Qual é a melhor idade para a criança fazer balé? O ensino de balé pode começar desde muito cedo. A partir de 2 anos a criança já tem suas habilidades motoras aguçadas e pode participar das aulas da dança.
A partir dos sete anos a criança já começa a tornar-se apta a participar das aulas de ballet propriamente ditas. É aqui que começam a surgir as técnicas e o refinamento das habilidades motoras básicas adquiridas nas aulas de baby class.
Até os 8 anos é uma idade ótima para se iniciar no ballet, pois essa época da vida é ótima para absorver conhecimento. A criança está em pleno crescimento e pode se beneficiar muito do ballet, inclusive com uma melhora na flexibilidade e na postura.
Não podemos esquecer que não existe uma idade certa para começar se você está praticando Ballet por esporte. Então se você já está entrando na adolescência, na maturidade ou na meia idade, pode começar a se exercitar e descobrir uma nova paixão pelos movimentos clássicos.
Nem todas as escolas de ballet são formativas. As que são, adotam uma metodologia e um programa dividido em níveis, com cerca de 9 anos de estudo (como é o caso da nossa escola). Além disso, também são necessárias várias horas de estudo teórico e prático diariamente.
TEM IDADE CERTA PARA ENTRAR NO BALLET? | Luiza Corti
É difícil ser bailarina?
Ser bailarina envolve muitas dificuldades, mas também traz amizades duradouras, senso de responsabilidade e visibilidade à dança, além de viagens diferenciadas e uma consciência corporal impecável.
É fato que dançar não tem limite de idade, há pessoas que começam aos 20 e tem também quem começa depois dos 30 ou 40 anos… e TUDO BEM! E não se preocupe! Uma turma de Ballet Adulto é sempre bem “misturada” e você não se sentirá sozinha.
Como citamos, o ballet é uma atividade que exercita o corpo inteiro, por isso tem a capacidade de auxiliar na coordenação motora. Pois, realizar os movimentos com certa destreza também é algo que pode ser treinado e motivado.
Sim, fazer ballet depois de adulto é possível! As turmas específicas para essa turma existem e também são divididas por níveis, de acordo com o tempo de aula de cada grupo de alunos.
Não é impossível começar ballet depois de adulta com qualquer idade, pelo contrário, é muito possível. Basta você entrar na aba do Treinamento Ballet em Detalhes aqui no site que você encontra diversas histórias de Bailarinas da Vida Real, que começaram ballet depois dos seus 20, 30, 40, 50 anos e por aí vai.
Começando mais tarde (seja na adolescência, na idade adulta ou até mesmo na terceira idade) você pode fazer as aulas normalmente e levar o ballet como hobby (ou não). Vai depender da sua dedicação, da sua vontade, do quanto você prioriza o ballet na sua vida.
Ao redor dos 10 anos de idade muitas destas meninas iniciam a preparação para os exercícios de ponta, para efetivamente iniciarem na ponta ao redor dos 12 ou 13 anos de idade.
Coordenação motora, postura, equilíbrio e consciência corporal são outras conquistas obtidas com a prática do ballet clássico. Poderíamos citar um número muito maior, mas foram selecionados doze motivos pelos quais todas as crianças deveriam praticar ballet.
Auxilia na boa postura e habilidade corporal, desenvolvendo na criança habilidades motoras e cognitivas, através da consciência corporal. Ajuda no entendimento da relação entre música, ritmo e movimento controlado.
A periodicidade de duas ou três vezes por semana é recomendada somente para o público adolescente e adulto. Pois se esta periodicidade for aplicada na criança, no médio e longo prazo trará consequências negativas.
O biotipo de bailarina é muito específico: músculos alongados, longilíneos, postura elegante, muita força e leveza ao mesmo tempo. O corpo fica forte, mas ainda é muito feminino, muito elegante.
Os exercícios da musculação aumentam o volume da fibra muscular, potencializando os músculos. Protegendo as grandes articulações e a estabilidade do esqueleto de fora para dentro. Em contrapartida, o ballet sugere o trabalho das fibras musculares mais próximas ao esqueleto, por meio da isometria de alongamento.
O ballet é uma dança que exige movimentos amplos e precisos e membros muito bem alongados, pois a flexibilidade é um componente essencial para uma técnica perfeita. A flexibilidade é um benefício muito importante para o corpo, pois previne dores e encurtamento muscular e ainda promove fortalecimento.
O Ballet é muito favorável ao bem-estar físico e emocional. Ajuda em diversos fatores físicos, mentais e emocionais! A dança aumenta a resistência física, queima calorias, aprimora a coordenação motora, fortalece os ossos e a musculatura corporal e melhora a frequência cardíaca.