Verbo é a classe de palavras responsável por exprimir ações, estados ou fenômenos. Flexiona-se de acordo com o número, a pessoa, o tempo, o modo e a voz.
Os verbos constituem uma classe gramatical que é responsável por expressar uma ação, um estado, um desejo ou um acontecimento, ou até um fenômeno natural, por isso essa classe é fundamental à nossa comunicação. Os verbos flexionam-se em tempo, modo, número e pessoa, o que torna seu estudo complexo.
O verbo é o regente da oração, o que significa que é ele que vai definir como o seu objeto será regido. Assim, a regência verbal é a relação estabelecida entre o verbo e seu objeto.
Podemos entender o verbo como o elemento que, dentro de uma frase, permite àquele que fala ou escreve situar eventos no tempo com relação ao momento em que seu discurso está sendo produzido.
Os verbos são a classe de palavras que indica ação, estado ou fenômenos da natureza. Flexionam em pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) e em número (singular ou plural). O verbo indica uma ação, um estado ou um fenômeno da natureza.
Verbo é a classe de palavras que exprime um fato, localizando-o no tempo. Geralmente, exprime ideia de ação, estado ou fenômeno, mas também pode expressar outros tipos de fatos.
Os verbos indicam ação, acontecimento ou estado e devem ser flexionados de acordo com o número, a pessoa, o tempo, o modo e a voz. Os verbos são a classe de palavras que indica ações, acontecimentos ou estados.
Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos. - Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. Exemplo: verbo cantar. - Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence.
O que é verbo? O verbo é o termo que expressa ação, estado, fenômeno, fato, entre outros acontecimentos no enunciado. Quando a oração tem sujeito, o verbo expressa a ação realizada ou sofrida por esse sujeito. Quando ela não o tem, o verbo não se refere a uma pessoa do discurso, sendo impessoal.
Classe gramatical que indica estado, ação ou fenômeno da natureza. Verbo é uma classe de palavras variáveis em tempo, modo, número, pessoa e voz, que expressam ação, estado ou fenômenos da natureza.
Os modos verbais indicam como a ação do verbo pode se realizar. Há três modos verbais: indicativo (ação tida como real ou certa de ocorrer), subjuntivo (ação tida como hipotética ou duvidosa de ocorrer) e imperativo (ação expressa como ordem, conselho, pedido ou proibição).
A classificação dos verbos é determinada por sua flexões, que podem ocorrer conforme o número (singular e plural), pessoa (primeira, segunda, terceira), modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), tempo (presente, pretérito, futuro), voz (ativa, passiva, reflexiva) e aspecto (perfectivo, imperfectivo, inceptivo, cursivo ...
O verbo “é”, na primeira sentença, serve apenas como ligação, não expressa uma ação. O mesmo vale para “parece”: não se trata de uma ação, mas de um estado da cidade. Esta característica ao qual o verbo está ligando o sujeito, que pode ser permanente ou passageira, é chamada de predicativo do sujeito.
Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”. “Ana comeu uma torta de maçã.
Há três elementos que encontramos na estrutura das formas verbais: o radical, a vogal temática e as desinências. O radical é o portador do "sentido", da "identidade" do verbo. Vamos tomar como exemplo alguns verbos e seus radicais.
[ Gramática ] Palavra com a qual se afirma a existência de uma acção , um estado ou uma qualidade que atribuímos ao sujeito da frase ou oração. 5. Tom de voz.
Verbo (do latim verbum) é a classe gramatical de palavras que normalmente têm significado de ação, estado, mudança de estado ou fenômeno da natureza, e que variam em relação ao tempo. Exemplos: Ele plantou milho em sua fazenda. (ação/passado)
a) Verbos simples: são verbos que não se flexionam em pessoa e número e não incorporam afixos locativos. Alguns desses verbos apresentam flexão de aspecto. Todos os verbos ancorados no corpo são verbos simples.