Alteplase é um remédio indicado para o tratamento do infarto agudo do miocárdio, embolia pulmonar aguda maciça ou AVC isquêmico agudo, pois age rapidamente dissolvendo o coágulo dentro do vaso sanguíneo, evitando complicações dessas doenças.
A alteplase é um fármaco de segunda geração da classe dos fibrinolíticos, descobertos através da estreptoquinase em 1948. Esses fármacos são amplamente utilizados no tratamento de inúmeras doenças comuns na rotina médica, como o IAM, AVCi, trombose profunda e embolia pulmonar.
Os trombolíticos, associados a anticoagulação, representam a primeira linha no tratamento do TEP, nos pacientes com instabilidade hemodinâmica. Usamos a alteplase na dose de 100 mg, com infusão em 2 horas. Em situações de PCR, podemos usar a dose de 0.6 mg/Kg (máximo: 50 mg), com infusão em 15 minutos 2.
- Alteplase: 0,9 mg/kg (máximo de 90 mg), por via intravenosa, com 10% da dose aplicada em bolus e o restante, continuamente, ao longo de 60 minutos. A administração da alteplase deve ocorrer em até 4 horas e 30 minutos do início dos sintomas de AVCi.
Manter o paciente em jejum por 24 horas pelo risco de hemorragia e necessidade de intervenção cirúrgica de urgência j. Não passar sonda nasoentérica nas primeiras 24 horas k. Não realizar cateterização venosa central ou punção arterial nas primeiras 24 horas l. Não passar sonda vesical.
De acordo com a neurologista no o AVC isquêmico é possível que haja tratamento com algum medicamento trombolítico logo no início dos sintomas. “Nas primeiras 4, 5h após o início dos sintomas do AVC isquêmico, é possível tratar com um medicamento venoso trombolítico, que está disponível no HUSE.
- Para a realização do procedimento, deve-se comparecer à unidade sem joias, brincos ou pingentes, sendo recomendada a retirada de piercings. - Clientes que utilizam aparelho ortodôntico móvel precisam retirá-lo antes do exame. Os fixos, embora possam prejudicar a qualidade das imagens, não oferecem risco.
O Sistema Único de Saúde – SUS está obrigado a fornecer gratuitamente para toda rede de saúde o medicamento Alteplase, utilizado no tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico. A decisão liminar do dia 8/2 é da juíza federal Tânia Regina Marangoni, da 16ª Vara Federal Cível em São Paulo/SP.
Repetir a cada 24 horas durante 3 dias (total de 3 doses) ou 0,1mg/kg (máximo de 3mg) em 10-30mL de SF 0,9%, primeira dose após colocação de cateter pigtail (dreno de tórax), devendo permanecer por 0,75-1 hora. Repita a cada 8 horas, durante 3 dias (total de 9 doses).
Trombolíticos funcionam bem até três horas após o AVC (derrame) isquêmico. Alguns países liberaram o medicamento alteplase para ser usado nas primeiras 3 ou até 4,5 horas do início de um derrame (ou acidente vascular cerebral, AVC). Isso fez com que o número de pessoas que recebe este tratamento aumentasse.
Introdução: A infusão intravenosa de alteplase é usada para trombólise antes da trombectomia endovascular para acidente vascular cerebral isquêmico. Tenecteplase, que é mais específico para fibrina e tem atividade mais longa do que alteplase, é administrado em bolus e pode aumentar a incidência de reperfusão vascular.
A trombólise no IAM é indicada no cenário em que não se conseguiria fazer a angioplastia em até 120 minutos (“tempo porta-stent” > 120min) e com início da dor em menos de 12 horas (“deltaT” < 12h). E, claro, se não tiver nenhuma contraindicação.
O QUE É TROMBÓLISE? A trombólise é um procedimento que utiliza medicação para dissolver um coágulo. Os medicamentos utilizados na trombólise são chamados trombolíticos.
Armazenamento: Manter em temperatura ambiente (15 a 30 graus), protegido da luz. Após preparo manter em geladeira (2 a 8 graus) por até 24 horas, ou por 8 horas fora da geladeira, sob temperaturas abaixo de 30 graus. Excipientes: Arginina, ácido fosfórico, polissorbato 80 e água para injetáveis.
A Dabigatrana, inibidor direto da trombina, foi considerado eficaz no tratamento do TEP com duração de seis meses, além de ser considerado equivalente à Warfarina na recorrência de tromboembolismo venoso, sangramentos e toxidade hepática, porém com um discreto aumento na incidência de IAM.
Alteplase 50mg/50mL: administrar 0,9mg/kg (até dose máxima de 90mg) - 10% do volume EV em bolus e o restante em bomba de infusão em 1 hora. Pacientes com alto risco de sangramento, utilizar dose de 0,6mg/Kg (até dose máxima de 90mg) - 15% do volume EV em bolus e o restante em bomba de infusão em 1 hora.
C) A trombólise pode ser utilizada até 6 a 14 dias do evento, caso persistam os sintomas. RESPOSTA: Após diagnóstico confirmado de TEP (tromboembolismo pulmonar), o tratamento deve ser rapidamente instituído.
Os sinais e sintomas mais frequentes no tromboembolismo pulmonar são: Falta de ar - este sintoma surge subitamente e piora com os esforços; Dor torácica (dor nas costas) - a dor pode ser semelhante a um enfarte (ataque cardíaco). As dores agravam quando se respira profundamente (pleuresia).
O tratamento da embolia pulmonar é com anticoagulantes e, às vezes, dissolução do coágulo com trombólise sistêmica, ou direcionada por catéter, ou pela remoção do coágulo via trombectomia por sucção do catéter ou resseção cirúrgica.
Quanto tempo uma pessoa pode ficar com embolia pulmonar?
Além disso, outros pacientes podem apresentar uma síndrome pós-embolia pulmonar, por um período aproximado de três meses, que tende a gerar falta de ar persistente e qualidade de vida prejudicada.
Rivaroxaban (Xarelto) e Apixaban (Eliquis) são inibidores do fator Xa. Se tomados conforme a prescrição, todos os anticoagulantes reduzem acentuadamente o risco de AVC isquêmico.
Qual o melhor medicamento para desmanchar coágulo?
A heparina dilui o sangue, mas as medicações mais novas que quebram ativamente os coágulos (trombolíticos) podem agir mais rapidamente e podem ser mais eficazes. Estas novas drogas incluem estreptoquinase, uroquinase e o ativador de plasminogênio tecidual recombinante.
Desta forma, tanto Clopidogrel (75mg/dia) como AAS (50-100mg/dia) são drogas bem indicadas para prevenção secundária de AVC isquêmico. Pelo menor custo, na ausência de contra-indicação, o AAS pode ser utilizado como droga de primeira para tal situação.