Quando o orgulho se torna pecado?
O orgulho é um pecado condenatório na verdadeira acepção do termo. Ele limita ou impede o progresso (ver Alma 12:10–11). Os orgulhosos não se deixam ensinar (ver 1 Néfi 15:3, 7–11). Não mudam de ideia para aceitar a verdade, porque fazê-lo implicaria admitir seu erro.Quais são os pecados do orgulho?
O orgulho é considerado o mal supremo. Ao lado dele os outros vícios – falta de castidade, raiva, avareza, vaidade – se tornam pequenos. É pelo orgulho o diabo se tornou diabo.Quando o orgulho é pecado mortal?
O orgulho é considerado um dos sete pecados capitais ou mortais. Pessoas orgulhosas sempre acham que são melhores que outras, que são merecedoras de maior honra que outras, e isso vai afastando-as de Deus.Qual o perigo do orgulho?
O orgulho faz com que a pessoa falsamente acredite que ela é a fonte última de suas próprias necessidades, descartando a provisão de Deus. O orgulho leva a pessoa a confiar em si mesma como o supremo provedor, sustentador, doador, protetor e salvador. O orgulho faz a pessoa rivalizar diretamente com Deus.7 PECADOS QUE DEUS ODEIA NA VIDA DO CRISTÃO - Pastor Antonio Junior
Quais são as consequências do orgulho?
Pessoas que são muito orgulhosas, tendem a ter uma postura de não-aceitação e muitas vezes são vistas como teimosas e cabeças-duras. Elas não dão o braço a torcer, mesmo que saibam que isso pode prejudicá-las. É muito comum perceber isso, em uma discussão de casal.Qual é a punição para o orgulho?
No Inferno de Dante, o castigo para a soberba era forçar o orgulhoso a andar com uma imensa placa de pedra nas suas costas, para que tivesse o sentimento de humildade.Porque o orgulho é perigoso?
O orgulho é a raiz de todo pecado, não importa qual pecado. O orgulho tirou satanás do céu. E Deus rejeita e odeia o orgulho porque, quem é orgulhoso está dizendo para si mesmo e para os outros: "Eu sou Deus e não preciso de Deus". A Bíblia ensina que o orgulho vem antes da destruição.O que Jesus diz sobre o orgulho?
O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça.Porque Deus abomina o orgulho?
Uma ilustração perfeita do pecado mortal do orgulho. O orgulho é chamado de “pai biológico” de todos os pecados capitais. O orgulho é o pior dos pecados, porque envolve uma inversão em escala real da realidade.Qual é a raiz do orgulho?
A causa raiz do orgulho é a nossa herança orgulhosa herdada de nossos antepassados, dos nossos pais.Porque o orgulho nos afasta de Deus?
O orgulhosos acredita que todos devem lhe obedecer até mesmo Deus e, por isso, se afasta do caminho que leva a Deus e cai. O outro exemplo é do jovem rico que narra o Evangelho. Acredita ser bom e fazer tudo que Deus quer, mas não é desapegado, não é livre e ao se afastar de Deus, fica triste.Como o orgulho se manifesta?
As diversas formas do orgulho se manifestam de maneira sutil e nem sempre são facilmente reconhecíveis. Alguns exemplos incluem arrogância, prepotência, vaidade, teimosia, ressentimento, falta de empatia e julgamento. O orgulho, em suas diversas formas, impede uma vida plena e abundante.Como Deus trata o orgulho?
“ O Senhor dos Exércitos o planejou para abater todo orgulho e vaidade e humilhar todos os que tem fama na terra ” (Is 23.9). O orgulho é um pecado diferente dos outros, pois é um ataque frontal a Deus, é o ato de colocar-se acima do Senhor, usurpar o seu trono e destroná-lo do próprio coração.Quando o orgulho faz mal?
Orgulho mal-utilizadoQuando se entende como pior que os outros, se sente inferior, se vê como fraca, incapaz, que não faz e nem produz nada relevante. Também é uma maneira de querer ser especial, mas como a coitada e que precisa ser ajudada.