“Bacon é o produto cárneo obtido da parede torácico-abdominal de suínos, que vai do esterno ao púbis, com ou sem costela, com ou sem pele, com adição de ingredientes, curado, defumado, cozido ou não”, diz o parágrafo segundo da Portaria SDA 748/2023, que passa a definir as regras para produção do bacon.
Desde março, apenas é chamado de bacon o produto feito da barriga do porco. Qualquer outro pedaço será chamado de "bacon de [parte a qual foi feita]", por exemplo, "bacon de pernil" ou "bacon de lombo". Deste modo, o termo "estilo bacon" deixa de ser usado.
1. Bacon. É uma carne curada de porco preparada com a barriga do animal, ou com o lombo, incluindo parte das costas (e neste caso é chamado de back bacon).
Bacon nada mais é do que um corte da barriga do porco que passa pelo processo de cura e defumação - isto é, depois de cortada, a peça é salgada e exposta à fumaça, fazendo com que o sabor da carne seja modificado.
O Ministério da Agricultura determinou que o bacon tradicional é feito com a barriga do suíno, enquanto os outros cortes (paleta, lombo e costela) devem levar o nome junto da embalagem.
Portaria obriga indústria a informar de qual parte do porco bacon é feito
Qual a carne que faz o bacon?
Agora, o único produto que pode ser chamado de “bacon” é o feito de carne de barriga de porco, caso seja feito de outras partes do animal, deve estar especificado na embalagem qual porção foi usada, como por exemplo, bacon de lombo ou bacon de pernil.
“O processo análogo ao bacon pode ser mais saudável dependendo do tipo de corte, como por exemplo, o lombo, que possui baixo índice de gordura superficial e maior quantidade de carne, que é a proteína. Já o próprio bacon pode conter mais gordura porque é feito da parte abdominal do porco”, disse Amanda.
A panceta suína é um corte saboroso retirado da barriga do porco. Sua principal diferença para o bacon, que também vem da barriga do porco, é que a panceta suína não é defumada, por isso, possui um sabor mais leve.
1 - Chispe. São os membros inferiores do porco. ...
2 - Perna. Diz respeito ao membro posterior e por ser tão versátil pode apresentar-se inteira ou em vários cortes: medalhões, bifes ou bifanas, ou até mesmo inteira. ...
O consumo moderado de bacon pode trazer diversos benefícios para a saúde, como: controle do peso, redução do colesterol, prevenção de diabetes, fortalecimento do sistema imunológico, melhora da circulação sanguínea e aumento da energia.
O bacon e a pancetta têm origem na carne da barriga do porco. Para ter o bacon, essa parte da carne suína passa por um processo de salgamento. Após, a mesma carne é curada e defumada. Assim surge o bacon!
Mas, quem entende do assunto faz sempre questão de ressaltar: o mesmo tanto que eles têm de semelhanças, eles têm de diferenças. “Tanto o bacon quanto a panceta são feitos da barriga do porco, mas o primeiro é defumado e o outro, curado.
Enquanto alguns chefs apontam o lombo de porco como a parte mais suculenta, outros apostam no tradicional carré com osso. Portanto, se você está em dúvida em qual parte comprar e quer uma bem suculenta, escolha um desses dois pedaços.
Picanha. A picanha suína é uma das partes mais nobres do porco, ela é retirada da alcatra inteira e o seu corte assemelha-se ao corte bovino (em menor proporção), com mais maciez e sabor.
“Bacon é o produto cárneo obtido da parede torácico-abdominal de suínos, que vai do esterno ao púbis, com ou sem costela, com ou sem pele, com adição de ingredientes, curado, defumado, cozido ou não”, diz o parágrafo segundo da Portaria SDA 748/2023, que passa a definir as regras para produção do bacon.
O cachaço ou pescoço é um corte de carne, tanto de suínos, como de bovinos, da parte dianteira do lombo, e inclui as vértebras cervicais e, por vezes, também as costeletas-do-fundo.
Muito saboroso, esse corte pode ser confundido com o Lombo Suíno, mas as similaridades estão apenas no nome, já que o Lombo Suíno é um dos cortes mais magros, retirado da área entre o ombro e as patas traseiras do suíno. A Copa Lombo pode ser consumida inteira, em tiras ou em cubos.
O guanciale é um corte da bochecha do porco (guancia = bochecha), atravessado por veias magras de músculo e gordura. A consistência é mais dura que o bacon e tem um sabor distinto.
A iguaria é feita a partir da bochecha do porco (guancia em italiano significa “bochecha”), e lembra bastante o bacon, com um sabor completamente diferente. O processo de conservação de ambos também é distinto, pois enquanto o bacon é defumado, o guanciale é apenas curado. Tal como a pancetta, mas de sabor mais forte.
O bacon é feito a partir da barriga de porco, chamada também de panceta suína. Essa parte é conhecida por ser mais gordurosa e, por isso, oferece um sabor e textura distintos ao bacon.
O bacon normalmente é tirado da barriga e do lombo do porco. Essa carne é salgada e depois defumada, e assim é feita essa saborosa carne! O mais interessante é que esse processo de defumar a carne existe há mais de 4 mil anos.