A regra 50 da Carta Olímpica do Comité Olímpico Internacional (COI) foi colocada novamente em discussão. Esta regra declara que "nenhum tipo de demonstração ou propaganda política, religiosa ou racial é permitida em quaisquer locais ou outras áreas olímpicas”.
Uma história de empoderamento. Para além de um instrumento estético, o cabelo black é um símbolo de resistência e cultura. A origem do símbolo black power (Poder Negro em tradução livre) vem das grandes mobilizações da população negra americana pela igualdade de direitos civis na década de 60.
“O cabelo Black Power é uma resistência à estética do racismo estrutural. Numa sociedade racista, um dos aspectos mais presentes é a recusa da elegibilidade das pessoas negras serem bonitas. Isso passa pelo cabelo, de tal forma que os cabelos crespos eram colocados como ruins.
Black Power (em português: "poder negro") é um slogan político e um nome para várias ideologias associadas que visam alcançar autodeterminação para pessoas de ascendência africana. É usado principalmente, mas não exclusivamente, por afro-americanos nos Estados Unidos.
O cabelo black power é aquele que tem um formato mais arredondado, pontas repicadas e o fator marcante muito volume! Em um mundo que ainda promove o cabelo liso, o uso dos fios naturais em black power ainda pode ser considerado um tabu que aos poucos vai sendo combatido.
Por que o cabelo é tão importante no movimento negro
Quem pode usar black power?
O cabelo black power, também chamado de afro, é um tipo de corte/penteado comumente usado por homens e mulheres de cabelo crespo ou cacheado. As principais características são: fios sem definição, pontas repicadas, bastante volume e formato arredondado.
Utilizar os dedos e o jato frio do secador também ajuda nesse momento de modelar e dar volume para o black power. Para manter o formato arredondado é preciso manter o corte em dia para evitar que o black power fique desapontado, por isso sempre se atente ao corte.
Quais as principais reivindicações do movimento Black Power?
Entre as reivindicações do movimento negro hoje em dia está a compensação por todos os anos de trabalho forçado e à falta de inclusão social após esse período; a falta de políticas públicas destinadas a maior presença do negro no mercado de trabalho e nos campos educacionais.
Como fazer: passe um creme para pentear mecha por mecha e comece a secar as mechas com o difusor. Mantenha o jato de ar no sentido das pontas para a raiz, de baixo para cima. A intenção é criar o máximo de volume possível. Quando terminar de secar, comece a “descolar” a raiz da cabeça com um pente garfo.
O movimento Black Power, que significa literalmente "Poder Negro", surgiu nos anos 60, como uma forma de renascimento cultural da comunidade negra dos EUA, a exemplo do que tinha acontecido nos anos 20 com a "Harlem Renaissance".
Como surgiu o estilo black power entre os negros Norte-americanos?
O surgimento do movimento Black Power surgiu na década de 60 nos Estados Unidos junto com outros movimentos afro-americanos, que deixaram marcas profundas de transformação social no país e no Mundo.
A corrente sul-africana influenciou o movimento homônimo nos EUA, onde ganhou mais força. Em 1966, no momento de luta pelos direitos civis no país, também surgiu o movimento chamado "Black Power", que deu ao cabelo afro papel central na estética dos negros americanos.
Além de representar força, beleza, feminilidade e liberdade, o cabelo evidencia sua identidade, seu estilo, seu humor, e é símbolo do empoderamento feminino.
É comum se referirem ao cabelo afro como ruim devido sua textura crespa. Essa ideia só foi possível graças à cultura de que o cabelo liso seria o bom. Além de equivocado, o termo é extremamente racista e prejudica a autoafirmação da estética negra.
A discriminação racial perpetua desigualdades e precisamos intensificar nossos esforços para construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. No Brasil, a luta contra a discriminação racial se intensificou após a Constituição Federal de 1988, quando foi incluído o crime de racismo como inafiançável e imprescritível.
O que é e para que serve o Dia da Consciência Negra?
Data é utilizada para lembrar sobre as lutas dos movimentos negros desde a época da escravidão. Comemorado no dia 20 de Novembro, o Dia da Consciência Negra é uma data criada para homenagear e lembrar sobre a força, a resistência e o sofrimento que a população negra passou e passa até hoje desde os tempos da escravidão ...
As primeiras concepções racistas modernas surgem na Espanha, em meados do século XV, em torno da questão dos judeus e dos muçulmanos. Até então os teólogos católicos limitavam-se aqui a exigir a conversão ao cristianismo dos crentes destas religiões para que pudessem ser tolerados.
O movimento Black Power surgiu nos Estados Unidos durante as grandes mobilizações da população afrodescendente pela igualdade de direitos civis nos anos 1960 do século passado, e teve forte influência sobre as populações negras da América Latina e do Caribe nos anos e décadas seguintes.
O que significa Black Power em relação à cultura afro-brasileira?
O chamado black power se caracteriza pelo penteado volumoso e arredondado, com os fios formando uma coroa sobre a cabeça. Na década de 1960, o penteado se tornou um dos principais símbolos dos grupos que lutavam pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, que sofriam com a segragação racial no país.
O cabelo black power é símbolo de luta e resistência para o povo negro, por isso, tem sido cada vez mais adotado pelas pessoas com cabelo crespo ou cacheado. Suas principais características são o volume e o formato arredondado, que impõe respeito e deixa qualquer um no estilo.
Devido a isso, para que você comece a ver, de fato, um black power se formando em sua cabeça, você terá que ter muita paciência. Afinal, apesar de possuírem um crescimento de 1,5 centímetros por mês, os cabelos encaracolados não apresentam tais diferenças logo de cara.
Para o black power ficar perfeito, é importante escolher o corte certo para o seu cabelo. Para deixar aquele formato inconfundível e garantir que o seu black fique lindo, invista em um corte mais arredondado com pelo menos cinco dedos de comprimento - para conseguir o volume necessário.
Como ter o black power masculino? O cabelo black power masculino pode ser conquistado por homens com cabelos cacheados, crespos e afro. Em alguns tipos de cabelo, o visual pode ficar até com cachos nas pontas. Já as texturas com cachos mais fechados, vai deixar o black mais volumoso e arrendondado.