A Lua simboliza nosso inconsciente assim como o domínio do espiritual e da ancestralidade. Desse modo, o significado da lua reflete na nossa energia, nas nossas emoções, intuição e nosso lado feminino. Sua luz penetra a escuridão do nosso inconsciente.
Um estudo recente publicado por cientistas da Suíça, afirma que as diferentes fases da lua – cada uma com uma energia diferente – pode afetar verdadeiramente o nosso bem-estar, o nosso humor e até mesmo as nossas noites de sono. A Lua cheia pode diminuir até 30% da atividade cerebral ligada ao sono profundo.
O satélite natural do planeta influencia diretamente o comportamento das marés, os hábitos de caça de animais noturnos, assim como a pesca e as colheitas. E, se a Lua é capaz de movimentar marés, será que também impacta o nosso corpo, que é composto em boa parte por água?
Símbolo da fecundidade, a lua está associada às águas que provocam o início da criação. A Lua simboliza o tempo presente e para muitas culturas ela foi a medida do tempo, como é o caso dos índios da América que mediam o tempo pelos ciclos da Lua, que completos traduziam uma unidade mensal.
Pode não parecer, mas a Lua, além de ser o maior e mais brilhante objeto do céu noturno, é também a responsável por tornar nosso planeta mais habitável. É ela que ajuda a manter a estabilidade do clima, contribui para os movimentos das marés e para outros aspectos importantes para a vida por aqui.
O PODER DA LUA | Você Sabe Como a Lua Afeta a Sua Vida?
Como a Lua influencia no emocional?
Desse modo, o significado da lua reflete na nossa energia, nas nossas emoções, intuição e nosso lado feminino. Sua luz penetra a escuridão do nosso inconsciente. Por isso, quando a conexão com esse astro permite que alcancemos as profundezas de nossa alma.
Cada fase da Lua traz uma energia e influência diferente. Em seu momento cheio, ela alcança seu máximo potencial de luz e brilho. É um período de colheita, mas também é quando nossas emoções tendem a ficar à flor da pele. Por isso, é importante prestar atenção nos excessos e nas atitudes impulsivas.
Como símbolo do princípio feminino, a Lua representa os estados da alma, os valores do inconsciente, as emoções e o psiquismo, a receptividade, sensitividade, fertilidade, inspiração e intuição.
Na Bíblia, há uma profecia sobre o fim do mundo, em Joel 2:31. Essa profecia fala sobre a Lua se tornar sangue: “O Sol se tornará em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor”. Em Apocalipse 6:12, esse acontecimento é mencionado novamente ao retratar o fim do mundo.
O amor também fica mais introspectivo, com isso, é um momento bom para curtir mais o afeto do que a atração física. > Não favorece a celebração de casamentos, a não ser que se queira uma cerimônia discreta/sigilosa.
Há relatos anedóticos de que a lua cheia pode afetar o sono, o humor e até mesmo a menstruação. Algumas pessoas dizem que dormem pior durante a lua cheia, sentindo-se mais agitadas ou inquietas. Outros relatam um aumento nos níveis de energia e criatividade.
Os signos da Lua, especificamente, representam uma parte de nós que não podemos expressar literalmente, mas que sentimos em um nível profundo. Nesse sentido, a Lua fala das nossas emoções, das memórias, do instinto materno e da relação com nossa mãe.
Neste sábado (12), a fase da Lua hoje é Crescente, com 64% visível. Faltam 5 dias para a próxima fase, que será a Lua Cheia. Confira o calendário completo das fases da Lua para o mês de outubro e saiba mais sobre como cada fase influencia nosso dia a dia.
A boa notícia é que a Lua Cheia oferece um poderoso impulso energético, capaz de mover as energias ao nosso redor e dentro de nós. Esse é o momento ideal para realizar um ritual de transformação, direcionando suas intenções e manifestando o que você deseja.
É verdade que a Lua influencia no crescimento do cabelo?
A lua não têm influência sobre o ciclo capilar e o ritmo ou característica do crescimento dos fios. A ciência estima que o cabelo cresça, em média, 1 milímetro a cada três dias, o que resulta em cerca de 1 centímetro ao mês e 12 centímetros por ano.
A lua é como um espelho do sol e podemos ver a luz do sol na lua da mesma forma que nos podemos ver a nós próprios num espelho. Quando Deus colocou as estrelas nos Seus céus, Ele colocou-as bem longe da Terra.
A Lua está ligada desde as marés até o ciclo menstrual das mulheres. Na astrologia, na medida em que muda de fase ou passa pelos signos do zodíaco, esse astro indica tendências para cada momento, mas também representa importantes traços da personalidade de cada pessoa.
Segundo informações da Nasa, o terceiro planeta do Sistema Solar seria um mundo bem diferente se a Lua não existisse, já que sua gravidade impede que a Terra oscile demais em seu eixo, o que ajuda a estabilizar nosso clima.
A lua pode ser considerada uma espécie de espelho da condição humana, com sua fragilidade e efemeridade, mas também com seu eterno ciclo de renascimentos simbólicos.
De qualquer maneira, o consenso científico atual é de que a Lua não impacta de maneira perceptível nosso organismo, ainda que o ciclo lunar influencie ativamente certos fatores ambientais capazes de afetar nosso sono e nosso humor.
Como a Lua pode afetar a vida, comportamento e personalidade das pessoas?
Acredita-se há séculos que certos comportamentos como a agressividade e a instabilidade emocional são potencializados durante a lua cheia. A partir disso, surge o termo lunático (pessoa que sofre de loucura em intervalos), que vem da palavra latina que significa “lunar”. O que há de verdade por trás dessa crença?
Incide nas marés e nos fluidos dos vegetais e animais, incluindo nosso o fluxo sanguíneo e linfático; Interfere na qualidade do nosso sono e sonhos, influenciando noites tranquilas ou agitadas; Bons aspectos entre a Lua e Netuno influenciam a qualidade do nosso sono.