'Os filhos são herança do Senhor. ' (Salmos 127:3) Os pais têm o sagrado dever de criar os filhos com amor e retidão, atender a suas necessidades físicas e espirituais, ensiná-los a amar e servir uns aos outros, guardar os mandamentos de Deus e ser cidadãos cumpridores da lei, onde quer que morem.
Jesus respondeu: “Eu lhes garanto que todos que deixaram casa, esposa, irmãos, pais ou filhos por causa do reino de Deus receberão neste mundo uma recompensa muitas vezes maior e, no mundo futuro, terão a vida eterna”.
Qual a importância de Jesus Cristo para nossa família?
Além de salvar-nos de nossos pecados, Jesus Cristo, nosso Salvador, também nos oferece paz e forças nos momentos de provação. Ele dá o exemplo perfeito para nós, e Seus ensinamentos são o alicerce da felicidade nesta vida e da vida eterna no mundo vindouro.
As famílias são essenciais no plano de Deus para Seus filhos. Elas são a pedra fundamental de uma sociedade estável. É na família que podemos sentir amor e aprender a amar as pessoas. A vida é difícil e precisamos de pessoas em quem podemos nos apoiar.
Visão geral do livro. Na Bíblia, a família é retratada como um pilar fundamental da sociedade, um espaço sagrado onde os valores são transmitidos de geração em geração. O papel dos pais na criação dos filhos é enfatizado como uma responsabilidade divina, cheia de amor e dedicação.
A família está no centro do plano de Deus para a felicidade e o progresso de Seus filhos. A Bíblia Sagrada ensina que Deus estabeleceu famílias desde o princípio e nos mostra muitos exemplos de famílias fortes. Também nos ensina como ter uma família amorosa e feliz.
As famílias são a melhor maneira de fazer com que o plano de felicidade de Deus tenha sucesso. O plano de Deus é para que os homens e as mulheres se casem e tenham filhos. Deus também nos disse que os pais devem ensinar sua família a seguir Jesus Cristo.
Deus lhes disse: “Crescei e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a” (Gen 1,28). Por isso, a única e verdadeira família, segundo a vontade de Deus, é aquela fruto da união matrimonial de um homem com uma mulher. Não existe outro tipo de família no plano de Deus.
A Igreja valoriza a família porque foi criada por Deus, sendo um dom para as pessoas seguidoras de Cristo, do Evangelho e é ao mesmo tempo, responsabilidade humana, por tratar-se de uma missão assumida por duas pessoas, homem e mulher.
Qual o versículo da Bíblia que fala sobre a importância da família?
'Os filhos são herança do Senhor. ' (Salmos 127:3) Os pais têm o sagrado dever de criar os filhos com amor e retidão, atender a suas necessidades físicas e espirituais, ensiná-los a amar e servir uns aos outros, guardar os mandamentos de Deus e ser cidadãos cumpridores da lei, onde quer que morem.
De acordo com a Bíblia em Gênesis 1:27-28, a família é um projeto de Deus desde a criação do mundo. Deus criou o homem e a mulher para se unirem em casamento e formarem uma família, com o objetivo de se ajudarem e se completarem mutuamente, além de terem filhos e criá-los no amor e na fé.
“A família é o âmbito não só da geração, mas também do acolhimento da vida que chega como um presente de Deus”[6]. A seguir veremos nós a importância da família nos padres da Igreja, os primeiros escritores cristãos que em unidade com a palavra de Deus, elaboraram uma doutrina a respeito da família cristã.
Deus quer a família como uma “escola de amor”, um verdadeiro educandário do amor, onde a convivência conjunta de pais e filhos gere a oportunidade de exercitar esse amor.
A prioridade deve ser a família. Jesus deixa claro que a primazia deve ser a casa, mas não exclui o servir a Deus, apenas esclarece a ordem das coisas. Um exemplo de homem de fé mas que negligenciou sua família é o Rei Ezequias.
Cada pessoa da família deve fazer sua parte. O Senhor deu responsabilidades tanto aos pais quanto aos filhos. As escrituras ensinam que precisamos ser prestativos, alegres e ter consideração pelos outros.
A missão da família também é manter o altar do Senhor levantado dentro de casa. A família precisa derrubar, dentro de casa, todos os altares que não pertencem ao Senhor. Esta foi a orientação de Deus para Gideão, a fim de que o avivamento acontecesse. (Jz 6:25,26).
Os pais devem amar a Deus de todo o coração e passar aos filhos uma fé vibrante pelo exemplo e pela instrução. Isso deve ser um legado geracional. Mateus 28:18-20. Nosso filhos deverão ser nossos primeiros e principais discípulos e depois como família devemos viver a grande comissão.
A família é uma instituição sagrada criada por Deus, com a missão de povoar a terra e com um significado de unidade social selada pelo seu poder criador divino, fazendo da família a instituição humana mais antiga.
Neste sentido, temos vários exemplos: Noé, sua esposa e filhos. Obedientes e confiantes em Deus, construíram a arca para sua família e as espécies de animais, a fim de que eles fossem salvos do dilúvio anunciado, pois o povo da terra estava corrompido e desviado.
A verdadeira família, fundamentada nos princípios Divinos e que guarda o temor ao Senhor, é amor, aconchego, segurança, força e união. “Os filhos dos filhos são um a coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos.”
O poder familiar é conceituado como sendo um verdadeiro conjunto de direitos e deveres, nos quais são de atribuição dos genitores, sendo exercido em relação aos seus filhos menores e os seus respectivos bens.
A senhora do carmo e o escapulário (Mt 12,46-50) "Jesus não nega os seus irmãos, tampouco sua mãe. Isso não era possível na cultura judaica. Irmão aqui quer dizer aquele que assume a causa do reino.