Qual a multa por não pagar o décimo terceiro no prazo?

Caso a empresa não efetue o pagamento do décimo terceiro salário dentro do prazo estabelecido por lei, ela será multada. A instituição terá que desembolsar R$ 170,25 por empregado, podendo ser dobrado na reincidência. A multa administrativa é em favor do Ministério do Trabalho.
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Qual a multa por atraso do 13 salário 2023?

Além disso, a lei prevê uma multa de R$ 170,25 por trabalhador em que, caso a empresa seja fiscalizada pelo Ministério do Trabalho, se forem identificados esses atrasos, deverá ser paga ao governo. O valor poderá dobrar em caso de reincidência.
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Qual o valor da multa por atraso do 13?

O não pagamento do 13º salário é considerado uma infração (Lei 4.090/62), podendo resultar em multas de R$ 170,25 por empregado, e esse valor ainda pode dobrar em caso de reincidência.
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O que acontece se a empresa atrasar o pagamento do décimo terceiro?

O que acontece com a empresa? O empregador que não efetuar o pagamento do 13º salário, dentro do prazo legal, pode ser multado. “Em caso de atraso, a empresa pode ser multada em cerca de R$ 280 por trabalhador prejudicado.
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O que acontece se a empresa não pagar o décimo até dia 20?

Neste caso, a empresa que não agir de acordo com o prazo previsto na legislação pode ser penalizada com uma multa administrativa. O não pagamento do 13º salário é considerado uma infração (Lei 4.090/62), podendo resultar em multas de R$ 170,25 por empregado, e esse valor ainda pode dobrar em caso de reincidência.
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CABE MULTA! DÉCIMO TERCEIRO NÃO PODE ATRASAR - DÉCIMO TERCEIRO ATRASADO, O QUE FAZER

Qual o prazo máximo para empresa pagar o décimo terceiro?

Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para as empresas pagarem a primeira parcela do 13º salário aos trabalhadores com carteira assinada. A segunda parcela tem como data limite para cair na conta até o dia 20 de dezembro.
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Como denunciar o não pagamento do décimo terceiro?

De acordo com Eder Araújo, advogado especialista em Direito do Trabalho, caso o pagamento não seja feito até as datas finais, o empregado deve primeiramente procurar o setor de Recursos Humanos (RH) ou de finanças da empresa para notificar o problema e cobrar o depósito dos valores atrasados.
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Qual a lei para pagamento do 13o salário?

A lei 4.090/62 determina: todos os trabalhadores que atuam sob um contrato de trabalho regido pela CLT têm direito à gratificação de Natal, ou décimo terceiro salário. Isso quer dizer que trabalhadores urbanos, rurais, domésticos, avulsos e até mesmo aposentados e pensionistas do INSS têm direito ao décimo terceiro.
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Pode pagar o décimo terceiro todo em dezembro?

A legislação trabalhista não autoriza, mas também não há uma proibição específica de pagamento em parcela única. Mas, se a empresa optar por esta forma de pagamento, não pode realizar em dezembro, mas, sim, seguir a data-limite do pagamento da primeira parcela, que é determinada no dia 30 de novembro.
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Como calcular décimo terceiro vencido?

Para calcular o décimo terceiro proporcional basta pegar o valor do salário bruto e dividi-lo por 12, que é a quantidade de meses do ano. A partir do resultado, é necessário multiplicá-lo pela quantidade de meses trabalhados durante aquele ano. Na segunda parcela é preciso descontar INSS e IRRF (se houver).
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O que acontece se a empresa não pagar a segunda parcela do 13º até o dia 20 de dezembro?

A infração relativa ao 13º salário será penalizada com multa de 160 Ufir por empregado prejudicado, dobrada na reincidência.
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Qual o valor da multa do atraso?

O máximo que pode ser cobrado de juros por atraso é de 1% ao mês, conforme estabelece art. 161 do Código Tributário Nacional. Já a multa por atraso não pode ultrapassar 2% sobre o valor da prestação ou boleto, segundo o art. 52 do Código de Defesa do consumidor.
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O que acontece se não pagar o 13º até o dia 30?

