A personalidade é formada na primeira infância, até os 2, 7 ou 14 anos, dependendo da linha de pesquisa. De acordo com Holland, ela é fruto da genética, das experiências nessa fase da vida e a influência das figuras parentais. Em síntese, o importante é que na vida adulta a personalidade está formada.
Como acontece a formação de personalidade? Quando o ser humano nasce, parte de seu cérebro não é desenvolvido, mas há uma capacidade extraordinária de aprender e adquirir tudo o que lhe é transmitido pelas condições de vida e educação. Por essa razão, os primeiros anos são decisivos na formação da personalidade.
Entre o segundo e terceiro ano de vida as crianças já são capazes de experimentar um conjunto de emoções mais complexas que tem a ver com a descoberta de si mesmas e com a manifestação da relação com os demais. As mais importantes dessas emoções são a vergonha, a culpa e o orgulho.
O período de até 5 anos é de fundamental importância no formação do caráter de uma pessoa, quando um dos fatores principais é a presença e o cuidado dos pais. Vivemos a época da criança terceirizada.
O artigo 2º do Código Civil preceitua que: “a personalidade da pessoa começa no nascimento com vida, mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro”. Por óbvio, nascituro é aquele que já foi concebido, mas ainda não nasceu. Com esta simples conceituação, inicia-se a discussão.
A formação da personalidade é desenvolvida desde a infância até a morte, afirma o Dr. Bruno Lamoglia. A personalidade é o que define cada ser humano, sendo ela a junção de características físicas, psicológicas, sociais e morais.
No Projeto de Clóvis Beviláqua, art. 3º, insistia- se: "A personalidade civil do ser humano começa com a concepção, com a condição de nascer com vida". Mas prevaleceu que a personalidade começa com o nascimento: a lei, por exceção, como que para o andamento das coisas, a fim de aguardar o nascimento".
A personalidade é relativamente estável e mutável, e o grau de mudança é específico para cada pessoa. Se sabemos que nossas disposições e fatores mais essenciais não são fixos, temos que fazer a pergunta: a personalidade pode ser deliberadamente alterada? Vários estudos recentes sugerem que pode.
Pessoas sem caráter geralmente carecem bastante de princípios éticos e morais sólidos em suas vidas. No entanto, elas podem exibir comportamentos como mentiras frequentes, falta de empatia, manipulação e desrespeito pelos outros indivíduos.
O processo de formação do caráter é iniciado na infância e acontece por meio da contribuição de diversos fatores que devem ser constantemente avaliados. Os dois principais são a interação social e a prática de virtudes, tal como foi explicado.
A personalidade se desenvolve de acordo com os padrões de pensamento, sentimentos e comportamentos que a pessoa tem durante a vida. Quanto mais esses padrões são alimentados, mais a personalidade se estabelece!
“Além da hereditariedade, as questões ambientais também exercem influência na formação e definição das nossas características. São duas forças atuando na formação da personalidade das pessoas. Nenhuma é predominante e ambas atuam em conjunto para que os traços de comportamento se manifestem”, conta Anjos.
Qual é a diferença entre temperamento e personalidade?
O temperamento seria considerado como a base biológica para a estruturação da personalidade e um dos fatores que influenciam o comportamento, enquanto a personalidade seria um termo mais amplo que inclui outras estruturas importantes além dessas, tais como as estruturas cognitivas, e auto conceito.
Diversas teorias foram desenvolvidas para categorizar e compreender as diferentes formas como as pessoas respondem emocional e comportamentalmente aos estímulos do ambiente. Entre essas teorias, destaca-se a classificação dos temperamentos em quatro tipos principais: colérico, melancólico, fleumático e sanguíneo.
O que leva uma pessoa a se tornar uma personalidade?
O desenvolvimento da personalidade se dá ao longo do tempo, com grande influência das experiências vividas na infância. No entanto, a personalidade não é imutável e, portanto, pode sofrer alterações conforme as vivências e o momento de vida da pessoa. Contudo, a personalidade não é formada apenas pela experiência.
Ela é insensível aos sentimentos e ao bem-estar de terceiros. Ela tende a interpretar erroneamente o comportamento dos outros como ameaçador e reagir de maneira agressiva. Ela pode cometer bullying, fazer ameaças, brigar frequentemente.
É possível mudar uma pessoa? Apesar de o caráter ser moldável, nem sempre é possível provocar a mudança desejada. O psicólogo Zwinglio Christopher de Oliveira explica que a base de qualquer mudança é a percepção da necessidade de se mudar e um desejo real de realizá-la.
Quanto tempo demora para uma pessoa mudar de personalidade?
Neste estudo, as mudanças reportadas foram de grande amplitude, variando dos 18 dias até aos 254 dias. Assim, percebemos que não há uma resposta exacta, o que se percebe facilmente quando falamos do comportamento humano, mas pelo menos temos um período de referência que varia entre os dois e os oito meses.
Como é chamado a pessoa que muda de personalidade?
O transtorno dissociativo de identidade, anteriormente chamado transtorno de personalidades múltiplas, é um tipo de transtorno dissociativo caracterizado por ≥ 2 estados de personalidade (também chamados alter egos ou estados do eu ou identidades) que se alternam.
A Alteração de Personalidade pode ser observada quando a pessoa apresenta uma mudança em sua maneira de ser, depois de ter sofrido alguma condição médica, psicológica, neurológica ou existencial. É como se passasse a ser outra pessoa, com reações e comportamentos bem diferentes daqueles que a caracterizavam antes.
Quantos anos se forma a personalidade de uma criança?
Por volta dos três anos de idade inicia-se um novo momento no desenvolvimento da personalidade infantil, que vai se estender até os seis anos aproximadamente: o momento dos jogos e atividades lúdicas (Bissoli, 2005).
Os fundamentos estruturais de nossa personalidade se formam bem cedo. Quando crianças, passamos por vários estágios de desenvolvimento, e nossas experiências e como respondemos a elas moldam nossa personalidade. Esses estágios principais de desenvolvimento ocorrem antes dos três anos de idade.
A personalidade é formada a partir das vivências da criança. A personalidade é uma característica do ser humano que organiza os sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais de forma que, interligados, determinam a individualidade de cada ser.