Os jovens nascidos entre 1995 e 2010, na chamada Geração Z, estão cada vez mais cobiçados pelas empresas. Na medida em que ficam mais velhos, entram no mercado de trabalho e a renda aumenta, tornando-os consumidores com maior potencial.
No geral, as pessoas da geração Z são consideradas consumidoras informadas. Isso acontece devido à grande disponibilidade de dados e fontes de pesquisa na internet — em especial para os nativos digitais, que já estão acostumados com esses recursos no dia a dia.
Essa geração já nasceu num mundo bastante tecnológico e com uma qualidade de vida maior em virtude dos tempos prósperos, o que lhes conferiu autoconfiança e a busca pelo sucesso financeiro e independência pessoal. Tiveram maior tempo de estudo que a antecessora e, portanto, um maior desenvolvimento intelectual.
Entre as bebidas mais consumidas estão a água, o refrigerante, leite e café. Entre as categorias de bebidas, de modo geral, a geração Z é a que mais simpatiza e consome bebidas mais adocicadas como refrigerantes, achocolatados e sucos em pó.
No entanto, embora seja uma geração conectada e com fácil e rápido acesso às informações, alguns pontos negativos também estão presentes na geração Z, como a dificuldade para estabelecer relações sociais fora das redes, a baixa tolerância à frustração e dependência excessiva da tecnologia.
A expressão "geração Nutella" é uma forma de rotular os jovens que são considerados sensíveis demais, que não conseguem lidar com frustrações e que estão acostumados a receber tudo de forma fácil e rápida. Essa geração é vista como menos resiliente e mais vulnerável emocionalmente.
O consumismo na juventude também está atrelado ao grande estímulo das propagandas voltadas para este público, mas sem dúvida um dos principais motivos é o amadurecimento tardio dos jovens de hoje. “O alvo da mídia publicitária hoje são as crianças e adolescentes que compram demais.
A preocupação com a aparência é o item que consome a maior parte da mesada, sendo roupas e acessórios o que demanda maior gasto entre 37% dos jovens. Os lanches e refrigerantes vêm em seguida, com 10%, na frente dos aparelhos eletrônicos e produtos tecnológicos, com 8%.
As reclamações se iniciaram na forma de memes que eram compartilhados através do TikTok, e logo começaram a ganhar contornos críticos mais sérios. Uma das principais reclamações que a Geração Z tem sobre os Millennials é por conta da falta de confiança às vezes excessiva deles.
Os jovens da geração Z são realistas, práticos e buscam satisfazer sua necessidades financeiras e seu enriquecimento pessoal. Sem esquecerem dos campos emocionais e sensoriais. São adeptos do pensamento lógico, autodidatas e responsáveis.
Por fim, temos a geração Z com os nascidos a partir de 2000 e a Alfa, nascidos pós 2010. Mas, mais do que uma classificação cronológica, as gerações são determinadas a partir do comportamento das pessoas que nasceram no mesmo período.
4. Geração W. São pessoas que nasceram entre 1991 à 2000. Essa geração é uma subdivisão da Geração Y que quando foi criada, possuíam ainda jovens sem idade para o trabalho.
As pessoas que nasceram na época Z tendem a investir em um empreendimento próprio, por serem visionários e desejarem trabalhar à sua maneira. Como estão sempre em movimento, antenados aos acontecimentos, participam ativamente dos grupos de trabalho oferecendo ideias e dinamismo.
As crianças e os adolescentes da geração Alpha apresentam características que os distinguem das gerações anteriores, uma vez que as pessoas estão incluídas nesse grupo são aquelas nascidas a partir de 2010, em meio ao crescimento do uso da internet e dispositivos móveis.
A geração Z, que engloba os nascidos entre 1998 e 2010, é a que mais sofre com transtornos de saúde mental quando comparada com as demais gerações. Entre os entrevistados dessa faixa etária, que vai dos 13 aos 25 anos, 27% afirmaram ter ansiedade; 36% tem stress e 27% depressão.
Por que a Geração Z anda tão deprimida? Uma das possíveis causas de tamanho estado depressivo é a influência das redes sociais , que expõem os jovens a uma avalanche de informações, comparações e expectativas irreais.
Jovens da geração Z têm sintomas de depressão mais cedo do que millenials. Crianças e adolescentes estão apresentando sintomas de ansiedade e depressão mais cedo e com uma duração mais prolongada do que há dez anos.
Segundo as previsões, a Geração Z, que agrupa os nascidos entre 1995 e 2010, irá se tornar o maior grupo populacional do planeta em 2019. Em 2020, eles ocuparão mais de 20% dos postos de trabalho, demandando mudanças contundentes tanto nas estruturas e nos processos corporativos quanto nas relações profissionais.
Quais são as redes sociais mais usadas pela geração Z?
A pesquisa indica uma mudança de comportamento nos últimos anos, principalmente da geração Z, nascida depois de 1996, mostrando que as principais redes sociais usadas pelos participantes como buscadores de conteúdo on-line são YouTube, Instagram e Facebook.
Redação Economia SP. A geração Z, de pessoas nascidas entre 1998 e 2010, é a mais ansiosa, estressada e deprimida. A conclusão é da pesquisa Um olhar aprofundado sobre a saúde mental nas organizações brasileiras, lançada pela Vittude.