos metroviários, reduzindo a segurança. A privatização serve apenas para administrar a linha e não resulta na sua ampliação.
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Quais os benefícios de privatizar o Metrô?

Linhas privadas ganham 4 vezes mais, mas transportam menos que Metrô e CPTM. Expectativa: privatizar os trilhos de São Paulo vai trazer mais eficiência e economia para o Estado. Realidade: falhas graves nas linhas operadas pela iniciativa privada, enquanto Metrô e CPTM, estruturas públicas, ficam com o prejuízo.
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