Qual é a fonte de energia do metrô?
A energia elétrica necessária para a operação dos trens é a principal fonte de emissões. As outras fontes são provenientes da queima de combustíveis fósseis, do uso de gases refrigerantes ou isolantes e da geração de resíduos e efluentes. Quer saber mais sobre o Inventário de emissões de GEE do Metrô?Qual energia o metrô utiliza?
Os trens do Metrô usam energia elétrica para tração.Tem eletricidade no trilho do metrô?
Você sabia que pelos trilhos do Metrô passa uma corrente contínua com tensão de 3 mil volts?Qual combustível é usado no trem?
Atualmente utiliza-se exclusivamente combustível Diesel em sua frota de locomotivas. Os elevados custos desse tipo de combustível e a necessidade de manter a competitividade, conduziu a companhia a inserir outra alternativa, ou seja, o Bi-combustível, utilização do Diesel e Gás Natural.Como funciona uma Subestação do Metrô de São Paulo?
Qual é o combustível do metrô?
O Metrô de São Paulo é reconhecido por sua alta capacidade de transporte e emissão quase nula de poluentes, já que é movido a energia elétrica e não por combustíveis fósseis.Qual a gasolina de avião?
A gasolina de aviação (GAV ou AVGAS) é o combustível utilizado predominantemente em aviões de pequeno porte, equipados com motor a pistão de combustão interna, com ignição por centelha para movimentação de sua hélice.Como é o motor do metrô?
Os motores de tração são em corrente alternada e o controle de tensão e frequência por inversores de potência. Os inversores utilizam dispositivos semicondutores de potência do tipo IGBT (Insulated Gate Bipolar Transistor) e controle microprocessado.Como o metrô dá a volta?
Em todas as estações de metrô ou de VLT, os trens trefegam nos dois lados da via. De um lado, o trem passa no sentido de ida. No outro, no sentido de volta. Sempre que chegar a uma estação, tenha em mente o nome da sua estação de destino e se informe qual o sentido correto para sua viagem.Como o metrô freia?
Os três da CPTM funcionam com freio ar comprimido, também conhecido como freio pneumático. Ele funciona da seguinte forma, quando o maquinista aciona o freio, o ar enviado dos reservatórios para o cilindro de freio. localizado em cada roda. Esses cilindros.O que fazer se cair no trilho do metrô?
“Em ocorrências desse tipo, o procedimento é tirar a energia dos trilhos, resgatar a vítima, fazer os primeiros socorros e encaminhar a vítima ao hospital, quando necessário”, informou a Companhia do Metropolitano.Qual a diferença entre metrô e trem?
Você sabe quais são as diferenças entre trem e metrô? Velocidade, distância entre as estações e questões técnicas estão entre as principais características que diferem um sistema do outro. Trens costumam ter mais carros do que os metrôs, para transportar mais passageiros.Qual a potência de um metrô?
Os CVS instalados nos trens do METRÔ-SP possuem potência nominal em torno de 117KVA / 99,45KW e eficiência de 90%.Como o metrô recebe energia?
Na maioria dos casos, o sistema funciona por motores elétricos. Além dos trilhos que conduzem os vagões, existe o que comumente é conhecido como terceiro trilho, por onde passa a tensão que energiza os trens, através de uma peça de metal acoplada aos vagões, que recebem a energia e fazem girar os motores.Como funciona o sistema elétrico do metrô?
Cada trem possui duas pequenas antenas que, durante seu trajeto, trocam mensagens com unidades de rádio instaladas ao longo da via. Essa “comunicação” é a base da tecnologia CBTC. Dentro do vagão, o pantógrafo é responsável por captar a energia que alimenta o trem.Qual a velocidade do metrô de SP?
CARACTERÍSTICAS OPERACIONAIS:Carregamento de 6 pass. em pé p/m². Capacidade de transporte: 48.000 passageiros por hora por sentido (pphpd). Velocidade média superior a 35 km/h e velocidade operacional máxima = 80 km/h.