No processo de construção de uma marca, o logo é importante porque possibilita a assimilação imediata de um serviço a determinada empresa. Explorando a sensação humana, o símbolo eleva a credibilidade do produto e viabiliza a fidelização do cliente.
A função do logotipo é identificar a empresa, produto ou serviço, de forma única. Ele deve traduzir a personalidade da marca e a essência do negócio em uma representação visual bonita, funcional e que se destaque dos concorrentes aos olhos do consumidor.
O logotipo é toda e qualquer parte escrita, tipográfica de uma marca e pode estar acompanhado de um símbolo. No Brasil também é comumente chamado de logo. A marca é toda e qualquer representação gráfica de determinada empresa. Ela pode conter símbolos, logotipos ou imagens, a fim de definir o produto ou serviço.
Um bom logotipo deve transmitir a essência da sua marca em todos os elementos visuais e canais de marketing. De forma resumida, um logotipo é um símbolo composto de palavras, imagens e cores, e é uma parte essencial de como criar uma marca ou lançar um produto.
Em grego, “logos” significa conceito, significado. Já “typos” significa símbolo ou figura. Assim, logotipo significa símbolo visível de um conceito. Exemplo: se um cliente nos entrega um conceito a ser trabalhado, esse é o logo.
5 Dicas para Criar um Logo, Logomarca ou Logotipo de Sucesso
Qual a origem da palavra logos?
– O Logos (em Grego λόγος : PALAVRA), no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada – o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heraclito passou a ter um significado mais amplo.
O logo perfeito deve ser simples e único, com uma identidade de marca um design coerentes. Além disso, deve ser versátil, para poder ser usado em todo lugar, no mundo digital e no mundo físico (como em cartões de visita, cartas, menus etc).
Quais as características de uma logomarca para atrair clientes?
Estas cinco qualidades tornam um logotipo instantaneamente identificável e garantem que, quando os consumidores olharem para ele, irão conectar-se com a sua marca.
Simples. Muitos dos logotipos com maior impacto e sucesso da história são surpreendentemente simples. ...
Sua função é utilizar uma frase para ganhar espaço na memória do consumidor e tornar-se uma das opções que ele vai se lembrar quando precisar de um determinado produto ou serviço. Se você ficou interessado em conseguir um slogan, continue a leitura e descubra como fazer o seu!
O Logos também pode ser visto como o "Motivo" de todas as coisas, sendo a causa que explica o anseio existencial humano tão discutido pela filosofia. Para muitos cristãos, a vida da pessoa que se tornou conhecida como Jesus Cristo não começou aqui na terra.
O que é uma logomarca e qual sua importância para a comunicação da empresa?
Em termos gerais, logomarca, ou simplesmente logo, é a representação gráfica do nome de uma empresa ou de uma marca. Ela determina a identidade visual, facilitando o reconhecimento da organização perante o mercado e o público consumidor.
Logos (em grego: Λόγος - "palavra"/"verbo", "discurso" ou "razão"), conhecido em português como Verbo, é um importante conceito na cristologia cristã para estabelecer a doutrina da divindade de Jesus Cristo e sua posição como Deus Filho na Trindade, como declarado no Credo Calcedoniano.
A criação de um logo é uma arte que representa uma marca através de um símbolo gráfico. Um bom logotipo é simples, memorável e atemporal. Além disso, transmite os valores da sua empresa.
LOGO, como advérbio, significa imediatamente, sem tardança: "Cumpre ir logo chamar o médico." Na Língua Portuguesa falada no Brasil, a locução "logo mais" indica "mais tarde", "daqui a alguns minutos", "daqui a pouco", "em tempo imediatamente seguinte a outro", "numa série", "após".
Logotipo é a parte escrita (o nome da marca) de forma estilizada. Logomarca é o desenho, o símbolo ou o ícone que representa a marca graficamente. Isso não significa, porém, que uma marca seja obrigada a ter ambos na composição da sua identidade visual. Um bom exemplo é Coca-Cola.
Logotipo é uma palavra composta por dois termos de origem grega: “logos”, que significa conceito ou palavra, e “typos”, que é traduzida como figura ou símbolo. Assim, podemos dizer que o logotipo é um desenho que representa uma empresa. É normal utilizarmos a redução “logo” para se referir ao logotipo da marca.
- Símbolo: é a combinação de elementos gráficos que representa e identifica um conceito ou ideia. - Logotipo: é o termo mais utilizado para se referir a qualquer representação gráfica de uma marca, ainda que sua acepção correta só faça referência ao distintivo formado por letras, abreviaturas ou palavras.
Os dois estão corretos! Falamos o logo quando nos referimos ao logotipo (substantivo masculino) e a logo quando falamos da logomarca (substantivo feminino).
Geralmente, trata-se de um advérbio, de uma conjunção ou de um adjetivo. Nesses casos, a vírgula é usada entre os elementos repetidos. Observe: “Logo, logo, ele chega!”
Para o filósofo grego Heráclito, o primeiro a usar o termo "logos" no contexto filosófico, logos era o conceito responsável por prover a conexão entre o discurso racional e a estrutura racional do mundo.