Não há uma religião cigana. Ciganos são uma etnia e adotam as religiões dos países onde vivem. No Brasil, há ciganos católicos, espíritas, umbandistas e evangélicos.
A palavra "cigano" tem, no dicionário, como um de seus significados, "que ou aquele que trapaceia; velhaco, burlador" e "que ou aquele que faz barganha, que é apegado ao dinheiro; agiota, sovina". Estes termos são expressos para uso da palavra cigano de forma pejorativa, ou seja, de forma depreciativa.
As entidades ciganas emanam um magnetismo muito forte e envolvente, trabalham intensamente com a energia telúrica, ou seja, ligada à terra, uma energia que atinge quem está encarnado de forma mais forte do que uma energia mais sutil atingiria.
Os ciganos, em geral, têm seus rituais específicos e cultuam muito a natureza, os astros e ancestrais. Na Umbanda, atuam visando o progresso financeiro e resolver causas amorosas. Os ciganos, dentro da ritualística umbandista, falam a língua "portunhol"; alguns, poucos, falam o romanês, língua original dos ciganos.
Não há uma religião cigana. Ciganos são uma etnia e adotam as religiões dos países onde vivem. No Brasil, há ciganos católicos, espíritas, umbandistas e evangélicos.
O que significa quando a pessoa te chama de cigana?
Segundo o Houaiss, cigano é usado como “aquele que trapaceia; velhaco, burlador” e “aquele que faz barganha, que é apegado ao dinheiro; agiota, sovina”.
Como brasileiros nascem no Brasil e japoneses nascem no Japão. Como indígenas pareci, bororós, xavantes, que nascem nas aldeias, filhos de pais igualmente indígenas dessas etnias. Para ser um cigano ou cigana é necessário que ao menos um dos pais da criança seja de uma das etnias Rom, Calon ou Sinti.
As entidades ciganas gostam muito de festas. Eles têm sua força(axé) e sua vinculação vibratória relacionados com muitas cores e incenso. Pode-se ofertar para as entidades muitas frutas, mel, moedas, flores, vinho, incenso, velas coloridas, pães, entre outras ofertas.
Dentro da cultura cigana cabe a Shuvani todo o trabalho de cura, magia, cuidados espirituais, ritos de passagem e tudo o que envolve o oculto. Ela é como uma sacerdotisa a qual toda a tribo cigana recorre quando existe algum problema. Elas tanto abençoam como amaldiçoam caso seja necessário.
Os ciganos têm uma cultura vibrante, marcada por música, dança, artesanato e tradições orais, e laços familiares e comunitários fortes. São historicamente nômades. A sociedade cigana é organizada em torno de valores familiares e hierarquia comunitária.
A ENERGIA CIGANA é sabedoria, leveza e linha equilíbrio emocional para lidar com tudo isso. Por isso, RESILIÊNCIA é o nome da força cigana, uma poderosa capacidade de ADAPTAÇÃO aos revezes da vida. Isso é a fonte da prosperidade e da abundância em todas as áreas da existência.
Ao contrário do que parece ser na família Kalderash, pelo menos no que tange ao casamento de uma cigana com um não cigano (que é permitido, mesmo que o homem não se converta) e no que tange ao número de esposas por homem cigano (se restringe a uma única).
Depois de casadas, vestem a parte de cima do biquíni e calções. Em solteiras, por respeito aos pais, vestem também uma t-shirt e vão assim para a água. Em alturas de festas, casamentos, aniversários, entre outras, as mulheres ciganas são muito vaidosas e usam vestidos muito coloridos, com muitas pedras e brilhantes.
Como não existe namoro na cultura cigana, quando as raparigas começam a se interessar pelos rapazes, já pulam direto para o casamento, ficando noivas. Enquanto não se casam, elas continuam morando com os pais e não podem ter nenhum tipo de contato íntimo com os noivos, como beijos ou, até mesmo, estar perto deles.
Esta guia é confeccionada com três fios, nas cores vermelho, amarelo, azul, verde, laranja e transparente, representando a alegria, a paixão e a liberdade do espírito cigano.
No Candomblé e na umbanda, o cigana significado espiritual é visto como uma prática que envolve a conexão com entidades espirituais, como os guias e orixás. As ciganas são consideradas entidades espirituais que podem trazer orientação e proteção aos praticantes dessas religiões.
A mulher cigana sofre imposições e sujeições em clãs patriarcais, além disso por causa da construção de um modelo arraigado, construído e estruturado no desenvolvimento sexual que tanto tem prejudicado as mulheres, a mulher cigana é vista com olhares discriminatórios por parte da sociedade não cigana, comprovando ...
O Projeto de Lei n° 1387/2022, denominado Estatuto dos Povos Ciganos, veio como substituição do PLS 248/2015 e tem por objetivo garantir aos povos ciganos a efetiva inclusão social, política e econômica; a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de ...
Povo nômade (tribo que não tem moradia fixa), que não possui culto nem sacerdotes e acredita em duas forças: De, a do bem, e Beng, a do mal. Estudar não está entre suas prioridades, por isso muitos são analfabetos.
Quais são as características de uma pessoa cigana?
Características: espírito viajante e sentimento de não pertencer a um único lugar; noção particular de propriedade; leis e regras próprias; comunidade estruturada em torno da unidade familiar; e liderança comunitária exercida por uma figura masculina.
Ainda que pouco reconhecido, o papel das mulheres ciganas é importantíssimo pois desempenham um papel fundamental no processo de evolução social do povo cigano. As mulheres ciganas são o fio condutor para a evolução de toda a cultura cigana e passa por elas a abertura da comunidade à sociedade envolvente.
Na Umbanda, atuam visando o progresso espiritual e prosperidade na vida do ser. Cheios de simpatias espirituais, os espíritos ciganos trabalham para a cura de doenças espirituais. Os ciganos, dentro da ritualística umbandista, falam o "portunhol", alguns, poucos, falam o romanês, língua original dos ciganos.