Nascido na década de 70, o Marketing Social surgiu pela primeira vez quando Philip Kotler e Gerald Zaltman perceberam que os princípios do Marketing tradicional, de venda de produtos, poderiam também ser usados para causas sociais, na venda de ideias, atitudes e comportamentos.
A definição de marketing social defende a utilização de ferramentas de marketing para a promoção de causas sociais alinhadas aos princípios da empresa. É muito importante compreender, aqui, a diferença entre marketing social e uso de causas sociais para impulsionar o marketing comercial.
Marketing de campanhas sociais: Pode ser feito através da veiculação de mensagens relevantes para a sociedade em embalagem de produtos, como combate às drogas ou violência doméstica, por exemplo. Outra opção é a destinação de um percentual ou totalidade das vendas de determinado produto para projetos sociais.
O conceito de Marketing é difundido desde 1902, com uma série de cursos nos Estados Unidos – e nasceu com a preocupação acerca de distribuição de produtos agrícolas (o que hoje entenderíamos como o “P” de Ponto ou Praça). Então, é possível entender como surgiu o Marketing!
Qual é a importância do Marketing Social? O Marketing Social é importante por diversos fatores, mas o principal é que ele já virou um dos critérios para que os clientes escolham comprar ou ser influenciados por determinada marca.
A origem do Marketing - Conheça a história do marketing e onde tudo começou
Qual o objetivo é meta do marketing social?
O marketing social é uma estratégica de ação usada por empresas institucionais com o objetivo de diminuir as desigualdades e problemas sociais, como carências da sociedade em relação à higiene, saúde pública, educação, habitação, problemas de transporte, nutrição e de trabalho.
Qual a influência do marketing social na vida das pessoas?
O marketing social como estratégia de ação empresarial é visto, hoje, como uma poderosa ferramenta de autoridade, transmite maturidade e modernidade, uma vez que trabalha na criação de conceitos inovadores voltados à cidadania e pode promover transformações em larga escala no setor em que a empresa se estabelece.
A origem do marketing como conceito não tem uma data definida, mas em torno dos anos 1940 foram publicados artigos que já tratavam das bases desse conceito, como o estudo do americano Walter Scott sobre a influência da psicologia na propaganda e o artigo sobre as “leis de gravitação do varejo”, de William J. Reilly.
O Marketing desenvolveu-se dentro de um contexto específico, acompanhando o próprio desenvolvimento do mercado, criando novas perspectivas que o diferenciassem de outras práticas organizacionais e, ainda, sendo modificado pelas escolas que surgiram e se desenvolveram ao longo de sua existência.
O marketing é um conjunto de táticas de mercado que auxiliam no crescimento da empresa. O marketing tem como objetivo descobrir quem é o seu cliente, conhecer melhor o seu público-alvo e criar estratégias, a fim de chamar sua atenção e conquistá-lo.
Um dos exemplos mais clássicos é o McDia Feliz: uma campanha do McDonald's em que toda a renda do Big Mac é redirecionada para instituições de combate ao câncer, associando o produto às instituições em troca da doação.
Qual a diferença entre marketing e marketing social?
A principal diferença entre o marketing social e o comercial está no objetivo das ações. Enquanto o marketing comercial visa aumentar o lucro, o social tem como foco ajudar a resolver problemas da sociedade.
O Marketing social é um dos desenvolvimentos mais promissores, cuja efetiva aplicação espera-se que venha aumentar a eficácia dos agentes sociais de mudança, no sentido de proporcionarem as transformações sociais desejadas. Kotler (1999) coloca que o Marketing social é uma estratégia de mudança de comportamento.
O marketing no Brasil teve início na década de 1950. Esse momento histórico foi marcado pelo processo de industrialização e mudanças tecnológicas profundas durante o governo de Juscelino Kubistchek. A televisão chegou ao país promovendo uma verdadeira revolução.
As propagandas de massa eram um dos jeitos mais convencionais para realizar a divulgação de algum produto ou serviço, utilizando rádios e TV, duas mídias que tinham um grande alcance antigamente, sendo meios de comunicação que batiam picos de audiência e eram consumidos diariamente.
Vamos falar de 12 tipos de estratégia de marketing. São eles: Digital, de Conteúdo, Inbound, Outbound, de Relacionamento, de Produto, de Guerrilha, Viral, Endomarketing, Social, Pessoal e Humanizado. Como dissemos acima, eles não são isolados entre si.
Como o Marketing evoluiu ao longo dos anos? O marketing evoluiu da centralidade no produto, aquele que chamamos de marketing 1.0, para a centralidade no consumidor, o chamado 2.0. Depois, ele avançou para a centralidade no ser humano, o que classificamos como marketing 4.0.
O marketing vem evoluindo conforme as necessidades das empresas e do mercado desde a era industrial. A primeira etapa do marketing moderno corresponde ao surgimento da publicidade comercial no século XIX. Assim, a publicidade surgiu com o objetivo de divulgar os produtos das empresas e atrair novos clientes.
marketing nasceu no Brasil, na década de cinqüenta, em um contexto de baixa oferta de mercadorias, mercado restrito e número pequeno de empresas. Os setores agrícola e comercial dominavam a economia. O setor industrial era ainda pouco desenvolvido e atendia basicamente às necessidades locais.
Qual a importância e vantagens do Marketing Social?
Hoje em dia, o marketing social tem um papel fundamental na construção da relação entre as marcas e os consumidores. Eles procuram empresas para não só poderem confiar nos produtos ou nos serviços oferecidos, mas também para se engajar em relação a elas. Futuramente, eles virarão propagadores das ideias da empresa.
Qual é a primeira etapa para o desenvolvimento do Marketing Social?
A primeira etapa, em um marketing social envolve, basicamente, a identificação dos problemas sociais que devem ser atacados através da análise do ambiente e do gerenciamento de pesquisas, para identificar as necessidades de mudanças comportamentais na sociedade.
Quais são os principais desafios de trabalhar com Marketing Social atualmente?
Um dos principais desafios presentes nas redes sociais é que elas estão sempre atualizando seus algoritmos e políticas de publicidade, o que pode afetar significativamente o desempenho de uma campanha. As empresas precisam estar sempre atualizadas com as mudanças para se adaptar rapidamente e otimizar suas campanhas.