O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 01 – Redução no Valor Recuperável de Ativos é definir procedimentos visando a assegurar que os ativos não estejam registrados contabilmente por um valor superior àquele passível de ser recuperado no tempo por uso nas operações da entidade ou em sua eventual venda.
O Impairment test tem o objetivo de assegurar que os ativos de longo prazo da empresa sejam registrados nas demonstrações contábeis por um valor superior àquele que possa ser recuperado pelo seu valor de uso ou alienação.
Como o objetivo do CPC 04 é definir o tratamento contábil que deve ser dado justamente aos ativos intangíveis – bem como o seu controle, reconhecimento, identificação, mensuração, aplicação e apuração –, a orientação é que o ativo intangível com vida útil indefinida não deve ser amortizado.
O que é e como funciona o teste de Impairment (CPC 01)?
Dentro das Normas Contábeis Brasileiras, a CP01 trata sobre o teste de Impairment, que basicamente refere-se à redução do valor recuperável de um ativo.
Perda por desvalorização é o montante pelo qual o valor contábil de um ativo ou de unidade geradora de caixa excede seu valor recuperável. Valor recuperável de um ativo ou de unidade geradora de caixa é o maior montante entre o seu valor justo líquido de despesa de venda e o seu valor em uso.
CPC 01 - Redução Valor Recuperável de Ativos [SUPER AULA]
Qual é a diferença entre depreciação e desvalorização?
A depreciação ( português brasileiro) ou desvalorização ( português europeu) é o custo ou a despesa da obsolescência dos ativos imobilizados, como por exemplo máquinas, veículos, móveis, imóveis ou instalações. Ao longo do tempo, com a obsolescência natural ou desgaste com uso na produção, os ativos vão perdendo valor.
O teste de impairment é uma abordagem contábil e financeira para avaliar se os ativos das empresas são realmente avaliados a seus valores contábeis corretos. O teste de impairment é uma exigência regulatória para que os ativos sejam ajustados e reconhecidos nos registros contábeis de uma empresa.
O Código de Processo Civil é a ferramenta que define os procedimentos e prazos dos atos processuais no país. Assim, sua função é regular o processo civil, estabelecendo normas para as partes, os advogados, juizes, maneira que o processo deve ocorrer, etc.
Criado pela Resolução CFC nº 1.055/05, o CPC tem como objetivo "o estudo, o preparo e a emissão de documentos técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu ...
O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 02 – Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis é como registrar transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis de uma entidade no Brasil, registrar as variações cambiais dos ativos e passivos em moeda ...
O objetivo deste Pronunciamento Técnico é requerer a prestação de informações acerca das alterações históricas de caixa e equivalentes de caixa da entidade por meio de demonstração dos fluxos de caixa que classifique os fluxos de caixa do período por atividades operacionais, de investimento e de financiamento.
O objetivo deste Pronunciamento Técnico é assegurar que as demonstrações contábeis da entidade contenham as divulgações necessárias para chamar a atenção dos usuários para a possibilidade de o balanço patrimonial e a demonstração do resultado da entidade estarem afetados pela existência de partes relacionadas e por ...
O impairment estima, portanto, o quanto cada ativo vale após sua utilização, deterioração ou obsolescência. Esse mecanismo contábil é aplicado de modo a adequar os valores dos ativos no balanço patrimonial da companhia, evitando que esses bens sejam avaliados acima dos benefícios econômicos que podem render.
A obrigatoriedade do Teste de Impairment com periodicidade anual é, segundo a Lei Nº. 11.638/07, para as Sociedades de Grande Porte que tiverem, no exercício anterior, ativo total superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual superior a R $300 milhões.
Após o teste de impairment, se os resultados auferidos revelarem desvalorizações, essas perdas, devem ser registradas contabilmente em contas redutora do ativo a título de perda com impairment contra a rubrica de perda por impairment no resultado.
“Aplica-se o Código de Processo Civil, subsidiária e supletivamente, ao Processo do Trabalho, em caso de omissão e desde que haja compatibilidade com as normas e princípios do Direito Processual do Trabalho, na forma dos arts. 769 e 889 da CLT e do art. 15 da Lei n.
Atualmente, existem cerca de 50 CPCs editados – abrangendo os mais diversos assuntos da contabilidade – e constantemente são emitidos novos pronunciamentos.
Sendo assim, um CPC mais baixo significa que o seu investimento foi mais certeiro e eficiente. Enquanto isso, quando essa métrica está muito elevada, isso significa que aquele anúncio é muito caro e, dependendo do retorno obtido com a venda de um produto ou serviço, pode não ser sustentável.
Basicamente, entre os ativos cujos os valores devem ser avaliados pelo teste de impairment, estão: Aplicações financeiras. Bens de ativo intangível. Imóveis quando estes não forem contabilizados por valor justo.
O conceito de goodwill, referendado pela literatura contábil, é o montante de lucros futuros esperados acima da rentabilidade normal de uma empresa, mensurado pela diferença entre o valor da empresa e o seu patrimônio líquido avaliado a valores de mercado.
Esse processo ocorre por conta de uma série de fatores, como mudanças no mercado e obsolescência. A depreciação é uma forma de reconhecer o desgaste e a perda de valor de um ativo ao longo de sua vida útil, e é um conceito importante para a gestão financeira e contábil de empresas.