Os desenhos animados infantis têm o intuito não apenas de entreter as crianças e fazer com que elas fiquem comportadas, mas desenvolver os lados emocional e intelectual e influenciar no comportamento delas.
Cartum é um gênero jornalístico considerado opinativo ou analítico que critica, satiriza e expõe situações por meio do grafismo e humor. Abrange, hoje, praticamente todos os veículos de difusão da informação gráfica: jornais, revistas e a internet.
O desenho motiva as crianças a atingirem um objetivo e a ficarem na expectativa da resposta. Isso é fundamental para desenvolver e aprimorar habilidades como paciência, atenção e comunicação. A animação brasileira ganhou os holofotes nos últimos anos por ser uma animação extremamente leve e carismática!
A principal mensagem do cartum é mostrar que cada vez mais a pobreza e desigualdade social vem aumentando, causando cada vez mais a queda na classe social, causando cada vez mais pobreza.
Um cartoon, cartune ou cartum é um desenho humorístico, animado ou não, de caráter extremamente crítico, que retrata, muito sinteticamente, algo que envolve o dia a dia de uma sociedade.
A charge ou cartum é um gênero textual que utiliza a linguagem visual para transmitir uma mensagem crítica ou humorística sobre determinado assunto. É comum encontrarmos charges em jornais, revistas e até mesmo em redes sociais.
Eles introduzem novas palavras, estimulam o raciocínio lógico e promovem a resolução de problemas de forma envolvente. Além disso, o conteúdo ensina lições sobre emoções e valores, como empatia e trabalho em equipe, fortalecendo o desenvolvimento socioemocional.
O desenho é uma atividade essencial para o desenvolvimento infantil, além de ser uma atividade muito divertida e uma forma de comunicação. É por meio dele que a criança expressa seus sentimentos, suas ideias e suas vontades, principalmente quando ela ainda não consegue se expressar por meio da linguagem oral e escrita.
Qual a importância das animações para a sociedade?
As animações também têm outros pontos positivos, como o aumento do vocabulário, a ajuda no desenvolvimento socioemocional e a estimulação da criatividade, além de também ser uma maneira de reunir a família em uma tarde divertida.
A função do cartoon é instigar o debate no leitor a respeito de um determinado tema. O cartoon pode utilizar linguagem verbal e não verbal para comunicar sua mensagem. A ideia é chamar a atenção do leitor para algum tema da atualidade.
O nome cartum tem origem britânica e foi usado pela primeira vez nesse contexto no ano de 1840, quando a revista Punch publicou charges que imitava os estudos para os afrescos do Palácio de Westminster, adequados para ironizar os acontecimentos da política contemporânea.
O Cartum é um gênero jornalístico, que tem como principais meios de circulação veículos como jornais, revistas e internet. Com uso do humor como forma de criticar problemas sociais, políticos e ambientais, dentre outros, geralmente trata de temas e assuntos cotidianos - aspectos pelos quais se assemelha à Crônica.
Um cartoon é um desenho humorístico ou caricatural, acompanhado ou não de legenda, de caráter extremamente crítico, retratando, de uma forma bastante sintetizada, algo que envolve o dia a dia de uma sociedade.
São Paulo – Considerado o primeiro desenho animado da história, o "Fantasmagorie" completa hoje 104 anos desde a sua primeira exibição no cinema. O curta de pouco mais de 1 minuto foi feito em 1908 e é obra do francês Émile Cohl, conhecido como o pai da animação.
Na minha opinião, o cartoon não reflete totalmente a nossa sociedade atual, pois, apesar de passarmos muito tempo no telemóvel, somos mais sociáveis do que nunca. Na verdade, com a tecnologia, conseguimos comunicar com pessoas de quase qualquer parte do planeta, contrariando o isolamento expresso na imagem.
Pelo desenho, as crianças expressam sentimentos, vontades e ideias que muitas vezes elas não conseguem expressar pela linguagem oral ou escrita, principalmente se ainda são muito pequenas. O ato de desenhar é comum a todas as crianças.
O desenho favorece que a criança exercite suas habilidades motoras e desenvolva a sua imaginação. E através de riscos e o uso de diversos movimentos, a criança busque o controle do seu próprio corpo, possibilitando maior autonomia no contato com objetos durante a exploração espacial.
Os desenhos animados ajudam no desenvolvimento da linguagem e do vocabulário, despertam a criatividade e a imaginação, ensinam lições morais e apresentam novas visões sobre o mundo.
"Os desenhos têm situações, comportamentos e noções morais importantes para a formação da criança. Ajuda a resolver conflitos e colabora para o desenvolvimento cognitivo e simbólico", diz Marcia Mareuse, psicóloga e pesquisadora do Lapic.
A partir do desenho é possível se expressar, registrar algo se comunicar como forma de linguagem, linguagem esta que significa toda e qualquer realização humana onde o desenho se enquadra como uma produção de sentido. Desenhando é possível imprimir registros, portanto nos expressamos e nos comunicamos através dele.
Um cartoon, cartune ou cartum é um desenho humorístico, animado ou não, de caráter extremamente crítico, que retrata, muito sinteticamente, algo que envolve o dia a dia de uma sociedade.
Cartum é um gênero jornalístico considerado opinativo ou analítico que critica, satiriza e expõe situações por meio do grafismo e humor. Abrange, hoje, praticamente todos os veículos de difusão da informação gráfica: jornais, revistas e a internet.