Criado pelo roteirista Otto Binder e pelo desenhista C. C. Beck em 1945, Adão foi um dos primeiros detentores dos poderes do Mago Shazam ainda na época do Antigo Egito, quando ainda era Teth-Adam, filho do faraó Ramessés II, com os quais deveria combater o mal e preservar a paz, assumindo a identidade de Adão Negro.
Adam é o primeiro mortal a receber os poderes de Shazam, muito antes do adolescente Billy Batson ser escolhido para carregar esse manto. Assim como Batson, bastava ele dizer “Shazam” para se transformar no herói Poderoso Adão. Contudo, os poderes acabam corrompendo Adam, o que faz ele adotar seu novo nome: Adão Negro.
Para ter acesso às habilidades de Shu, Hórus, Amon, Zehuti, Aton e Mehen, ele deveria dizer a palavra 'SHAZAM' (formada pelas iniciais dos Deuses), assim ele teria acesso à resistência, velocidade, superforça, sabedoria, poder e coragem para combater o mal e preservar a paz, se transformando no poderoso Adão.
Os dois têm as mesmas habilidades, mas Adão Negro tem muito mais anos de experiência. Sendo assim, é de se concluir que ele seria o mais forte entre os dois - porém, como herói, Shazam já conseguiu vencê-lo em várias ocasiões.
Alter ego de Teth-Adam e filho do faraó Ramsés II, Adão Negro foi consumido por poderes mágicos e transformado em um feiticeiro. Grande inimigo de Shazam! nas HQs, apesar dele acreditar em seu pontecial e, inclusive, oferecê-lo como um guerreiro do bem, Adão Negro acaba usando suas habilidades especiais para o mal.
Nos quadrinhos, Adão Negro foi criado como um jovem rapaz que recebe os poderes do mago Shazam e, ao invés de se tornar um herói (como Billy Batson), acaba corrompido pela magia e se torna um ser maligno.
Fraquezas. Vulnerabilidade à magia: Somente magia significativa pode afetá-lo, como as habilidades místicas do Espectro. Vulnerabilidade a eletricidade: ele pode ser revertido para seu alter-ego com energia suficiente.
Shazam, também conhecido como Capitão Marvel ou apenas Capitão, é um super-herói fictício de histórias em quadrinhos pertencente ao Universo DC, onde seu alter ego é uma criança, Billy Batson, que se transformava no herói gritando “Shazam!”.
Em uma das cenas, um personagem chega a sugerir que o seu codinome seria "Capitão Marvel", uma referência ao primeiro nome do herói nos quadrinhos da DC, que precisou ser mudado por causa de conflitos judiciais com a concorrente Marvel.
“Acho que esse sempre será um dos maiores mistérios, não apenas para mim e para nós, mas também para todo o nosso negócio”, disse ele. “Porque essa pode ter sido uma pergunta de Kevin, mas foi uma pergunta de Wall Street. Essa foi uma pergunta de Hollywood.”
Por pronunciar a palavra "Shazam!", ele pode conjurar um relâmpago mágico a fim de mudar de Theo Adam para Adão Negro e vice-versa. Este relâmpago não lhe causa dano, embora oponentes que estejam no raio de ação do mesmo possam ser feridos.
Mas você sabe quem é o Sabbac, o vilão da história? Sabbac, que é interpretado por Marwan Kenzari, é o principal vilão da produção estrelada por Dwayne Johnson, o The Rock, mas nos quadrinhos as coisas são um pouco diferentes: na verdade, os personagens às vezes são aliados.
A Presença é a entidade mais poderosa no multiverso DC. Diferentes histórias o retratam como sendo o "criador do universo DC" e assim transcendendo todas as coisas, com a própria Presença sendo sua representação dentro da criação.
A DC confirmou que o Superman é mais forte que o Adão Negro, desde sua super força, até mesmo seus outros poderes como visão de calor, super sopro ou sopro congelante. Mas, o que difere os dois personagens é que Adão Negro não se segura, e é muito mais feroz e perigoso do que o próprio Superman (via CBR).
Geralmente, o Superman tem uma ligeira vantagem em força bruta, enquanto o Capitão Marvel/Shazam tem uma ligeira vantagem devido às suas habilidades mágicas. Eles são bem parecidos. O Supes já foi derrotado pelo Marvel/Shazam antes, e o Marvel/Shazam já foi derrotado pelo Supes antes.
No caso do Adão Negro, suas principais fraquezas estão relacionadas à magia e à eletricidade. No caso da magia, ela só tem efeito sobre o personagem caso venha de alguém com extrema habilidade, como é o caso do Senhor Destino (Pierce Brosnan).
Ou seja, a principal diferença entre Shazam e Adão Negro é que Billy Batson é um órfão que queria se reunir com sua família, enquanto Teth-Adam buscava vingança depois que sua família foi morta – por isso, ele já foi tanto um vilão quanto um anti-herói em busca de redenção nos quadrinhos da DC.
Adão Negro: Imagens do trailer da SDCC 2022. Adão Negro está claramente criando terreno para um confronto com o Superman, mas os planos parecem ir além de só um único momento. Durante entrevista ao CinemaBlend, o produtor Hiram Garcia explicou o objetivo de longa data de colocar Adão Negro e Superman juntos nas telonas ...
O filme termina com Adão Negro (Dwayne "The Rock" Johnson) chegando a um acordo com a Sociedade da Justiça e Adrianna (Sarah Shahi) de que ele permanecerá em Khandaq não como seu governador, mas protetor.
Sem dúvidas, o Superman é capaz de vencer o Adão Negro. O vilão tem basicamente os mesmos poderes do Shazam, utilizando dos raios um fator para ser ainda mais destrutivo.