Em etapas iniciais, o câncer é microscópico e permanece localizado no colo uterino. Em sua evolução, caso não tratado, o tumor invade os tecidos vizinhos, especialmente a parede vaginal e os ligamentos que suspendem e sustentam o útero, podendo chegar ao assoalho pélvico e também ao restante do útero.
O que pode levar ao câncer do colo do útero? A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV – Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.
Trata-se de um tipo de neoplasia maligna que se desenvolve nas células da parte inferior do útero que se conecta à vagina. Com a evolução dos estudos e pesquisas é possível afirmar que mais de 90% dos diagnósticos estão relacionados ao Papilomavírus humano (HPV).
Câncer de colo de útero: sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento
Quanto tempo demora para desenvolver câncer de colo de útero?
Para que o câncer do colo do útero se desenvolva em mulheres com sistemas imunológicos normais, são necessários de 15 a 20 anos. Em mulheres com sistemas imunológicos debilitados – as que estão infectadas pelo vírus HIV e sem tratamento –, o desenvolvimento do câncer pode levar apenas de 5 a 10 anos.
O diagnóstico das lesões pré-cancerosas e cancerosas é feito pelo exame de Papanicolau, que deve ser realizado em mulheres a partir dos 25 anos, com vida sexual ativa, como prevenção e rastreamento precoce de doenças; pela colposcopia - que permite a visualização do colo do útero e da vagina com lentes de aumento - e ...
Estágio I: Tumor restrito a uma parte do corpo, sem comprometimento linfático. Estágio II: Localmente avançando com comprometimento do sistema linfático ou espalhado por mais de um tecido. Estágio III: Localmente avançado, espalhado por mais de um tecido e causando comprometimento linfático.
Podemos identificar três estágios nesse processo: o estágio de iniciação, o estágio de promoção e o último, que é o estágio de progressão. No estágio de iniciação, ocorre modificações nos genes da célula, as quais se tornam geneticamente alteradas, por agentes cancerígenos.
O que pode ser confundido com câncer de colo de útero?
Os sintomas de câncer no útero podem ser confundidos com outras doenças, como a endometriose, por exemplo, e isso pode retardar o diagnóstico, o que contribui para o agravamento do caso.
Entre os sinais que podem surgir, estão as dores na região do abdômen e região pélvica, especialmente ao ir no banheiro ou durante as relações sexuais.
O câncer de colo de útero pode fazer com que o corrimento vaginal fique com mau cheiro e rosado, marrom ou com sangue. A mudança de cor pode ser um sinal de sangue no corrimento e a mudança no odor e pedaços de tecido podem ser resultado da infecção do tumor.
Quais são as chances de cura do câncer de colo de útero?
“Por essa razão, mais uma vez é importante a conscientização sobre a prevenção desse tipo de neoplasia, pois a taxa de cura em estágios iniciais pode chegar a 95%, quando diagnosticado tardiamente a taxa cai para 50% a 70% em cinco anos.”
O câncer em qualquer parte do corpo pode provocar sintomas genéricos como perda de peso sem que esteja realizando uma dieta para perder peso ou exercícios intensos, cansaço frequente e dor que não passa. No entanto, para chegar ao diagnostico correto é preciso fazer uma série de exames para descartar outras hipóteses.
A fadiga é muito comum em pacientes com câncer no sangue. A fadiga relacionada ao câncer é caracterizada por exaustão excessiva e persistente que interfere nas atividades e funções diárias.
'Não sentia nada, de repente descobri 2 tipos raros de câncer aos 21 anos' O designer Pedro Miranda, de 22 anos, descobriu em 2021 dois tipos de câncer no cólon, uma parte do intestino grosso. Esses tumores são raros em jovens e o diagnóstico só ocorreu porque médicos desconfiaram de uma anemia que não melhorava.
No estágio I, o câncer está restrito ao colo uterino. No estágio II, a doença atinge além do colo uterino, mas não afeta a parede pélvica ou o terço inferior da vagina. No estágio III, a doença atinge a parede pélvica ou o terço inferior da vagina.
Qual é o tratamento indicado para câncer em estágio inicial?
Por exemplo, o tratamento para um câncer em estágio inicial pode consistir em cirurgia ou radioterapia, enquanto um tumor em fase mais avançada pode precisar ser tratado com quimioterapia. Os médicos também utilizam o sistema de estadiamento para prever o curso da doença.
Quando sabemos que o câncer está em fase terminal?
É quando se esgotam as possibilidades de resgate das condições de saúde do paciente e a possibilidade de morte próxima parece inevitável e previsível. O paciente se torna "irrecuperável" e caminha para a morte, sem que se consiga reverter este caminhar.
Corrimento vaginal alterado, com odor, aspecto e coloração diferente. Dor abdominal ou pélvica constante, sobretudo ao urinar e durante as relações sexuais. Sensação de pressão no fundo do abdômen.
Como descobri que estava com câncer de colo de útero?
Pelo exame de Papanicolau, é possível detectar as células que estão alteradas que podem ser indícios de câncer de colo de útero. Realizá-lo na periodicidade indicada é fundamental para evitar o câncer.
Quanto tempo o câncer de colo de útero se desenvolve?
Na maioria das vezes, o desenvolvimento do câncer do colo do útero demora vários anos. No entanto, em casos raros, ele pode se desenvolver em apenas 1 ano. Essa é a razão pela qual a detecção e o diagnóstico precoce é tão importante.