Colete é a peça de roupa, tanto masculina quanto feminina, que cobre somente o tórax e o abdome. Sem mangas ou gola, o colete deixa de fora os braços. Pode ter o objetivo de proteger seu usuário contra o frio.
Em situações de emergência, como naufrágios ou quedas acidentais na água, o colete oferece uma chance significativa de sobrevivência. Ele mantém a cabeça da pessoa fora da água, evitando afogamentos.
O colete, nosso tema de hoje, ainda está presente na vida de muitos. Principalmente em empresas que utilizam a peça como uniforme. Além de confortável, a roupa padroniza as equipes e permite que os funcionários se mantenham aquecidos durante as suas tarefas do dia.
O colete é usado em casos como os de hérnia de disco, escoliose, artrose, e espondilolistese, e fará com que o paciente sinta menos dor e possa realizar as atividades do dia a dia com mais facilidade.
COLETE POSTURAL AJUDA OU PREJUDICA? - Fisioprev com Guilherme Stellbrink
Quem deve usar colete?
locais com baixa luminosidade ou baixa visibilidade; locais que apresentam condições climáticas favoráveis para a ocorrência de acidentes, como neblina, chuva forte, entre outros; qualquer atividade que coloque o trabalhador em risco por falta de visibilidade.
Coletes são úteis para tratamento de deformidades da coluna de crianças e adolescentes. As deformidades podem ser do tipo escoliose (desvio em S) ou hipercifose (corcunda aumentada). “Coletes para desvios na coluna devem ser utilizados apenas na fase de crescimento.
O uso do colete, geralmente, é considerado como uma grande tradição para os motociclistas e faz parte da identidade e cultura dos moto clubes. Por isso, existem várias razões para a sua utilização.
O colete masculino social é muito tradicional, tipo os de linho, usado como terceira peça pra completar o conjunto de calça e camisa social. Fica ótimo pra vestir em casamentos, formaturas, encontros formais e até mesmo pra uma importante reunião de negócios.
É indicado, principalmente, em casos de contusões, fraturas de costela e de vértebras torácicas osteoporóticas. O colete elástico abdominal proporciona o enfaixamento compressivo, modelando a cintura.
O uso do colete salva-vidas é obrigatório em pequenas embarcações, jet-ski e barcos de médio porte e abertos e lanchas. A embarcação que não possuir o acessório ou que tenha passageiros sem usá-lo, está sujeita à proibição de navegar, e o proprietário deverá ser multado em valores que variam de R$ 40 até R$ 3,2 mil.
Os coletes ortopédicos proporcionam a correção da curvatura para os casos de escoliose ou cifose em crianças e adolescentes, evitando a progressão da deformidade e corrigindo o alinhamento durante a fase de crescimento. É um importante aliado na prevenção de uma cirurgia de coluna.
Para aliviar dor no pescoço (cervicalgia), que pode ter várias causas: Compressão de nervos do pescoço; Desgaste ósseo e da cartilagem com o avançar da idade originando uma curvatura excessiva do pescoço ou espondilose cervical; Rigidez do pescoço por tensão muscular, stress, má postura, entre outros.
Para que serve o corretor postural? O corretor postural serve para dar suporte para a parte inferior das costas, ombros e pescoço. Ele funciona colocando os ombros para trás e deixando as costas mais retas. Assim, o corpo fica alinhado da forma ideal, evitando problemas de coluna e melhorando a qualidade de vida.
Os coletes de inverno apresentam diversos benefícios, especialmente nesse período de baixas temperaturas. Entre os principais aspectos positivos, estão a proteção, o conforto e a facilidade de uso. Destacaremos essas questões logo a seguir.
Embora seja o material mais utilizado, o Kevlar não é a única alternativa na construção de coletes à prova de bala. Outra fibra, chamada Vectran, é capaz de apresentar resistência até duas vezes superior à do Kevlar, chegando a ser até 10 vezes mais resistente do que o aço.
Composição do Kevlar: longas cadeias de anel benzeno interconectadas com grupos amida. O que o torna um polímero altamente resistente é a estrutura organizada da cadeia.
O Colete deve ser usado 20 a 24 horas do dia, deve ser remodelado a cada 4 meses durante o pico de crescimento máximo e a cada 6 meses após este pico. A cada visita é importante a realização de nova radiografia panorâmica para avaliar a progressão da curva e efetividade do uso do colete.
O Colete de Segurança é um importante equipamento que tem como objetivo principal proteger o corpo do trabalhador contra diversos tipos de risco. Assim como qualquer outro EPI, o produto é obrigatório e exige uma atenção especial no momento da escolha.
Essa peça de roupa vai te manter aquecido na região do tronco, que é onde mais precisamos proteger do frio. O colete é versátil e combina com diversas ocasiões de frio moderado ou mais intenso. O colete de inverno é uma peça sem mangas que muitas pessoas adoram pela funcionalidade, praticidade e estilo.
O colete masculino social é muito usado em casamentos, tanto por noivos, quanto padrinhos e convidados. Além disso, a peça é também apropriada para outras ocasiões formais, como formaturas, jantares de gala e eventos corporativos de alto nível.
O colete remonta a Roma Antiga, quando foi criado para a proteção do usuário durante as batalhas. Com a modernização da sociedade, passou a ser feito em diversos tecidos para esquentar o corpo por baixo das roupas. É nesse momento que ganha o toque de alfaiataria.