“Indicamos uma iluminação lateral e indireta para esse ambiente. Não é bom que a luminária fique atrás do telespectador, pois provavelmente irá refletir na TV. Também é interessante regular a intensidade da luz enquanto as pessoas assistem a um filme, pois com certeza a experiência ficará melhor”, afirmam.
Existem várias opções de cores, mas para criar a melhor ambientação possível, recomendamos lâmpadas com luz amarela quente. Estas lâmpadas ajudam a recriar a iluminação que geralmente é usada nas salas de cinema, elas também contribuem para a criação de um ambiente mais acolhedor.
Nas configurações de temperatura de cor, normalmente, você pode escolher entre neutro, frio e quente. Para os canais abertos, o mais indicado é o tom neutro. Se sua televisão mostra essas opções em graus Kelvin, escolha em torno de 6500. Em Celsius, por volta de 6220.
Se a luz ambiente não for possível opte por luzes amarelas, elas são as que menos cansam os nossos olhos por se assemelharem à luz do sol. Preferencialmente, é muito bom que a luz venha de lado para não dar reflexo na tela, como acontece em varandas, sacadas e quintais.
Lâmpadas com temperatura de cor branco quente, de 2700K a 3000K, e iluminação com menor intensidade, proporcionam um conforto visual muito maior, e também estimulam a sensação de um ambiente intimista, aconchegante e gostoso.
🚨[REVELADO] A lista de MELHORES PROJETORES do BRASIL 2023 !!
Qual melhor cor de LED para sala?
É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.
Para a sala de estar, as lâmpadas com temperatura de cor entre 2700K e 3000K são as mais indicadas, pois proporcionam uma luz suave e agradável, sem causar desconforto visual. Além disso, as lâmpadas em cores quentes também valorizam a decoração, realçando as cores dos objetos e dos móveis.
Conclusão. A luz azul é um tipo de luz visível que pode ser encontrada em muitas fontes de iluminação artificial. Embora seja uma parte normal do espectro de luz visível, a exposição excessiva à luz azul pode ter efeitos negativos na saúde ocular e no sono.
O azul pode ser uma ótima alternativa para aqueles que trabalham muitas horas seguidas, já que, quando aplicada em seus tons mais claros, não cansa os olhos. O branco é uma boa opção se o seu objetivo é dar a sensação de amplitude a um espaço pequeno e permitir a complementação com outras cores.
Uma luz amarela é a pedida certa para trazer aconchego para a casa. Ela é quente, em termos de cor, o que proporciona uma atmosfera ideal para descansar após um dia corrido. Por ajudar a relaxar, dar um clima mais intimista e não forçar os olhos, esse tipo de luz é indicado para a iluminação de salas e quartos.
Entre as melhores cores para sala de TV, estão o branco e o cinza. A combinação é tradicional, sóbria e discreta, já que reúne tons considerados neutros. Essa é a escolha certa para quem busca por uma decoração mais clean e sofisticada.
Qual a melhor nitidez para a TV? A melhor configuração de nitidez, é o menor valor possível. Em algumas TVs é o zero, enquanto em outras pode ser o valor central, como 50. Na maior parte das televisões, o menor ajuste é o zero.
Os melhores resultados são obtidos quando o ambiente apresenta uma iluminação suave. Ajuste o nível de contraste para aproximadamente 85, brilho entre 45 e 50, cor entre 50 e 55 e nitidez entre 5 e 7.
Em geral, é recomendado utilizar luz branca em áreas de trabalho e tarefas, enquanto a luz amarela é mais adequada para locais de descanso e relaxamento.
Richard. Mas, se você é do time que não consegue ficar sem luz no quarto, a melhor opção é a luz vermelha. Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite.
Qual luz melhor para as vistas luz quente ou fria?
De modo geral, a luz quente é mais indicada para ambientes de descanso, como quartos e salas de TV. Por outro lado, a luz fria é recomendada para compor espaços de trabalho e estudo, como o home office.
Intuitivamente pensamos que cores mais escuras são menos agressivas aos olhos e, por emitirem menos luz, economizam bateria. Embora correta, essa afirmação não se aplica a todos os casos. Na verdade, a nossa visão é beneficiada com tons escuros somente quando estamos em ambientes com pouca — ou nenhuma — claridade.
A quantidade de luz influencia a produção de melatonina, hormônio responsável por avisar ao cérebro quando é hora de dormir. Algumas cores de luzes são calmantes e, por isso, auxiliam o corpo a relaxar e dormir melhor. São elas: azul, vermelho e branca.
Existem várias outras lâmpadas que são melhores opções para a saúde ocular, incluindo lâmpadas incandescentes tradicionais, lâmpadas LED e lâmpadas halógenas. Lâmpadas fluorescentes brancas podem ser um bom substituto, mas saiba que estas ainda emitem uma pequena quantidade de raios UV.
Embora a luz azul violeta tenha menos energia do que a luz ultravioleta, é quase inteiramente não filtrada ao passar pelo olho e atinge a retina. Por outro lado, a luz ultravioleta é quase inteiramente absorvida pela parte frontal do olho e significantemente menos do que 5% dela alcança a retina.
A alta exposição a essa luz pode causar danos a retina, aumentando o risco de degeneração macular relacionada com a idade (DMRI), a catarata e a fotoqueratite (queimaduras solares na córnea). O hábito de utilizar aparelhos eletrônicos no período da noite faz com que tenhamos menor horas de sono.
Por que a Luz Branca Quente é a Escolha Ideal para o Quarto? Promove o Relaxamento: Uma das principais razões para escolher a luz branca quente é seu efeito calmante. A tonalidade suave e amarelada dessa luz ajuda a acalmar os sentidos, preparando o corpo para uma noite de sono tranquila.
A iluminação do seu banheiro deve fornecer luz intensa para os cuidados do rosto e cabelo e luz quente de spa. 3.500-4.000 Kelvin (branco neutro) é ideal para uma luz intensa. A luz branca quente a muito quente entre 2.700 e 3.300 Kelvin promove a descontração.
A melhor opção para a iluminação para sala de TV é o dimmer. Mas como é um cômodo que ainda não demanda muita luminosidade, a luz indireta é ideal, podendo ser feita através de abajures, luzes focadas para o teto ou paredes – colocar a luz indireta atrás da televisão também é opção.