Qual a importância dos jogos pedagógicos na aprendizagem?
O trabalho pedagógico com jogos é importante porque proporciona desenvolvimento da autoestima, interação (professor-aluno, aluno-aluno e aluno comunidade), desenvolvimento das competências cognitivas, autorreflexão, desenvolve a autonomia, a criatividade, auto avaliação, concentração, limites, respeito, antecipação, ...
No âmbito da construção da aprendizagem, alguns jogos têm o propósito de auxiliar o aluno na aprendizagem e desenvolvimento do raciocínio matemático e conhecimentos linguísticos. Já em outros momentos, eles os auxiliam no desenvolvimento afetivo, físico-motor e social.
Os jogos pedagógicos são brincadeiras que favorecem o desenvolvimento da aprendizagem do indivíduo, podendo ser lúdicos ou não. Segundo o Portal Educação, o jogo pedagógico precisa ser usado de acordo com o desenvolvimento e prontidão do aluno, levando-o a uma participação ativa e uma autoavaliação no final do jogo.
Qual a função dos jogos como recursos pedagógicos?
Se explorados a partir de objetivos pedagógicos definidos, os jogos e a gamificação podem apoiar de formas variadas o processo de ensino e aprendizagem. Com os jogos, é possível aprender na prática. Isso significa que a escola consegue criar oportunidades para seus estudantes colocarem a mão na massa.
Porque utilizar jogos educativos no processo de ensino-aprendizagem?
Os jogos didáticos têm grande importância no desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois atuam no processo de apropriação do conhecimento, permitindo o desenvolvimento de competências, o desenvolvimento espontâneo e criativo, além de estimular capacidades de comunicação e expressão, no âmbito das relações interpessoais, ...
Quem joga, aprende: a importância dos jogos na aprendizagem | Hanna Guimarães | TEDxFaculdadeEnsine
Como os jogos contribuem para a aprendizagem?
Por meio dos jogos, pode se criar uma série de situações que envolvam equilíbrio e outros desafios corporais para crianças com uso de objetos, de obstáculos e alvos. Combinados entre si, os jogos podem garantir situações significativas de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social da criança.
Qual é o principal objetivo dos jogos educacionais?
Nesse sentido, os jogos educativos são ferramentas que incentivam o engajamento, o aprendizado e a educação, atraindo crianças e também adultos. Por meio dos jogos educativos, os participantes podem desenvolver a imaginação, a concentração, o raciocínio lógico, as habilidades motoras e também sociais, por exemplo.
Os jogos e as brincadeiras tem um papel muito importante na educação infantil e para a vida de uma criança, pois ao brincar a criança espontaneamente adquire uma aprendizagem mais prazerosa, é um momento de comunicação consigo mesma buscando através de sua realidade a sua imaginação.
Presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na unidade temática Brincadeiras e Jogos, o jogo é conceituado como uma atividade voluntária, exercida dentro dos limites de tempo e espaço, cujas características são: a criação e alteração de regras, obediência dos jogadores ao que foi combinado coletivamente, e a ...
O educador, diante do lúdico tem o papel de colaborar, orientar no processo-aprendizagem, lançando mão do jogo como recurso didático, associando o lúdico aos objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos, não se esquecendo de que a brincadeira é sempre educativa.
Qual a diferença entre jogos pedagógicos e jogos educativos?
Os brinquedos educativos têm um objetivo específico de ensinar habilidades específicas. Já os brinquedos pedagógicos são projetados para estimular o desenvolvimento geral das crianças através da brincadeira e da exploração.
Os jogos pedagógicos também usam aspectos lúdicos para motivar as crianças a aprender os conteúdos formais. Assim, a partir de jogos, elas formulam hipóteses, definem estratégias, criam e seguem regras, constroem e fixam conhecimentos.
Para Piaget, o jogo é um estimulador da formação do pensamento e conhecimento, então é através dele que a criança aprende e se desenvolve integralmente.
Quais são os objetivos pedagógicos dos jogos e das brincadeiras?
Os jogos e brincadeiras devem fazer parte do cotidiano das crianças da educação infantil. Através deles, a criança pode estimular o desenvolvimento do seu raciocínio lógico, da cooperação, criatividade, coordenação, imaginação e socialização.
As Habilidades de Educação Física na BNCC que devem ser trabalhadas são: (EF35EF01): experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.
O brincar na BNCC é combinado como direito basal e recurso de incremento da criança. Nos díspares campos de conhecimentos, o brincar surge como abordagem vivencial a ser trabalhada de forma intencional e organizada pelo professor, já que a brincadeira é intercessora de aprendizagens significativas na Educação Infantil.
O que os objetivos dos jogos educativos favorecem?
Jogos educativos estimulam e favorecem o aprendizado dos discentes e o processo de socialização, além de contribuir para a formação de sua personalidade. Para isso, os jogos educativos mobilizam esquemas mentais, estimulam o pensamento, a ordenação de tempo e de espaço.
Vygotsky fala que o maior autocontrole de que é capaz uma criança se produz no jogo, ao renunciar a uma atração imediata, por exem- plo: comer a um caramelo que as regras proí- bem, porque representa algo não comestível em determinado jogo. O autor associa esta renún- cia como forma de alcançar o máximo de pra- zer.
Qual a importância do jogo no processo de ensino e aprendizagem?
O jogo é uma ferramenta indispensável para o professor, possibilitando o avanço no processo ensino-aprendizagem, tanto na assimilação dos papéis sociais, e na compreensão das relações afetivas, como, principalmente, na construção do conhecimento, o professor precisa estimular o desenvolvimento da criatividade e ...
Os jogos eletrônicos assim como os jogos „tradicionais‟, possuem os mesmos objetivos, que é favorecer ao jogador divertimento, lazer, brincadeira para gastar energia, um momento para “fugir” da realidade e do cotidiano. Mas, além disso, os jogos favorecem o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral.
A utilização de games na educação é vista como um recurso inovador de ensino-aprendizagem devido aos benefícios proporcionados na construção do conhecimento. Por meio dos jogos, os alunos podem aprender um conceito acadêmico sem precisar recorrer aos tradicionais livros físicos, por exemplo.
No entanto, os benefícios dos videogames incluem o desenvolvimento de habilidades tais como: atenção, criatividade, memória, idiomas e trabalho em equipe. Os videogames facilitam a aprendizagem dos conteúdos educativos e o desenvolvimento das habilidades cognitivas.
Qual o aprendizado que os jogos educativos proporcionam?
O jogo pode ser considerado como um importante meio educacional, pois propicia um desenvolvimento integral e dinâmico nas áreas cognitiva, afetiva, lingüística, social, moral e motora, além de contribuir para a construção da autonomia, criticidade, criatividade, responsabilidade e cooperação das crianças e adolescentes ...