A Shell V-Power Racing vem em seguida com 91 octanas, limite mínimo para ser considerada gasolina premium. As gasolinas aditivadas, que incluem aditivos desenvolvidos por cada distribuidora para reduzir atrito entre peças móveis e para dissolver detritos sólidos, possuem as mesmas 87 octanas da gasolina comum.
Na rede Ipiranga, ela é batizada de Octapro, numa alusão à maior octanagem (96 IAD). A Shell batiza a sua gasolina premium de V-Power Racing, e informa que ela tem 91 IAD.
Na gasolina comum e na aditivada temos 95 octanas RON, enquanto na V-Power Racing (Shell) tem no mínimo 98 octanas RON, na Podium (BR) tem entre 97 e 102 octanas RON e na Octapro (Ipiranga) tem em média 103 octanas RON.
Não há qualquer empecilho em misturar gasolina premium, aditivada ou comum, mas o motorista deve ficar atento a alguns detalhes, como ressaltou o diretor da AEA.
Sua gasolina é Petrobras Podium. Melhor Desempenho: sua altíssima Octanagem (RON 102 “de fábrica" mínimo garantido) proporciona o máximo aproveitamento da potência do motor, sendo ideal para automóveis e motos com motores de elevada taxa de compressão e/ou turboalimentados.
Então a dica é: gasolina premium, que no Brasil tem os nomes comerciais de Podium nos postos BR, Octapro no Ipiranga e R, de racing, na rede Shell, tem maior octanagem. Estes combustíveis se destinam especificamente a motores de alto desempenho e que têm elevada taxa de compressão.
A Shell V-Power conta com a tecnologia Dynaflex que, combinada com os aditivos da Shell, limpa, protege e traz mais performance e rendimento (em comparação à gasolina comum).
A gasolina aditivada é vantajosa para o carro porque possui componentes que melhoram a performance do motor. Os aditivos ajudam a remover resíduos originados pela combustão, melhoram a lubrificação dos componentes e também conservam os bicos da injeção eletrônica.
A gasolina Octapro tem a mesma octanagem da rival Podium e com isso agora estabelece uma concorrência com o combustível já conhecido. Em nenhum outro país a gasolina alcança níveis tão altos de octanagem, que são superados apenas por variações da gasolina de aviação.
A avançada tecnologia aplicada à Gasolina Petrobras Podium conta com um pacote contendo aditivos detergente/dispersante e modificador de atrito, que evita o acúmulo de depósitos, assegurando a limpeza, a máxima proteção ao motor e a redução de custos de manutenção.
Você já deve ter visto combustíveis premium, como a gasolina Podium da distribuidora BR, nos postos quando foi abastecer o seu carro. Talvez até tenha ouvido falar que o motivo dela ser mais cara é por conta do maior nível de octanagem.
A Octapro é a gasolina de maior octanagem da Ipiranga, mas você sabe quais são seus benefícios? Caracterizada pelas suas 103 octanas, contribui para que o motor do seu veículo atinja a máxima potência, você voar pelas pistas.
Quanto mais elevada a octanagem, maior será a capacidade de o combustível ser comprimido, sob altas temperaturas, na câmara de combustão, sem que ocorra a detonação. O que significa, também, que, quanto maior a octanagem, maior a qualidade do combustível.
Ela pode ser encontrada facilmente nos postos de combustível e possui uma octanagem mínima de 87, além de não conter corantes (podendo ser incolor ou levemente alaranjada).
3- Gasolina Premium: possui os mesmos aditivos detergentes e dispersantes da gasolina aditivada, mas seu índice de octanagem é maior, sendo igual a 91. Além disso, seu teor de enxofre é menor, sendo menos poluente.
E o que “suja” os bicos injetores? Um dos principais fatores que sujam os bicos é falta de manutenção periódica e o uso do etanol. O etanol que você compra na bomba é chamado de hidratado, justamente pelo percentual de água.
No caso de carros mais antigos ou com uma elevada quilometragem, a recomendação é a opção aditivada . “Se você tem um carro mais antigo ou com muitos quilômetros rodados, a gasolina aditivada pode ser uma escolha sensata. Os aditivos ajudarão a manter o motor limpo e a evitar problemas de desempenho”, declara Luciana.
A resposta para essa dúvida é o clássico “mal não faz”. Combinar a gasolina comum com a aditivada irá diluir os aditivos detergentes dispersantes, tornando-os menos eficientes em sua função de manter o motor limpo.
Enquanto as gasolinas comum e comum aditivada têm 95 octanas RON, as premium têm 98 octanas RON (Shell V-Power Racing) e 102 octanas RON (Petrobrás Podium e Ipiranga Octapro).
Qual a diferença da gasolina V-Power para a comum?
Entenda o que a gasolina aditivada da Shell pode fazer pelo motor do seu carro. A Shell V-Power remove até 100% dos depósitos em bicos injetores e válvulas de admissão, além de proteger contra a formação de depósitos futuros. Restaura seu motor como novo.
Vale lembrar que gasolina Grid e V-Power Nitro são equivalentes e do tipo aditivada enquanto a Podium é uma gasolina de maior octanagem. Por fim, o consumidor tem que ficar atento quanto à qualidade da gasolina, e tem o direito de exigir o teste de qualidade, que determina a quantidade de álcool na gasolina.
A gasolina Petrobras Podium tem 95 octanas IAD (Índice Antidetonante) e teor de enxofre de no máximo, 30 ppm. Já a gasolina Petrobras GRID tem 87 octanas, teor de enxofre de no máximo 50 ppm, e recebe corante verde.
“Vale destacar que o uso constante da nova Shell V-Power ajuda a limpar o motor de resíduos, protege e lubrifica as partes internas para que se movimentem mais suavemente, reduzindo o gasto de energia, além de auxiliar na sua performance e desempenho”, destaca Gilberto Pose.