Aguentou umas cinco ou seis falências; tentou descobrir petróleo no Mato Grosso; foi preso pela ditadura Vargas; de nietzscheano convicto, terminou "companheiro de viagem" do Partido Comunista; espinafrou Anita Malfatti e criou Emília, Pedrinho e Narizinho. Era ateu, progressista e racista.
Considerado um divisor de águas na produção literária para crianças, Lobato legou à posteridade textos que, em diferentes situações, suscitaram seu intenso reconhecimento tanto por parte do público leitor, quanto da crítica especializada.
A família de seu pai possuía grandes fazendas de café no vale do rio Paraíba, e seu avô materno, também rico proprietário de terras, era José Francisco Monteiro, barão e depois visconde de Tremembé.
O escritor brasileiro Monteiro Lobato nasceu em 1882 e faleceu em 1948. Além de escritor, foi promotor, fazendeiro, editor e empresário. Ele faz parte do pré-modernismo, além de ter sido autor de literatura infantil.
José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 – São Paulo, 4 de julho de 1948) foi um advogado, promotor, escritor, editor, ativista e tradutor brasileiro.
O lado oculto por trás da história de Monteiro Lobato!
Qual doença Monteiro Lobato morreu?
Música do dia: Tia Anastácia, de Dorival Caymmi. No dia 5 de julho de 1948, o escritor Monteiro Lobato morreu aos 66 anos, vítima de um espasmo cerebral. Crítico feroz do movimento modernista, o escritor ficou mais conhecido por ter criado as aventuras do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Um dos maiores escritores da História do Brasil, também está sepultado no Cemitério da Consolação. Monteiro Lobato, que morreu em 1948, deixou obras como O Pica Pau Amarelo e O Presidente Negro. O autor é conhecido além do território brasileiro, e até hoje exerce forte impacto na literatura nacional.
Lobato ainda diz que eles são “Estrelas cadentes, brilham um instante, as mais das vezes com a luz de escândalo, e somem-se logo nas trevas do esquecimento”.
Sempre à frente do seu tempo, tinha o sonho como matéria prima e procurou transformar o Brasil num país moderno e desenvolvido. Era audacioso, empreendedor e criativo. Nesta obra você encontrará um pouco de sua vida, curiosidades, prisão e morte deste grande escritor que foi Monteiro Lobato.
Monteiro Lobato acreditava que a leitura era fundamental para adquirir novas habilidades e se tornar uma pessoa mais preparada para enfrentar desafios. Na carreira, a busca constante pelo conhecimento é essencial para se manter atualizado e se destacar no mercado de trabalho.
No dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil . Nesse dia, em 1882, nasceu o escritor Monteiro Lobato, considerado o pioneiro e pai da literatura infantil brasileira.
Quem é considerado o pai da literatura infantil brasileira?
A data homenageia também Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil no Brasil, que dedicou sua vida à escrita de histórias que encantaram e educaram gerações de crianças brasileiras.
O grande sucesso do escritor Monteiro Lobato é sua série infantil Sítio do Picapau Amarelo, cujos personagens principais são: Dona Benta: dona do Sítio do Picapau Amarelo.
A crítica de Monteiro Lobato revela uma visão conservadora com relação às artes visuais. O que pode soar estranho, já que, como escritor, desenvolveu importantes contribuições para literatura considerada modernista.
Por que Monteiro Lobato foi contra a Semana de Arte Moderna?
O desconhecimento sobre as técnicas também foi um dos motivos para comentários negativos dos críticos. Em sua crítica publicada no jornal Folha de S. Paulo em 1917, Monteiro Lobato afirmou ser uma arte parecida com os "desenhos que ornam as paredes internas dos manicômios".
Começavam então suas desavenças com um novo movimento artístico no Brasil. Sua concepção da arte se distanciava do Modernismo de tal modo que a "paranoia" usada no título vem da ideia de que a nova arte seria mais sincera em manicômios, já que só poderia ser fruto de uma lógica psicótica.
Quantos anos Monteiro Lobato tinha antes de morrer?
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos, em decorrência de um segundo espasmo cerebral. O corpo do escritor foi velado na Biblioteca Municipal de São Paulo. Os livros dedicados às crianças representavam cerca de metade dos trabalhos do autor pré-modernista.
Tudo devido a uma bengala que o pai dele tinha, com as iniciais do nome dele gravadas: J.B.M.L. — José Bento Marcondes Lobato. Para ficar com o objeto quando o pai morresse, o escritor, ao atingir idade para isso, deixou de ser José Renato Monteiro Lobato e virou José Bento Monteiro Lobato.