Imagens são utilizadas para informar, entreter, vender e também para nos manipular. Elas nos dizem o que vestir, comer, pensar e também como devemos nos aparentar.
Imagem é sem duvida muito importante e marcante em nossa vida. Ela exerce um poder de influência sobre a percepção e as escolhas das pessoas. A indústria do varejo, inclusive, se utiliza deste recurso para estimular as “tais compras” por impulso.
As imagens possuem vida e o reconhecimento do seu papel de agentes da história nos abre caminhos para a compreensão das diferentes dimensões de passado que nos confrontamos no presente.
Ou seja, as imagens têm o poder de moldar, ou influenciar, o que a sociedade pensa ou deixa de pensar sobre determinado assunto. Vou contextualizar a história, para que com mil palavras, a força da imagem que pretendo mostrar seja ainda mais forte.
É um campo de estudos que aborda as imagens visuais como formas de entendimento do mundo e da realidade. É através das imagens que entendemos os hábitos e os costumes de um povo ou coletivo humano.
Discutindo a importância da imagem no cotidiano [2011]
Por que a imagem é importante?
O poder da imagem é fundamental para influenciar o nosso entorno. São detalhes como aparência física, roupas, atitudes e tom de voz que formam a primeira impressão, antes mesmo de se iniciar um diálogo. É normal as pessoas julgarem umas às outras com base nessas informações, ainda que de forma inconsciente.
Onde as imagens estão presentes no nosso cotidiano?
Cultura Visual
Focam-se na experiência cotidiana e estão nas mídias, na televisão, nos videojogos, na publicidade, na internet, em qualquer meio que implique um componente visual forte. Na Cultura Visual, as imagens levam à criação de relações entre contextos sociais e históricos.
A imagem incide num suporte de representação que consolida um fragmento do universo perceptivo, constituindo um conjunto de estímulos visuais. Exterioriza fenômenos intersubjetivos que se concretizam em gestos, formas, agenciamentos culturais, entre outros.
- Função crítica: a imagem não apenas informa, mas procura desvendar e denunciar situações. Tanto pode ser apenas reveladora de uma realidade ou processo, apontando caminhos, como acusadora para alertar consciências.
Tal como outra qualquer linguagem, a imagem pode cumprir diversas funções básicas. A imagem é capaz de traduzir símbolos verbais em símbolos visuais, está também apta para fascinar, dramatizar e, desta forma, ser um meio adequado para transmitir sentimentos e atitudes.
“Imagens, assim como textos e testemunhos orais, são uma forma importante de evidência histórica. Elas registram atos de testemunho ocular.” O texto acessível convida os leitores a visitar pinturas, esculturas, fotografias e filmes de modo a evidenciar seu potencial historiográfico.
Por que o ser humano tem necessidade de criar imagens?
Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.
O poder da imagem está ligado ao fato de que de acordo com a forma que vivemos com as pessoas que convivemos e as escolhas que fizemos, determinamos nosso como será nosso futuro. E tudo começa nas pequenas escolhas diárias. Para usar a imagem ao nosso favor é preciso criatividade.
As imagens têm papel especial no estímulo de nossas emoções. Elas atraem o olhar e despertam os sentidos, nos induzindo ao pensamento. Se não as compreendemos de imediato, recorremos ao imaginário e às experiências vividas para desvendarmos o seu real significado.
O que as imagens podem transmitir para os seres humanos?
Na verdade, as imagens não são transparentes, isto é, não transmitem um único sentido; têm natureza polissêmica. Além disso, elas são tão capazes de transmitir mensagens, conceitos, ideias e valores quanto o texto escrito.
As imagens carregam informações subjetivas, que transmitem sensações e percepções que as palavras não conseguem explicar. Por isso, a comunicação visual é um dos melhores caminhos para transmitir o branding, a personalidade da marca, seus valores e princípios.
Qual é a importância das imagens no nosso cotidiano?
Imagens são utilizadas para informar, entreter, vender e também para nos manipular. Elas nos dizem o que vestir, comer, pensar e também como devemos nos aparentar.
Quando falamos em objetivo de imagem estamos nos referindo a mensagem que você deseja ou precisa comunicar com a maneira que você se veste e se comporta. Essa maneira de se vestir e se comportar pode mudar dependendo dos espaços nos quais você transita.
Essa imagem vai além da aparência física e engloba diversos elementos, como a forma de se vestir, a linguagem corporal, a comunicação verbal e não verbal, as atitudes, os valores e as habilidades. A imagem pessoal é uma construção subjetiva, pois cada pessoa é única e expressa sua individualidade de maneira diferente.
A imagem pessoal desempenha um papel crucial no mundo profissional. Ela vai além da aparência física e engloba a forma como nos apresentamos, comunicamos e projetamos nossas habilidades e competências.
Porque é importante saber ler imagens no mundo atual?
Saber ler imagens é uma exigência da sociedade contemporânea, tendo em vista a grande quantidade de informações que nos são transmitidas por meio dessa linguagem. Conhecer a “gramática visual” nos tornaria capacitados para ler e interpretar imagens com consciência.
"Imagens do Cotidiano" se refere a representações visuais de cenas, objetos, pessoas ou situações comuns e rotineiras que encontramos em nosso dia a dia. São fotografias, pinturas, desenhos ou qualquer tipo de arte visual que captura momentos ordinários, porém significativos, da vida cotidiana.
Qual o impacto que as imagens causam na sociedade?
De forma geral, foi possível concluir que a prática da desconstrução e releitura de um discurso audiovisual é rica em opções e pode ser utilizada como um meio de aprimoramento para a compreensão do discurso tratado, independente do contexto cultural.
A unidade curricular Imagens do Cotidiano trabalha com os eixos estruturantes de investigação científica e processos criativos. Como principais objetivos, quer investigar e analisar os efeitos dos sentidos presentes nos discursos materializados em produções visuais; e reconhecer e elaborar processos criativos.