Segundo cientistas da Universidade Abertay, na Escócia, canhotos ficam envergonhados mais facilmente e costumam afirmar que se preocupam com seus erros e com críticas mais do que os destros, considerados mais impulsivos.
O que tem de especial em pessoas que são canhotos?
Em pessoas destras, o hemisfério esquerdo, que geralmente controla a linguagem e as habilidades motoras finas da mão direita, é mais dominante. Em canhotos, essa dominância pode ser invertida ou mais distribuída entre os dois hemisférios. Essa distribuição pode influenciar uma variedade de funções cognitivas e motoras.
De acordo com o especialista, alguns estudos mostram que canhotos tendem a desenvolver melhor suas habilidades verbais, por terem uma comunicação mais eficaz entre os dois hemisférios.
Algumas pesquisas mostram que os canhotos também são habilidosos no pensamento conceitual e têm maior facilidade para resolver problemas. Por isso, profissões que exijam criatividade também compõe o portfólio. Design gráfico, Publicidade e demais carreiras voltadas para arte e música.
Canhoto, ou também chamado de esquerdinho, é aquele que com mais frequência usa os membros do lado esquerdo do que o direito do corpo. Acredita-se que a condição de ser canhoto se deva a uma proteína neuronal rica em leucina.
O mito do canhoto ser mais inteligente é, na prática, o resultado de conexões e sinapses que o cérebro de um canhoto tem que fazer para se adaptar a um mundo que não foi feito para facilitar em nada seus movimentos.
Essa vantagem torna-os mais imaginativos e permite um melhor raciocínio no que toca ao processamento da informação. Entre as atividades em que os canhotos se destacam está a condução de automóveis, a prática desportiva ou a destreza nos jogos de vídeo.
Criativos. Mas, uma pessoa canhota tem a dominância corporal esquerda. Entre as características atribuídas ao hemisfério esquerdo, estão as habilidades espaciais e visuais, a criatividade, a capacidade de síntese e o talento artístico.
Podemos dizer que uma pessoa canhota é aquela que tem a dominância ou preferência corporal esquerda. Portanto, prioriza a utilização do seu pé, olho, mão e ouvido esquerdo para realizar qualquer atividade. Isso é definido pela lateralidade cerebral.
Os canhotos vivem menos tempo? Mito. Há mais de 20 anos que os cientistas sabem que ser esquerdino não está relacionado com um aumento da mortalidade, como mostrou um estudo britânico de 1994.
Ser canhoto é uma questão genética? Alguns estudos afirmam que a genética é uma das causas de ser canhoto. Uma criança que tem um pai canhoto, tem aproximadamente 10 por cento de probabilidade de sê-lo também. No caso que seja a mãe canhota, esta probabilidade aumenta 20 por cento.
O hemisfério do cérebro determina o que se chama de lateralidade, ou seja, a propensão de usar mais um lado do que o outro. No caso dos canhotos, a dominância é do hemisfério direito. A pesquisa traz pistas de como ocorre a assimetria do cérebro, que resulta na lateralidade.
Canhotos possuem maiores habilidades em outras partes do lado esquerdo do corpo além da mão, como o pé e os olhos. 6. De acordo com alguns estudos, canhotos possuem uma melhor noção espacial e são melhores com números e matemática. Enquanto isso, destros possuem uma melhor habilidade verbal.
Alguns estudos estimam que a genética explica apenas de 1% a 5% das diferenças entre as pessoas. Outros estudos estimam que a genética é importante em até 25%. Até agora, estudos científicos identificaram dezenas de genes como tendo algum nível de associação com a lateralidade.
Canhoto, esquerdino, esquerdo ou sinistrômano ou sinistrómano é o indivíduo que utiliza mais os membros esquerdos do que os membros direitos para os seus afazeres.
O que sabemos é que apenas cerca de 10% da população mundial é canhota — e que não há uma divisão igual entre os sexos. Cerca de 12% dos homens são canhotos, em comparação com 8% das mulheres. Algumas pessoas ficam bastante entusiasmadas com a proporção 90:10 e se perguntam por que não somos todos destros.
Em geral, os canhotos apresentam um maior desenvolvimento do hemisfério cerebral direito, que é especializado em processos como o raciocínio espacial e a capacidade para fazer rotações de representações mentais de objetos.
Canhotos têm uma maior especialização do hemisfério direito enquanto os destros apresentam essa característica no hemisfério esquerdo. No seu lado de preferência, a pessoa terá habilidades mais desenvolvidas como força, precisão, velocidade e coordenação dos movimentos.
Uma pesquisa feita na Austrália indica que pessoas canhotas pensam mais rápido quando estão praticando certas atividades, como esportes ou jogando jogos de computador.
Nada na Bíblia sugere que canhotos sejam inferiores ou superiores aos destros, mas uma história mostra como um canhoto foi especialmente capacitado para uma missão importante. Por causa do pecado do povo de Israel, Deus entregou seu povo escolhido nas mãos dos moabitas, e estes oprimiram os israelitas por dezoito anos.
Durante boa parte da história da humanidade, o lado esquerdo e os que utilizam mais essa mão foram vítimas de preconceito cultural, social e religioso.
Influência ambiental e social. Para além dos fatores genéticos, o ambiente e os aspectos sociais desempenham um papel significativo na preferência manual das pessoas. Uma teoria intrigante sugere que a predominância dos destros pode ser influenciada pela cooperação social ao longo da evolução humana.