O cemitério também é morada de Exus, Pombas-giras e pretos velhos, entidades cultuadas pela Umbanda. As variações de ritos que formaram esta religião brasileira são percebidas também nos locais de atuação de seu panteão de espíritos.
Maria Padilha, também conhecida por dama da madrugada, rainha da encruzilhada, senhora da magia, é uma falange/ou agrupamento de pomba-gira/ou inzilas (em quimbundo: pambu ia-njila; lit. "encruzilhada") pertencente ao sincretismo das religiões afro-brasileiros umbanda e da quimbanda.
Em entrevistas constatei que os orixás que atuam no cemitério são omolu-obaluaê, iansã das almas, nana, ogum mege e ogum de ronda. E as entidades deste campo de força são os pretos velhos (linha das almas) e os exus.
João Caveira é uma sub-falange de exus da Umbanda e da Quimbanda. Trata-se de uma das falanges de entidades responsáveis pelo encaminhamento das almas (espíritos desencarnados) que vagam nos cemitérios para áreas de captação e triagem.
Um guardião de túmulo é uma figura presente em diversas culturas e tradições ao redor do mundo. Também conhecido como guardião do cemitério ou guardião do sepulcro, esse ser mítico tem a responsabilidade de proteger e cuidar dos túmulos e dos espíritos que ali descansam.
Maria Molambo ou Mulambo, como é popularmente conhecida, nasceu numa família rica e aos 15 anos foi pedida em casamento pelo filho de um rei. O maior sonho do marido de Maria, que tinha os seus 41 anos, era ter um herdeiro. Como ela não conseguia engravidar, o seu esposo constantemente a maltratava.
Áries Pomba Gira Maria navalha. é 1 Pomba Gira muito conhecida e poderosa. Também conhecida como malandra, essa Pomba Gira atua em trabalhos de quebra de demanda, empoderamento feminino.
Morte. Alguns meses após a morte de Branca de Bourbon, em Medina Sidonia, Maria de Padilla morre durante a pandemia da peste bubônica de 1361 e seus restos mortais são sepultados em Astudillo, onde ela havia fundado um convento.
Maria Padilha, Cigana, Sete Saias, Maria Mulambo, Maria da Praia, Princesa Malvada e Rosa Vermelha são as mais conhecidas e marcam presença na Festa da Moça.
Conforme institui a Carta Magna brasileira, é de competência comum da União, Estados, Distrito Federal e Municípios a proteção de documentos, obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural; os monumentos, paisagens naturais e sítios arqueológicos.
Imagem em gesso cerâmico de Pomba Gira Rainha do Cemitério. Imagem em gesso cerâmico da Pomba Gira Rainha do Cemitério, entidade da Umbanda pertencente a falange das Pombagiras, responsável por levar mensagem dos orixás e trabalhos relacionados ao amor.
O novo santuário fica em Viamão, outra cidade na região metropolitana de Porto Alegre. A obra do cemitério levou quatro meses para ficar pronta, mas ainda faltam imagens encomendadas por Mãe Michelly.
Vista-se adequadamente: Ao entrar em um cemitério, é importante vestir-se de forma respeitosa e adequada. Evite roupas chamativas ou provocativas. Leve oferendas: Na Umbanda, é comum levar oferendas para os espíritos no cemitério. Essas oferendas podem incluir flores, velas, alimentos ou outros itens simbólicos.
O leão é um símbolo muito antigo de poder, força e nobreza. Além de caracterizar-se como guardião do túmulo, nos cemitérios, o símbolo representa a coragem e a bravura do falecido.
Exu Tranca Rua das Almas é uma entidade muito poderosa. Assim, tem fama na Umbanda e em outras correntes religiosas de matriz africana. Esse tipo de espírito atende a Ogum e protege as pessoas. Exu Tranca Rua, então, é famoso por abrir ou fechar os caminhos dos indivíduos.
Como se proteger espiritualmente para ir ao cemitério?
Use lenço, chapéu ou boné - Com o acessório, você protege a parte de cima da cabeça. Para a espiritualidade, é um ponto importante a ser protegido pois controla as nossas emoções. Permissão - Ao entrar no cemitério, bata os três dedos da mão esquerda no chão dizendo: “Com licença, São Lázaro, estou entrando aqui.
Exu representa o ponto de encontro entre os caminhos, tanto no plano invisível como no visível – o espiritual e o material –, sendo a encruzilhada seu ponto de força. Tam- bém possui influência sobre os caminhos que levam aos destinos dos espíritos.