Esse direito está previsto na lei 4.090/1962 e o não pagamento é considerado uma infração, com multa para as empresas. A empresa que atrasar o pagamento recebe uma multa de R$ 170,25 por funcionário. O valor não é pago ao empregado, mas aos cofres públicos.
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Até quando o empregador pode pagar a segunda parcela do décimo terceiro?

O pagamento da segunda parcela pode ser feito até 20 de dezembro. Caso o último dia do prazo caia no domingo ou em um feriado, o pagamento tem que ser antecipado. O empregador não precisa efetuar o pagamento no mesmo dia para todos os funcionários, mas tem que respeitar o prazo exigido para cada parcela.
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Pode ser pago o 13 em uma única parcela?

parcela única: empregador pode optar por pagar o 13º em uma parcela única, desde que o valor seja depositado até 30 de novembro; férias: 1ª parcela do 13° salário pode ser recebida nas férias, caso faça parte da política da empresa.
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Quando vai ser pago o 13º salário em 2023?

Em 2023, as parcelas do décimo terceiro salário devem cair até os dias 30 de novembro (primeira parcela) e 20 de dezembro (segunda parcela).
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Quando vai ser pago o 13º salário de 2023?

O benefício está previsto para todos os trabalhadores contratados com carteira assinada e servidores públicos. Em 2023, as parcelas do décimo terceiro salário devem cair até os dias 30 de novembro (1ª parcela) e 20 de dezembro (2ª parcela).
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Como é dividido as duas parcelas do décimo terceiro?

De acordo com a legislação brasileira, o benefício pode ser distribuído de uma só vez ou dividido em duas parcelas, sendo a primeira obrigatoriamente paga até 30 de novembro de cada ano e a segunda até o dia 20 de dezembro.
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O que é descontado na segunda parcela do décimo terceiro?

Já a segunda parcela do décimo terceiro salário sofre desconto de INSS e Imposto de Renda. Usando nossa calculadora de salário líquido você chegará no resultado. Primeiro, calcule o desconto do INSS, pois você vai precisar desse valor para calcular o desconto do Imposto de Renda.
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Quanto tempo a empresa pode atrasar o pagamento do funcionário?

Atraso de menos de 20 dias: o empregado terá 10% sobre o valor do saldo devedor, mais correção monetária. Atraso com mais de 20 dias: o empregado tem direito a, além de 10% sobre o valor do saldo devedor, mais correção monetária e 5% sobre todos os dias úteis após o 20º dia.
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O que fazer se a empresa atrasar o pagamento?

O que fazer? Caso o empregador constantemente atrase o pagamento dos salários, o empregado poderá pleitear a rescisão indireta do contrato de trabalho, bem como pedir indenização por danos morais e multa, caso exista previsão em acordo ou convenção coletiva.
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Como calcular multa simples?

Como calcular o percentual da MULTA DE MORA a ser aplicado: 0,33% por dia de atraso, limitado a 20%. O número dos dias em atraso é calculado somando-se os dias, iniciando-se a contagem no primeiro dia útil a seguir do vencimento do tributo, e finalizando-a no dia em que ocorrer o seu pagamento.
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Quem ganha 1700 recebe quanto de férias?

Quem ganha 1700 recebe quanto de férias? Portanto, o valor das férias para aquele trabalhador que recebe um salário mínimo será R$ 1.760,00 (mil, setecentos e sessenta reais e zero centavos), sem subtrair o 7,5% referente à contribuição do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
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Qual o valor das férias de um salário de 1800?

Ou seja, no caso de quem ganha 1800 reais, o adicional de férias é de 600 reais (1800 x 0,3333). Assim, o valor total que o empregado que ganha 1800 reais por mês receberá nas suas férias é de 1200 reais (600 reais de férias + 600 reais de adicional).
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