O platô de embreagem tem como principal função exercer uma carga no disco de embreagem impulsionando-o contra o volante do motor, permitindo, assim, a transferência de torque do motor para o câmbio e, também, interrompendo a transferência do torque durante as trocas das marchas.
A função do Platô é promover a união do disco de embreagem com o volante do motor. Quando pisamos no pedal do sistema, aliviamos a peça sobre o disco, promovendo o desligamento entre câmbio e motor.
Platô É um componente em forma de disco que fica entre o disco de embreagem e o volante do motor. O platô da embreagem é composto de uma mola ou diafragma que aplica pressão no disco de embreagem para que ele possa transferir a potência do motor para a transmissão.
Está peça tem como principal função pressionar as aletas do platô. Dessa forma, ele promove o afastamento das placas de pressão do mesmo, interrompendo a transmissão da rotação do motor para a caixa de câmbio.
A embreagem permite que o motor seja temporariamente desengatado da transmissão enquanto o carro está parado ou durante a mudança de marchas. Isso evita que o motor desligue ao parar o carro e permite mudanças suaves de marcha enquanto o veículo está em movimento.
O que acontece quando a embreagem para de funcionar?
2 – Embreagem travando
Uma embreagem que trava ou não engata pode ser um grande problema na hora de dirigir. Não só aumenta cada vez mais os danos causados ao conjunto como pode colocar em risco a segurança do motorista — caso ele precise realizar uma manobra e seja impedido, pois a marcha não entra.
O platô de embreagem é o componente que é fixado ao volante pressionando o disco. É por meio do platô que se interrompe a transmissão do torque do motor para possibilitar o engate das marchas e, depois, restabelecer a transmissão de torque pressionando o disco contra o volante do motor.
Um kit de embreagem é um conjunto das partes da embreagem que, na maioria das vezes, necessitam de reparação ou de substituição ao mesmo tempo. A maioria inclui um mínimo de, pelo menos, um disco de embreagem, uma placa de pressão/platô, e um rolamento especial para a embreagem.
Três partes compõem o sistema: O rolamento da embreagem, o platô (formado pela carcaça, pela placa de pressão e pela mola membrana) e o disco de embreagem. FUNCIONAMENTO: Ao pisar no pedal de embreagem ocorre o fenômeno de liberação do disco dentro da caixa de câmbio.
Planalto (ou platô) — classificação dada a uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume mais ou menos nivelado, geralmente devido à erosão eólica ou pelas águas. Dana Plato — uma atriz dos Estados Unidos que atuou na série americana Diff'rent Strokes.
O que é o efeito platô? Um platô de treino é um estágio de progresso que ocorre quando seu corpo se acostuma com as demandas da rotina de exercícios atual, o que faz com que seu progresso se estabilize. Se você atingi-lo, poderá não ver resultados, mesmo mantendo seus treinos.
Ela acontece quando o disco de embreagem é excessivamente aquecido, resultando em danos e desgaste prematuro. Esse problema pode ser causado por diversos fatores, como uma condução inadequada, falta de manutenção ou até mesmo um defeito no sistema de embreagem.
O que acontece quando o pedal da embreagem fica mole?
Um dos sintomas mais comuns de um pedal de embreagem com defeito é a sensação de que está mais mole do que o normal. Ocorre geralmente devido ao desgaste das molas ou ao vazamento de fluido da embreagem.
Quando o pedal da embreagem fica duro o que pode ser?
O pedal duro da embreagem pode indicar também uma folga exagerada dos cilindros de embreagem. Você pisa e o sistema não exerce a pressão adequada. Outro defeito que provoca a rigidez é a ligação fora de ajuste: quando o pedal é acionado, a ligação transmite a quantidade errada de força.
Quando um motorista solta o pedal da esquerda e tenta arrancar mas o carro demora a se deslocar, como se a embreagem ainda estivesse acionada: esse é o exemplo clássico de uma embreagem patinando, ou deslizando.
Os sintomas de uma embreagem desgastada são claros e incluem desde a necessidades de acelerar além do normal para movimentar o carro até dificuldade do veículo em vencer um aclive. Tudo isso indica que a potência do motor não está chegando corretamente às rodas.
Qual o barulho que faz quando a embreagem está ruim?
9. Ruído no câmbio. Se você ouve um barulho de grilo oriundo da alavanca do câmbio que some quando você pisa na embreagem, fique atento. O defeito provavelmente está na falta de lubrificação do rolamento, peça responsável por ativar o platô.
Quando a embreagem está ruim o carro perde a força?
“Em condições normais, no aumento de rotação do motor e na transmissão adequada, o veículo tem de se movimentar na velocidade compatível”, afirma. Mas, se a embreagem estiver desgastada, o movimento do carro mostra descompasso com a aceleração exercida e a marcha engatada. Ou seja, há perda de potência.
impossibilidade de engatar as marchas; presença de fumaça: indicação forte de que o sistema está sendo muito forçado, gerando um grande atrito entre o disco de embreagem e o volante do motor; ruído intenso: pode ser ocasionado por montagem mal feita, quebra de componente ou desgaste.
Normalmente, com a troca de kit de embreagem (disco e platô), rolamentos e cabo flexível, limpeza e engraxamento, custará entre R$ 200 e R$ 400 reais de mão de obra, mais R$ 300 a mil reais em peças.